sexta-feira, 3 de julho de 2015

Diabetes controlada: médico orienta como uma alimentação poderosa pode ajudar a controlar a doença



Ter uma alimentação equilibrada diária é essencial para quem convive com o diabetes, no entanto, o que poucos sabem é como os alimentos podem exercer resultados eficazes no funcionamento do metabolismo e consequentemente no tratamento da doença.  
Atingindo um número cada vez maior de pessoas ao ano,  a estimativa é que atualmente cerca de 12 milhões de brasileiros têm diabetes mellitus. Além da atenção ao diagnóstico precoce, outra questão torna-se imperativa para o tratamento eficiente: o conhecimento sobre o poder dos alimentos no controle e combate ao desenvolvimento da doença.
Estudos recentes de elevado nível de evidência científica apresentam evidências de que a alimentação pode ser mais do que um simples aliado no combate ao diabetes, podendo, inclusive, diminuir a necessidade diária de insulina e também de hipoglicemiante oral. Referência em estudos sobre o metabolismo, o médico e palestrante Patrick Rocha desenvolveu nos últimos anos pesquisas focadas no controle da diabetes através da mudança na alimentação e os resultados, de acordo com o profissional, comprovam a eficácia do tratamento.
Existem dois tipos de Diabetes Mellitus: tipo I e tipo II. O tipo I não pode ser evitada e é uma doença autoimune que, em geral, se manifesta até os 35 anos, quando o pâncreas perde sua capacidade de produzir insulina. No caso do diabetes tipo II, a maior parte dos casos poderia ser evitada com a prática de hábitos saudáveis. A que mais afeta a população no mundo todo atualmente é o DM do tipo II (quase 90% doas casos), que além de todos os problemas provocados pela própria doença em si, normalmente é acompanhada pelo agravante da obesidade.
"Infelizmente, hoje, a maioria das pessoas tentam tratar o Diabetes apenas atacando os sintomas e não a raiz de todo o problema. Ao tratar o Diabetes e suas complicações apenas com medicamentos, você não a controla, e muito menos a reverte - você apenas a medica, e não alcança uma melhora real na sua saúde e qualidade de vida", destacou Dr. Rocha.
De acordo com o especialista, a educação é muito importante no controle da diabetes, pois o paciente precisa compreender que é essencial limpar o organismo de toxinas, e a alimentação é capaz de desintoxicar o organismo, para que o metabolismo funcione em sua capacidade e desta forma naturalmente a taxa de glicose se regularize e o organismo responda bem ao tratamento, diminuindo as chances de resistência à insulina (diminuindo a resistência à insulina).
Evitável ou não, os dois tipos de diabetes precisam ser tratados a partir do momento que é diagnosticado. No Brasil, o Diabetes Mellitus está sendo reconhecido atualmente como um importante problema de saúde pública a ser enfrentado. Em virtude do aumento de sua prevalência, bem como pelos reflexos sociais e econômicos que acarreta, tais como comprometimento da produtividade, qualidade de vida, aposentadorias precoces, altos custos do tratamento e complicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário