domingo, 1 de fevereiro de 2026

Chemitec destaca a importância dos antibióticos para a saúde dos Pets, mas alerta para o risco da automedicação

Divulgação

Recomendação deve ser sempre feita por um médico-veterinário 

 

Sempre que um animal é acometido de uma infecção bacteriana, o tratamento passa pelo uso de um bom antibiótico. No entanto, a recomendação do melhor medicamento deve ser feita pelo médico veterinário, que saberá avaliar cada caso. O alerta é da Chemitec Agro-Veterinária, empresa especializada em medicamentos e soluções inovadoras para a saúde de pequenos e grandes animais. Segundo a empresa, é preciso evitar a automedicação, pois somente um profissional da área poderá indicar o melhor principio ativo e a dosagem correta para cada animal. 

“Assim como em animais de produção, o uso de antibióticos é fundamental para a saúde e bem-estar de pets. Porém, o uso indiscriminado pode trazer uma série de consequências para os animais, principalmente o desenvolvimento de resistência bacteriana, tornando os medicamentos menos eficazes para o tratamento das infecções”, destaca Vivian Lima, veterinária e coordenadora de marketing da Chemitec.  

A especialista explica que as opções são diversas e que, mesmo para doenças comuns, como otites e dermatites, a escolha depende da gravidade e da especificidade da infecção. “Os medicamentos são usados para diferentes doenças, podendo ser administrado via oral, injetável, tópica e até intravenosa. Além disso, muitas doenças causadas por outros agentes etiológicos apresentam sintomas semelhantes, mas não têm indicação de tratamento com antibióticos. Se aplicar um antibiótico sem necessidade, ao invés de ajudar o seu pet, o responsável poderá gerar outros problemas”, destaca.  

Cada tipo de antibiótico possui um mecanismo de ação e este mecanismo é eficaz para determinadas bactérias. Muitas vezes, esta avaliação demande exames específicos. “De acordo com a classe da bactéria, o médico veterinário poderá definir o tipo, a dosagem e o tempo do tratamento com a medicação mais indicada”, observa.  

Por ser uma empresa focada no conceito de saúde única, a Chemitec Agro-Veterinária preza pela saúde de toda a família. Assim, além do uso responsável de antibióticos, Vivian recomenda o foco na prevenção de doenças. “Os pets são parte da família e alguns cuidados básicos precisam fazer parte da rotina para evitar infecções constantes”, observa.  

Chemitril, da Linha ChemiPet
Entre estes cuidados, Vivian destaca a vacinação e vermifugação, respeitando os prazos e as recomendações; os cuidados com a higiene do pet, com banhos regulares, cuidados com os dentes e unhas; atenção constante à desinfecção e limpeza do ambiente, com uso de desinfetantes diários para evitar a propagação de bactérias, fungos, vírus ou protozoários; e o controle de ectoparasitas, para evitar a presença de pulgas e carrapatos. “Todas essas iniciativas, além de uma alimentação adequada, ajudam a manter a saúde dos pets e colaboram para evitar outras infecções”, recomenda. 

No caso das infecções bacterianas, a Chemitec conta com produtos especialmente desenvolvidos para uso eficaz e seguro nos animais. Os veterinários podem contar com a Linha Chemitril, que possui diversas apresentações e doses de antibióticos para cães. A Linha é composta pelo Antibiótico Chemitril Comprimidos 150mg e 50 mg e o Antibiótico Chemitril Injetável 2,5%. Os medicamentos injetável é utilizado principalmente no caso de animais hospitalizados ou com dificuldade de ingerir remédios por via oral e devem sempre serem administrados por um médico veterinário.

 

Chemitec Agro-Veterinária



Nenhum comentário:

Postar um comentário