sexta-feira, 8 de maio de 2015

BRASILEIROS PRETENDEM GASTAR EM MÉDIA 180 REAIS COM PRESENTES PARA O DIA DAS MÃES


 
Pesquisa realizada pela Hibou aponta que mesmo em tempos de crise, 86% presentearão suas mães e a maioria dos consumidores desembolsará 37% a mais em relação ao ano anterior
 
Com o dia das mães se aproximando, a Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, realizou entre os dias 1 e 5 de maio uma pesquisa sobre o hábito dos consumidores brasileiros para esta data com uma amostra de 800 pessoas Brasil todo pelas ruas e via web. “Como a data apresenta um forte apelo para o comércio em geral, questionamos a opinião dos entrevistados sob o ponto de vista comemorativo e comercial”, explica Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.
 
A maioria dos entrevistados considera que o dia das mães é uma data comercial, mas que mesmo assim já é uma cultura e que é bom celebrar (49%). 23% consideram uma data importante e 15% aproveitam para matar a saudade e dar uma respirada da correria do dia a dia para encontrar quem é importante. Apenas 12% consideram o dia das mães um feriado puramente comercial, a mesma proporção percebida em relação ao natal.
 
 Neste Dia das Mães, 86% dos entrevistados pretendem presentear suas mães, 13% suas sogras, 7% suas avós, 6% suas irmãs e 5% suas esposas. “O interessante é que reforçando a visão moderna da mulher independente, 17% das entrevistadas aproveitarão a data para dar um presente a si mesmas, mães autônomas que sustentam suas famílias.” Explica Ligia Mello.

 Sobre o tipo de presentes mais escolhidos, enquanto 4% não presentearão com nenhuma lembrança na data, 6% darão um almoço especial como presente, e 5% preferem usar suas próprias habilidades para confeccionar o presente ideal.  Os demais consumidores estão buscando presentes em Shopping Centers (34%) e lojas de rua que já conhecem (21%). Neste processo, a compra com antecedência (33%) supera a de última hora (20%), e 16% já encomendaram o presente antecipado via internet, um acréscimo de 3% em menos de um semestre (13% no natal de 2014).
 
Quanto à escolha do localda compra, a proximidade (19%) e a praticidade de ir direto ao produto que se quer (17%) superam por pouco a busca pelo melhor preço (13%).
O gosto pessoal é o atributo mais importante 68% na escolha do presente, “o que acaba forçando a uma faixa de preço mais pré-definida”diz Ligia. “O consumidor busca em sua zona de conforto onde já conhece as opções de presente e o preço que espera encontrar, mantendo-o em sua região ou nas lojas que conhece”finaliza.
 
Cosméticos e vestuários lideram a intenção de compras
 
2/3 das presenteadas são mulheres preocupadas com cuidados pessoais, perfumes, dermocosméticos e cuidados com a pele, fitness e saudabilidade geral. Isso coloca perfumes e cosméticos como o segundo item (39%) na lista dos bons presentes para o dia das mães, abaixo apenas de vestuário (50%). Flores e cestas de café da manhã seguem em terceiro (37%), enquanto 1/3 dos entrevistados acreditam que um livro é um bom presente (33%), sendo o primeiro item cultural e que sai do estereótipo feminino.
 
O número de presentes “de vida” também continua crescendo que são: ingressos a experiências e convites a “ser” ao invés de “ter”. 52% dos entrevistados pensam em dar de presente, ao invés de um produto, uma experiência. Exemplo: um dia de spa, ingresso de um musical com jantar, canoagem, para-quedas, ou algo diferente.

Valores em média gastos neste Dia das Mães
Os valores do presente variam conforme a possibilidade de cada um, mas a maioria das pessoas busca um presente na casa dos R$ 100,00. Em média, serão gastos R$ 180,00 com presentes para as “mães”, uma média três vezes maior que o valor médio das lembranças de natal no final do ano passado. Enquanto o número de presentes de Natal varia entre 3 a 5, o número de presentes para “mães” é 1,3 – mantendo assim o mesmo valor total médio gasto entre as pessoas que darão presentesneste dia das mães. “Isso é interessante, pois mostra que o consumidor está disposto a gastar basicamente a mesma parcela do salário nos dois feriados ao presentear” explica Ligia.
 
Em relação ao dia das mães do ano passado, os entrevistados acreditam que gastarão mais (37%) do que anteriormente, muito devido ao aumento de preço (61% mais abaixo), enquanto outra parcela igual deve gastar menos (34%), pois está apertando o cinto em 2015. O brasileiro está acompanhando o aumento de perto. 61% acreditam que subiram, enquanto 26% acredita que sejam o mesmo que no ano passado quando já estavam um pouco elevados
 
Sobre a forma de pagamento, o brasileiro está tentando evitar o parcelamento. 34% utilizarão cartão de débito, 24% dinheiro, 21% cartão de crédito parcelado e 14% cartão de crédito à vista. “Incertezas sobre o futuro e alta de juros figuram entre os motivos, mantendo basicamente a mesma proporção que foi vista no final de 2014” diz Ligia.
 
O que chama atenção do Brasileiro no momento da compra
 
Promoções estão cada vez mais em “lugares comuns”, e o consumidor já acostumou a ver algum item em destaque – às vezes com incredulidade. Uma exposição clara e convidativa pode mudar a compra do consumidor uma vez que apenas 12% saem de casa já sabendo o que comprarão. A cordialidade e o treinamento dos vendedores também é muito importante (18%), e conta muito mais que simples aparência do staff (2%).
 
Também vale destacar que a qualidade dos produtos (37%) é muito mais importante que a marca (11%). “O consumidor aprendeu a confiar em marcas conhecidas como sinônimo de qualidade, reforçando o papel destas, mas é importante que os fabricantes não deixem a peteca cair. Uma queda na qualidade pode rapidamente denegrir uma marca construída ao longo do tempo.” Finaliza Ligia.
 
Por fim, o dia das mães é uma data familiar, que inclui passar um tempo na casa dos pais (46%) e em casa (31%), e para 1/4 dos entrevistados é motivo para uma refeição fora de casa: “uma folga merecida do fogão no dia de homenagem a quem também é a “chef” da cozinha.”conclui Ligia.
 

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