terça-feira, 6 de outubro de 2015

Conheça os 5 desafios da administração pública





Os desafios da gestão pública hoje dizem respeito a dois tipos de demanda: de um lado, a sociedade que exige mais eficiência e de outro a atuação dos órgãos de controle, que exigem do agente público o domínio das regras e procedimentos que conduzem a atuação. De acordo com o Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública (Ibegesp), movidos por esses dois polos de pressão, o grande desafio atual dos administradores públicos é saber como entregar o que a sociedade deseja mantendo os padrões exigidos pela lei.
Para o professor de direito administrativo do Ibegesp, Carlos Toledo, o gestor público ideal é aquele que consegue compreender a missão a ser cumprida e realizá-la da melhor forma possível, com os meios que tem à disposição. “Quem atua na administração sabe que esses meios são muitas vezes escassos ou mal distribuídos. Portanto, trata-se de alguém que possui capacidade de liderança, autoridade e, sobretudo, conhecimento. Sem conhecimento não é possível liderar nem exercer autoridade”, afirma.
Entenda os cinco principais desafios da administração pública:

1 - O que fazer. Item definido pelo escalão governamental, que determinam quais serão as principais políticas públicas a serem adotadas. Muitas vezes as diretrizes do que fazer são passadas de forma confusa ou obscura, o que compromete a realização da atividade caso quem for executar desconheça os procedimentos específicos.

2 - Como fazer. É o que cabe ser definido por todos os agentes públicos envolvidos na implantação da política pública. Dessa forma, por mais adequada que seja a decisão tomada pelo escalão governamental, ela somente será implantada se houver preparo dos agentes administrativos para tornar efetivas as metas eleitas, especialmente àqueles que têm a função de liderar as equipes e assumir responsabilidades pelas decisões adotadas no que tange à resposta ao ‘como fazer’, ou seja, aos gestores públicos.

3 – Conhecimento. É um item dinâmico, pois uma solução eficiente pode se tornar rapidamente obsoleta. Um procedimento que hoje é considerado válido, logo é superado por uma mudança da legislação ou da jurisprudência. Assim, a capacitação é o que mantém o conhecimento em condições de ser empregado.

4 – Qualidade de recursos humanos. É certamente o principal dos fatores. E essa qualidade depende basicamente de uma política de recrutamento adequada, tendo como principal instrumento o concurso público, que deve ser apropriado às necessidades específicas do órgão ou entidade que o está promovendo; de uma política de formação e aperfeiçoamento, o que, aliás, é exigência constitucional (art. 39, § 2º da Constituição Federal); e de uma política de conservação desses recursos, que envolve aspectos remuneratórios, de mobilidade funcional e que também passa pela capacitação, pois o servidor deseja crescer na instituição e com a instituição.

5 – Resultados. A qualidade de uma gestão pública geralmente é medida pelos resultados que obtém e a principal matéria-prima para a boa gestão é o conhecimento, pois a existência de recursos humanos e materiais somente gera resultado se houver conhecimento do gestor sobre a melhor maneira de utilizá-los.

Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública - www.ibegesp.org.br
                                                     

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