sexta-feira, 19 de setembro de 2014


Semana Nacional de Doação de Órgãos começa nesta segunda (22) para estimular o ato voluntário

Ação ajudará a dar um passo importante na conscientização dos brasileiros

 
Sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos é o principal mote da campanha desenvolvida pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Durante a Semana Nacional de Doação de Órgãos, que tem início nesta segunda-feira (22/09) e vai até domingo (28/09). Atualmente, cerca de 30 mil pessoas aguardam na fila de espera e, de cada 10 pessoas abordadas, metade se nega a doar os órgãos de seus familiares..
No 1º semestre de 2014, o Brasil recuperou parcialmente a queda na taxa de doação (12,8 pmp), obtendo taxa de doadores efetivos de 13,5 pmp. Porém, os números ainda estão distantes do objetivo previsto em 2007, para o final desse ano, de 15 doadores pmp. Para se ter uma ideia, a maior lista de espera é por um rim – 18 mil pessoas. Em segundo lugar, estão os que precisam de transplante de córnea (8 mil).. Em seguida, vem fígado, com 1.350 pessoas na lista de espera, e, por último, coração e pulmão, com 250 e 196 respectivamente.
O trabalho realizado pela ABTO, em parceria com o Ministério da Saúde, dos governos estaduais e entidades médicas, vem surtindo efeito nos números de transplantes, porém os números de doadores efetivos, por milhão de população, ainda são muito baixos em relação a outros países. Avaliando o cenário, os transplantes renais aumentaram 1,0% (28,8 pmp), com crescimento de 0,8% nos transplantes com doador falecido (21,5 pmp) e de 1,4% nos com doador vivo (7,3 pmp).
Os transplantes hepáticos diminuíram 1,6% (8,9 pmp), à custa da diminuição de 1,7% nos transplantes com doador falecido (8,2 pmp), enquanto que os transplantes com doador vivo não se alteraram (0,7 pmp). Já o transplante cardíaco cresceu 12,9% (153) e superou a taxa prevista (145 – 1,5 pmp). Entretanto foi realizado em apenas 10 estados e DF, sendo sete nas regiões sul e sudeste e três do nordeste.
Além disso, foram realizados 28 transplantes de pulmão (0,3 pmp), com queda de 30% em relação a 2013. O transplante de pâncreas cresceu 2,8%. Foram realizados 73 transplantes (0,7 pmp), menos da metade do previsto (145 – 1,5 pmp), em sete estados. O transplante de córneas (69,6 pmp) diminuiu 3,4%, distanciando-se da meta de “lista zero” (em torno de 90 pmp). Por fim, no TMO (transplante de medula óssea) houve diminuição de 12,3% nos transplantes relatados.
Os números de transplantes de órgãos realizados no país no 1º Semestre de 2014:

 
órgãos
Total
Coração
153
Fígado
852
Pâncreas
14
Pâncreas/Rim
59
Pulmão
28
Rim
2750
Total
3.856

 Para se tornar um doador, é importante que a pessoa comunique à família sobre esta vontade, pois de acordo com a legislação dos transplantes no Brasil, a doação deverá ser consentida pelo familiar de até 2º grau. Essa conversa é fundamental para subsidiar a decisão da família na hora de doar os órgãos.
Segundo o Dr. Lucio Pacheco, presidente da ABTO, a recusa dos familiares ainda é um dos motivos para a falta de doadores e está relacionado à falta de manifestação da vontade de doação em vida. “Sempre que o indivíduo se manifesta a favor da doação os familiares autorizam”. De acordo com a Associação, a principal dificuldade para o aumento do número de doadores é, exatamente, o baixo nível de informação sobre o assunto. “Apostamos na adesão da sociedade, com apoio de profissionais de saúde e da mídia, para um dia tornar essa espera por um órgão menos longa e dolorosa”, afirma o médico.

 

Ação de Engajamento

Para lançar a Semana Nacional de Doação de Órgãos e conscientizar a população para a falta de doadores, a agência Leo Burnett Tailor Made preparou uma ação de grande impacto para a ABTO. A ideia é despertar o engajamento nas pessoas para que deixem claro aos seus familiares que deseja ser um doador de órgãos. A campanha iniciou com o convite para todos os candidatos dessa eleição a fazerem uma promessa tão fácil que qualquer político é capaz cumprir. Todos são convidados a participar dessa campanha, para isso, basta gravar um vídeo curto no Twitter ou no Facebook com a hashtag #prometodoar e fazer a seguinte promessa: Eu SOU Um Doador de Órgãos.

 

Os interessados em se tornarem doadores podem conferir mais informações no site oficial da ABTO: http://www.abto.org.br/

 

Sobre a ABTO

A Associação Brasileira de Transplante de órgãos é uma sociedade médica, civil e sem fim lucrativo, que tem por finalidade estimular o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas com os transplantes de órgãos no Brasil e congregar os profissionais e as entidades envolvidas com ou interessadas em transplante de órgãos. A instituição contribui também para o estabelecimento de normas, criação e aperfeiçoamento de legislação relacionada com transplante de órgãos, além de estimular a criação de centros de doação, bancos de órgãos, serviços de identificação de receptores. A ABTO promove realização de congressos, simpósios, conferências e outras atividades relacionadas com transplante de órgãos difundindo junto ao público em geral o significado humanitário, científico e moral da doação de órgãos para transplante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário