▼

quarta-feira, 7 de outubro de 2026

Dia Nacional da Leitura: 3 organizações que influenciam a leitura no Brasil

Em um país em que apenas 47% da população é considerada leitora, ações que incentivem o apreço pelos livros se tornam cada vez mais essenciais

 

De acordo com a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Instituto Pró-livros, o país possui cerca de 53% da população classificada como não leitora (pessoas que leram pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos três meses anteriores à pesquisa). Buscando mudar os dados, e com a chegada do Dia Nacional da Leitura, comemorado em 12 de outubro, organizações reúnem iniciativas para o incentivo à leitura no Brasil, aumentando o interesse por livros em diferentes classes etárias e de diferentes maneiras. São elas:

 

  • Programa de formação leitora

A Árvore, empresa especializada em formação leitora e escritora na educação básica, atua seguindo um método próprio, com a ciência no centro de cada etapa e dados que guiam educadores com evidências reais. Fundada em 2014, já atuou ao lado de mais de 20 mil escolas, atingindo mais de 4 milhões de alunos. Com isso em mente, criou o programa de formação leitora, que avalia, personaliza e acompanha a jornada de cada estudante, com um acervo que une livro físico e digital e reúne a maior bibliodiversidade do mercado, contribuindo com a sua missão de formar autores e leitores brasileiros. A empresa também está disponibilizando, de forma gratuita, uma avaliação para a fluência leitora brasileira. Aberto até dia 31 de outubro, o exame chega às escolas públicas e privadas de todo o país para medir velocidade, pronúncia e compreensão dos estudantes no Brasil.

 

  • Livros personalizados em plataforma digital

A Kiddle Pass, family tech que reúne experiências digitais educativas para crianças de 3 a 12 anos, integra à sua Estante de Livros o catálogo da Dentro da História, editora parceira especializada em livros personalizados, que completa 10 anos em 2026. Na seção "Você na História", a família escolhe um título e cria o personagem da criança, que passa a ser a protagonista da aventura ao lado de personagens que já conhece. Os livros são organizados por nível de leitura (iniciante, intermediário e avançado) e por categoria, de educação emocional a cidadania e educação ambiental, acompanhando a criança das primeiras leituras até a autonomia leitora. A leitura acontece no celular ou tablet, sozinha ou em família, e cada título fica guardado na biblioteca pessoal da criança para ser relido em qualquer dispositivo. A Estante também reúne a Leitura Livre e as Aventuras Interativas, com narração em áudio, o que amplia o acesso para crianças que ainda não leem ou têm deficiência visual. Em outubro, a parceria entre as duas empresas completa um ano.

 

  • Museu da Diversidade Sexual transforma literatura em espaço de encontro e debate

O Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, também aposta na literatura como forma de ampliar o acesso à cultura e promover debates sobre diversidade. Realizado mensalmente, o Clube do Livro reúne leitores em torno de obras e autores variados, com uma programação que busca estimular diferentes perspectivas sobre literatura, cultura e questões relacionadas à diversidade.

Ao longo das edições, o projeto já recebeu convidados como o escritor e jornalista Chico Felitti e, em outubro, promove encontros virtuais sobre Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, com mediação de Amara Moira, em uma programação que marca os 70 anos da obra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário