segunda-feira, 22 de junho de 2026

26/06 Dia Nacional do Diabetes e as consequências vasculares da doença

 

AMPUTAÇÃO DE MEMBROS

Diabetes provoca a aceleração do processo arteriosclerótico das artérias, levando a isquemia dos tecidos irrigados pelas mesmas, podendo gerar amputação de membros e outras complicações graves



“Envolvidas pela doença, as artérias coronárias podem causar isquemia do miocardio que podem levar ao infarto cardíaco e as artérias renais, insuficiência renal grave e até mesmo a parada de funcionamento renal e também as artéria dos membros - principalmente os inferiores - levando a quadro de isquemia de pé e pernas, causando até gangrena e amputação”, alerta o cirurgião vascular Dr. Caio Focassio, da capital paulista membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Isso acontece porque a diabetes também lesa as pequenas artérias – é o que leva ao chamado pé diabético que é originado pela isquemia da microcirculação local afetada. Dr Caio conta que devido a essa lesão há uma perda de sensibilidade local e assim, o paciente começa a pressionar excessivamente a planta do pé ao andar – o que ocasiona ferimento de grave para ser tratado já que todos os tecidos estão comprometidos por essa isquemia.

“Uma isquemia pode evoluir até a artéria de grande calibre ocasionando grandes lesões – é o que chamamos de gangrena – responsável por grandes e mais complicadas amputações”, avisa o especialista.

Por isso que o controle da diabetes é essencial para que a doença não evolua a ponto de amputações e de complicações que podem ainda acometer o coração, olhos e rins.

Alguns sinais podem ajudar a manter o controle em mãos. “São eles: atenção para as possíveis dores ao caminhar, pés frios, feridas que não cicatrizam facilmente e até formigamento e fraqueza nos membros inferiores”, finaliza o cirurgião vascular.



FONTE: Dr. Caio Focássio - Cirurgião vascular pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Pós graduado em Cirurgia Endovascular pelo Hospiten – Tenrife (Espanha). Médico assistente da Cirurgia Vascular da Santa Casa de São Paulo.
www.drcaio.com.br/ 
Instagram: @drcaiofocassiovascular


Nenhum comentário:

Postar um comentário