sexta-feira, 29 de maio de 2026

Casa das Rosas entra no ritmo da Copa com exposição sobre Ronaldinho Gaúcho

Ronaldinho Gaúcho e o artista Camaleão.
divulgação


Mostra “Fragmentos de um Gaúcho”, do artista Camaleão, reúne pinturas, vídeos, animações e fotografias inspiradas no universo do ex-jogador e nas relações entre futebol, memória e cultura brasileira 

 

A Casa das Rosas, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, gerida pela Organização Social Poiesis, entra no clima da Copa do Mundo de Futebol com a exposição Fragmentos de um Gaúcho, a partir de 03 de junho. A mostra apresenta obras do artista plástico mineiro Camaleão inspiradas na trajetória e no imaginário de Ronaldinho Gaúcho, um dos maiores nomes do futebol mundial.

Pinturas, vídeos, fotografias, animações e depoimentos integram a exposição, que percorre momentos emblemáticos da carreira de Ronaldinho Gaúcho e transforma dribles e outros lances históricos em imagens carregadas de movimento e emoção. Fragmentos de um Gaúcho vai além da trajetória do atleta ao investigar o encontro entre arte, processo criativo e experiência humana.

Dividida em cinco núcleos, a mostra parte da ideia de que toda memória é construída por fragmentos, entre imagens, sensações, detalhes e instantes capazes de atravessar o tempo. Em suas telas, Camaleão traduz a genialidade esportiva de Ronaldinho, sua leveza, espontaneidade e a dimensão quase artística de sua relação com a bola.

 

Por dentro da exposição

Em uma das salas estarão obras inspiradas em momentos marcantes da carreira do ex-futebolista como comemorações, dribles e outras jogadas emblemáticas. Há também um núcleo dedicado aos bastidores do fazer artístico, que apresenta esboços, registros do processo criativo e reflexões do artista sobre o tempo, a construção da imagem e o amadurecimento da própria obra ao longo de sete anos de produção.

“Entre um risco e um rabisco existe o pensar, cheio de escolhas, tentativas, recomeços e tempo. Antes de tocar a tela, a obra já está pronta na mente do artista”, afirma Camaleão.

Outro eixo da exposição aproxima futebol e arte ao transformar elementos tradicionalmente associados ao esporte, como força física, velocidade, resistência e domínio da bola, em linguagem visual. Nesse núcleo, o artista estabelece paralelos entre o gesto do atleta e o gesto do pintor, revela como precisão, sensibilidade e criatividade atravessam tanto o campo quanto a pintura. Os movimentos de Ronaldinho surgem, assim, como imagens capazes de converter a energia efêmera do jogo em permanência estética.

A mostra também dedica um núcleo à relação entre futebol e brasilidade, aproxima música, improviso e celebração popular. As obras apresentam Ronaldinho Gaúcho para além dos gramados, como personagem profundamente conectado à cultura brasileira e à alegria coletiva.

A exposição, que já passou pelo Museu Brasileiro do Futebol e pelo Salão Nobre do Maracanã em 2019, integra agora a programação “Museus-Casas em Campo” realizada nas Casas das Rosas, Guilherme de Almeida e Mário de Andrade. A iniciativa propõe relacionar o futebol à memória coletiva, à literatura e à cidade, evidenciando como o esporte atravessa narrativas pessoais e culturais e se insere no cotidiano urbano, especialmente em um contexto marcado pela Copa do Mundo.

 

Sobre o artista

Autodidata, Camaleão iniciou sua trajetória artística em 1989. Depois de trabalhar inicialmente com pintura expressionista, consolidou carreira nas áreas de caricatura, charge e ilustração editorial, tornando-se referência no humor gráfico brasileiro.

Ao longo das últimas décadas, participou de importantes salões nacionais e internacionais de humor, recebeu premiações em eventos como o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o Salão Internacional de Humor de Volta Redonda, o HumourFest de Foligno, na Itália, e festivais internacionais na Índia e Bósnia.

Além da produção artística, desenvolveu trabalhos para editoras, revistas e projetos musicais, com ilustrações para a revista Mundo Estranho, capas da revista Mad no Brasil, projetos para a banda Skank e animações para o cantor Fernandinho.

 

Serviço

Exposição: Fragmentos de um Gaúcho

Data: de 03 de junho a 14 de junho de 2026
Horário:  10h às 17h30


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário