![]() |
| Freepik |
A escolha do local do casamento determina o tom da celebração. Quando a decisão é pelo litoral, o cenário ganha ainda mais significado, ao passo que celebrar com os pés na areia e ao som das ondas, transforma o momento em uma experiência única e memorável. Embora exija uma série de cuidados e decisões que fazem toda a diferença para que o grande dia aconteça sem imprevistos — do clima à escolha de fornecedores que conhecem bem a região —, a praia imprime à cerimônia uma atmosfera leve e natural.
Com um extenso litoral e paisagens exuberantes que se transformam em cenários ideais para cerimônias à beira-mar, o Brasil reúne cinco destinos que se destacam entre os preferidos dos casais: São Miguel dos Milagres (AL), Trancoso (BA), Pipa (RN), Ilhabela (SP) e Búzios (RJ). O ranking foi elaborado pelo blog Casamento Pé na Areia, com base em dados de coberturas realizadas pela equipe e na experiência acumulada no universo dos casamentos.
Pensando nisso, Camila Piccini, sócia e
fundadora do Casar.com, maior plataforma de sites e listas de
casamento do Brasil, e Niege, idealizadora do blog Casamento Pé na Areia, referência
quando o assunto é casamento na praia, listam abaixo algumas dicas para os
casais que escolhem a praia como local para a celebração. Confira:
Infraestrutura - tenha em mente as demandas de um ambiente aberto. Inicialmente, defina qual a capacidade real de convidados para que todos tenham a mesma experiência e oferta de serviços. O uso de estruturas temporárias, como geradores, banheiros e cobertura é recomendado, além da definição prévia de um hotel ou espaço com disposição para a festa, visto que imprevistos climáticos podem surgir.
“Não é só escolher uma praia bonita, é pensar
em conforto, segurança e, principalmente, na experiência de todos para que tudo
saia conforme o planejado e sem imprevistos, aproveitando tudo que uma paisagem
como a praia tem a oferecer”, comenta Piccini.
Experiência dos convidados - casar na praia é optar por um destination wedding — e todo destination wedding é, acima de tudo, uma vivência. Por isso, o destino precisa ser pensado estrategicamente também sob a perspectiva de quem estará chegando. A facilidade de acesso por estradas ou aeroportos é fundamental para evitar atrasos e garantir alternativas aos convidados. Da mesma forma, a oferta variada de hospedagem, restaurantes, passeios e atividades deve entrar no planejamento, permitindo atender a diferentes perfis e tornar a experiência mais personalizada e especial.
Niege ressalta que, para além da cerimônia,
vale ter na manga uma programação possível para os dias que antecedem e sucedem
o casamento, fortalecendo a conexão do casal com os convidados e criando ainda
mais memórias. “Quando o destino funciona bem, os convidados chegam mais
tranquilos e isso muda completamente o clima da celebração”, destaca.
Trâmites e documentações - cada praia tem suas próprias regras e respeitar essas normas é fundamental desde o planejamento. Piccini menciona que os principais trâmites envolvem: autorização da prefeitura ou do órgão local responsável; permissão ambiental, especialmente quando a área é de proteção; contrato com hotel, pousada ou administração da praia e alvará para uso de som, estruturas temporárias e iluminação. O ideal é alinhar tudo isso com antecedência, evitando que a rota precise ser recalculada de última hora.
“Esses documentos garantem que o evento
esteja regularizado, evitando surpresas no dia e protegendo tanto os casais
quanto os fornecedores. Isto oferece segurança na assinatura de contratos e na
destinação correta dos gastos. Tudo precisa estar formalizado”, detalha
Piccini.
O que não pode faltar? - alguns cuidados simples fazem toda a diferença na experiência dos convidados em um ambiente externo. Ter repelentes à disposição é uma boa sacada, assim como oferecer leques ou sombrinhas para se proteger do sol. Pensar em opções refrescantes para o welcome drink também auxilia no conforto térmico. “Água gelada, aromatizada ou de coco são boas escolhas, garantindo uma variedade que agrada o máximo de convidados possíveis”, frisa Niege.
A especialista ainda ressalta a importância de ter um cerimonialista no processo, peça importante na indicação de fornecedores que já possuem experiência com trabalhos em ambientes de praia, preparados para lidar com todos os cenários possíveis no dia da cerimônia.
Já pensando em decoração e trajes, Piccini
considera poderosa uma estética mais leve e integrada à paisagem, com estilos
tropicais, tecidos leves e cores claras. “Deve-se respeitar a identidade do
casal e o perfil do casamento, seja ele mais descontraído ou sofisticado”,
finaliza.

Nenhum comentário:
Postar um comentário