sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Segundo pesquisa, brasileiros subestimam o acidente vascular cerebral



Segundo pesquisa, brasileiros subestimam o acidente vascular cerebral
Pesquisa da World Stroke Organization e da Covidien mostra que população possui pouco conhecimento sobre a
prevenção contra o acidente vascular cerebra – mulheres são as mais impactadas

Apesar de ser a segunda principal causa de morte no mundo, muitos brasileiros ainda não reconhecem a ameaça que o acidente vascular cerebral (AVC) representa. De acordo com um novo estudo de opinião pública patrocinado pela Covidien e a World Stroke Organization (WSO), é preciso reforçar os sinais de alerta associados a doença com toda a população brasileira.
A pesquisa mediu o conhecimento sobre os acidentes vasculares cerebrais e a prevenção contra os mesmos em adultos com idades entre 18 anos ou mais no Brasil e constatou que, apesar de a maioria dos entrevistados ter dito que estão bem informados sobre o AVC, apenas 18% percebem que cerca de uma em cada seis pessoas sofrerão um acidente vascular cerebral e, apenas 13% entendem que as mulheres são mais propensas que os homens a sofrer um acidente vascular cerebral.

“O acidente vascular cerebral afeta uma em cada seis pessoas em todo o mundo, portanto é fundamental que enfatizemos o risco e as medidas que as pessoas podem tomar para evitar um AVC”, disse o Dr. Rodrigo Meirelles Massaud, neurologista do Hospital Albert Einstein. “O acidente vascular cerebral é a segunda principal causa de morte no mundo e no Brasil. Todos podem ser úteis para salvar uma vida, se souberem o que fazer. Os resultados dessa pesquisa identificam uma lacuna significativa – mas tratável – no conhecimento quando se trata de consciência sobre o acidente vascular cerebral”.

Os resultados adicionais da pesquisa no Brasil incluem:
·         Apesar do conhecimento sobre a alta incidência da doença (uma em cada três pessoas conhecem três ou mais pessoas que sofreram um AVC), o conhecimento sobre os fatores de risco é geralmente baixo: cerca de um em cada cinco pessoas sabem que o tabagismo, a má alimentação e a hipertensão arterial são fatores de risco para o acidente vascular cerebral.
·         O conhecimento dos sinais de alerta e sintomas de um acidente vascular cerebral também são baixos: cerca de um em cada quatro adultos reconhece dores de cabeça e tontura como sinais de alerta e sintomas, mas um em cada dez está ciente de que a fala arrastada e a prostração/dormência facial podem sinalizar um acidente vascular cerebral.
·         O lado positivo disto é que nove em cada dez entrevistados sabem que devem chamar o serviço de emergência e levar a vítima com suspeita de acidente vascular cerebral imediatamente para o hospital.

A Covidien colabora com a WSO como Patrocinador Platinum da Campanha Mundial do Acidente Vascular Cerebral deste ano. Além da pesquisa, a empresa destaca seu compromisso com os pacientes com acidente vascular celebral e aumenta a conscientização da população por meio do lançamento de uma nova campanha global no Dia Mundial do AVC, 29 de outubro. A campanha da empresa “2 Minutos Contra o AVC” concentra-se no que pode ser realizado em apenas 2 minutos – fazendo cada pessoa reservar 2 minutos para aumentar a conscientização sobre o AVC e depois contar a duas pessoas sobre esses sinais.

“Mais de 17 milhões de pessoas sofrem um AVC a cada ano, e é por isso que estamos chamando atenção para uma ação imediata em todo o mundo para tratar a epidemia do acidente vascular cerebral”, disse o Dr. Stephen Davis, presidente da World Stroke Organization. “O cuidado preventivo e o conhecimento são as ferramentas essenciais para combater o impacto do acidente vascular cerebral, e estamos orgulhosos de ter a Covidien como um parceiro para defender esta causa.”

Os participantes de todo o mundo são incentivados a visitar o site take2forstroke.com.br para saber mais sobre o AVC e inspirar outros a fazerem o mesmo. Ao usar a hashtag #2MinutosContraoAVC, as pessoas poderão compartilhar suas histórias relacionadas ao AVC por meio de vídeo e fotografias em seus sites preferidos de mídia social.

A campanha “2 Minutos Contra o AVC” deverá ancorar eventos patrocinados pela Covidien realizados no Dia Mundial do AVC em quatro mercados globais: São Paulo no Brasil; Nova Iorque nos EUA; Seul na Coreia do Sul e Dublin na Irlanda. Esses eventos incluem exames gratuitos de pressão arterial, brindes e materiais educativos sobre os riscos e prevenção do acidente vascular cerebral, e cabines de fotos interativas com as mensagens da campanha para os participantes compartilharem nas redes sociais. O evento de São Paulo será realizado na Avenida Paulista, das 9h às 15h.

“A maioria das pessoas não percebe que o AVC toma uma vida a cada seis segundos. Apesar de sua prevalência, ele ainda não é bem compreendido, por isso precisamos falar mais sobre essa condição”, disse Dra. Carla Peron, diretora do departamento médico e científico da Covidien América Latina. “Nossa iniciativa ‘2 Minutos Contra o AVC’ está concentrada em ajudar as pessoas a entender como muitos de seus familiares e amigos podem ser afetados pelo acidente vascular cerebral em sua vida. Com a educação, eles podem ajudar a prevenir futuros acidentes vasculares cerebrais e, possivelmente, salvar vidas.”

Como a principal patrocinadora da Campanha Mundial do AVC, a Covidien está apoiando uma série de iniciativas globais da WSO para compartilhar materiais educativos e outras informações com foco na conscientização sobre a prevenção e tratamento do AVC.  A campanha inclui sites e uma variedade de materiais de apoio destinados a gerar maior consciência sobre o AVC, fatores de risco, prevenção e opções de tratamento.


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Método de Pesquisa
Este Estudo para o Dia Mundial do AVC foi realizado dentro da área metropolitana de São Paulo em 7 e 8 de outubro de 2014 com 363 adultos (a partir de 18 anos). Além disso, para fins de comparação, foram concluídas 511 entrevistas com adultos residentes no Brasil entre 7 e 11 de outubro de 2014. Esta pesquisa on-line foi patrocinada pela Covidien e conduzida pela APCO Insight, uma empresa internacional de consultoria de pesquisa de opinião. Os entrevistados para a pesquisa foram selecionados entre aqueles que concordaram previamente em participar de um painel de pesquisa. Os dados foram ponderados para refletir a composição demográfica dos adultos na região metropolitana de São Paulo ou no Brasil, conforme apropriado.

Sobre a Covidien
A Covidien é uma empresa líder global de cuidados de saúde que compreende os desafios enfrentados pelos fornecedores e seus pacientes e trabalha para vencê-los com soluções de tecnologia médica e produtos inovadores de assistência ao paciente. Inspirada por pacientes e cuidadores, a equipe de profissionais dedicados da Covidien tem o privilégio de ajudar a salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Com mais de 38 mil funcionários, a Covidien opera em mais de 150 países e teve em 2013 uma receita de US$ 10,2 bilhões. Para saber mais sobre a nossos negócios visite www.covidien.com ou siga-nos no Twitter.

Sobre a World Stroke Organization
A World Stroke Organization (WSO) foi fundada em outubro de 2006. A missão da WSO é reduzir a carga global do acidente vascular cerebral por meio da prevenção, tratamento e cuidados de longo prazo. Com membros individuais e organizacionais no mundo todo, incluindo grupos de apoio do AVC, a WSO é a voz global para o acidente vascular cerebral. A WSO é a única ONG internacional para o AVC com relacionamento oficial com a Organização Mundial da Saúde (OMS).  Para mais informações, acesse www.world-stroke.org.

Sobre a “2 Minutos Contra o AVC”
2 Minutos Contra o AVC é uma campanha global para conscientização sobre o AVC que foca na diferença que 2 minutos podem fazer quando se trata de acidente vascular cerebral. Seja reservar tempo para aprender sobre a prevenção ou sobre o diagnóstico, os sinais de alerta ou tratamento, ou compartilhar sua história sobre o AVC, cada um tem 2 minutos para educar a si próprio ou aos demais sobre o AVC. Para compartilhar sua história sobre o AVC e saber mais sobre como você pode participar do Reserve 2 ... Conte a 2, visite www.take2forstroke.com.

Um comentário:

  1. Como me tornei uma mulher feliz novamente
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