quinta-feira, 7 de maio de 2015

Seus olhos são incríveis, sabia?



7 fatos curiosos sobre o olho humano que quase ninguém sabe

Que a visão é um dos sentidos mais importantes, todos sabem. Ela é responsável por até 80% dos estímulos que resultam nos movimentos do corpo. Mas e os olhos? Você conhece a importância deles no nosso organismo? Você sabia, por exemplo, que os olhos se movem mesmo quando estamos dormindo? E que eles também sofrem com a exposição aos raios solares? De acordo com a Dra. Wânia Freire, oftalmologista e gerente médica da ACUVUE®, lentes de contato da Johnson & Johnson Vision Care, tudo o que nós vemos é uma combinação entre as imagens reais e aquilo que o cérebro interpreta. Com isso, nós podemos enganar o nosso cérebro criando as chamadas ilusões de óptica.
Confira essas e outras curiosidades desse maravilhoso órgão do corpo humano explicadas pela médica.

1.              Cada um dos olhos pesa, aproximadamente, 28 g e tem cerca de 2,5cm de diâmetro.
Difícil acreditar como uma estrutura tão pequena pode processar um número tão grande de informações. Composto por inúmeras estruturas como córnea, íris, cristalino, corpo vítreo, esclera, coroíde, retina e fóvea central, o olho capta a luz refletida pelos objetos à nossa volta e a transforma em um sinal que é processado pelo cérebro.

2.              Os músculos que controlam os movimentos dos olhos são os mais ativos do corpo humano.
Os músculos aos quais os olhos estão ligados, e que os mantêm alinhados, permitem que eles se movimentem para que possamos observar diferentes objetos em diversas posições sem que, para isso, precisemos mexer a cabeça. Mesmo durante o sono, os olhos continuam se movendo freneticamente. Este fenômeno é conhecido como REM, “rapid eye movement” (movimento rápido dos olhos, em inglês).

3.              Os olhos processam 36.000 bits de informação a cada hora.
Essa velocidade é comparável à da mais rápida aeronave existente.

4.              Cada olho tem um ponto cego na parte de trás da retina.
É a cabeça do nervo óptico, ou papila. Como as células desta região são apenas transmissoras, uma imagem focada no nervo não é captada e, portanto, este torna-se um ponto cego. Nós não percebemos este defeito porque os olhos trabalham em conjunto para cobrir o ponto cego um do outro.

5.              Os raios UV, emitidos naturalmente pelo sol, podem prejudicar os olhos.
Esses raios podem causar tumores e alterações na superfície da córnea, ou ainda, a opacidade do cristalino, conhecida como catarata. Nós precisamos proteger os olhos contra essa exposição. Óculos solares são acessórios que ajudam nessa função. Quem tem necessidade de correção óptica, pode contar ainda com as lentes de contato com proteção UV classe I* ou classe II**, que bloqueiam a maior parte da radiação UV que atinge a área central dos olhos, protegendo as estruturas internas e superfície ocular, inclusive dos raios que passam pelas laterais dos óculos.
*Proteção UV classe I – bloqueia pelo menos 90% dos raios UVA e 99% dos raios UVB.
** Proteção UV classe II – bloqueia pelo menos 50% dos raios UVA e 95% dos raios UVB.

6.              As imagens são enviadas para o cérebro ao contrário e de ponta cabeça.
A imagem que se forma na retina é invertida, mas o cérebro recebe esta informação e a transforma, colocando-a na posição correta.

7.              Tudo que nós enxergamos pode ser uma ilusão.
O que nós vemos é resultado daquilo que o olho capta com as informações que o cérebro aprendeu sobre ele. A imagem real é interpretada pelo cérebro de acordo com nossas memórias, vivências e conceitos. A visão é uma combinação de imagens reais com a interpretação da cena feita pelo cérebro. É possível, então, “enganar” o cérebro com informações diferentes das reais e, por meio de erros de interpretação, criar as chamadas ilusões de óptica.
Imagens que causam ilusão de óptica são largamente utilizadas nas artes, como as da exposição OP-ART – Ilusões do Olhar, que traz a São Paulo um vasto panorama da optical art e sua influência no design, arquitetura, moda e publicidade. A mostra foi idealizada pelo Dr. Marcelo Cunha e pela Dra. Rosana Cunha, em comemoração aos 10 anos da Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha, que desenvolve um sólido trabalho filantrópico junto a crianças e idosos carentes com problemas de visão. Com o patrocínio da ACUVUE®, a exibição fica em cartaz até o dia 01 de junho, no Museu da Casa Brasileira, com entrada gratuita aos sábados, domingos e feriados.

Op-Art – Ilusões do Olhar
Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano
Telefone: 3032-3727
de terça a domingo, 10h às 18h
Visitação: até 1 de junho de 2015
Entrada gratuita aos sábados, domingos e feriados
Visitas orientadas: 3026.3913, agendamento@mcb.org.br
Acesso a pessoas com deficiência
Bicicletário com 40 vagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário