sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Fiscalização eficiente garante segurança de alimentos e bebidas consumidos no Carnaval

Auditores fiscais federais agropecuários atuam para proteger o consumidor durante a folia

 

Enquanto milhões de brasileiros se preparam para aproveitar o Carnaval, um trabalho essencial acontece longe dos blocos, trios elétricos e desfiles. Antes de cervejas, bebidas alcoólicas, carnes, pescados e outros alimentos chegarem ao consumidor final, esses produtos passam por rigorosos processos de fiscalização sanitária e documental realizados pelos auditores fiscais federais agropecuários. 

O período carnavalesco é marcado por aumento expressivo no consumo de alimentos e bebidas, o que eleva também os riscos à saúde pública. Para garantir que os produtos cheguem ao público dentro dos padrões legais e sanitários, os auditores atuam de forma intensificada em todas as etapas da cadeia produtiva, desde o campo e as fazendas, passando por indústrias e centros de distribuição, até pontos estratégicos como portos, aeroportos, fronteiras terrestres e centros logísticos em todo o país. 

A atuação envolve a inspeção, fiscalização e liberação de cargas nacionais e importadas, com atenção especial a bebidas alcoólicas, alimentos perecíveis e produtos de origem animal e vegetal. Durante o Carnaval, muitos desses profissionais mantêm plantões e escalas especiais, justamente para assegurar que a cadeia de abastecimento funcione sem comprometer a segurança do consumidor. 

“Quem consome não vê, mas antes da cerveja chegar ao isopor, houve fiscalização. Esse trabalho não acontece apenas nas fronteiras ou na importação e exportação. Ele começa na produção, segue pela industrialização, transporte e comercialização, e é fundamental para prevenir a circulação de produtos irregulares, sem procedência ou fora dos padrões sanitários, que podem representar riscos sérios para a população”, explica Janus Pablo, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários — ANFFA Sindical. 

Além da proteção direta ao consumidor, a fiscalização também contribui para a prevenção de fraudes, o combate ao contrabando e a garantia de concorrência leal no mercado, especialmente em períodos de grande circulação de mercadorias. 

A presença dos auditores fiscais federais agropecuários ao longo de toda a cadeia produtiva reforça que, por trás da festa, existe um trabalho técnico e contínuo para que o Carnaval seja sinônimo de alegria e celebração; e não de problemas de saúde pública.


Nenhum comentário:

Postar um comentário