sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

CCBB SP celebra aniversário de São Paulo com passeio pelo centro histórico da cidade

Ação percorrerá as ruas próximas ao edifício do CCBB, resgatando histórias pouco conhecidas dos logradouros. Haverá ainda a distribuição do doce pé-de-moleque

 

Para celebrar os 472 anos da capital paulista, no dia 25 de janeiro (domingo), o CCBB receberá os visitantes com a atividade “História, música e quitute”. Das 14h às 16h, o público percorrerá o entorno do prédio histórico acompanhado por um batuque de tambores. 

A ação resgata histórias pouco contadas do centro sob perspectivas afropindorâmicas e presenteará os participantes com o doce de amendoim e açúcar “pé-de-moleque”, que também é o nome da antiga técnica de calçamento de pedras das ruas e vielas da cidade no período colonial.  


Passeio – A visita, guiada pelos arte-educadores do programa CCBB SP - Arte e Cultura, percorrerá ruas do Triângulo Histórico de São Paulo – onde fica a sede da instituição – delimitada pelas ruas Boa Vista, Líbero Badaró e Benjamin Constant, que marca o núcleo original da cidade. 

Nesse cruzamento entre patrimônio material e imaterial, o CCBB Educativo - Arte Cultura homenageia as quitandeiras do triângulo histórico que já nomearam diversos logradouros e ainda nomeiam a Rua da Quitanda, na encruzilhada do Centro Cultural.

 

Roteiro - A região do centro histórico é onde se iniciou São Paulo, em 1554, local que até então era a moradia de indígenas Tupiniquins e Guaianás. Ao mesmo tempo, uma das marcas da presença dos africanos e afrodescendentes na São Paulo colonial é a igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, construída em 1711, onde hoje está localizada a praça Antônio Prado.

 Partindo desta proposta, a ação será realizada como um circuito sempre com o acompanhamento musical. O projeto tem início na encruzilhada entre as ruas Álvares Penteado e Rua da Quitanda. Em seguida, no Largo da Misericórdia, será homenageado o arquiteto negro Joaquim Pinto de Oliveira (1721-1811), conhecido como Tebas. 

O circuito seguirá então para a rua do Rosário (atual Praça Antônio Prado), para homenagear Maria Punga - mulher negra ex-escravizada que possuía um estabelecimento comercial onde vendia café e quitutes.

 

 

VISITA AO CCBB E ENTORNO: HISTÓRIA, MÚSICA E QUITUTE

Dia: 25/01. Domingo

Horário: 14h às 16h

Local: Entorno

Capacidade: 45 pessoas

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita, mediante agendamento prévio, retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

Com interpretação de Libras

 

Serviço:


Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP 

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.

Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta há uma parada no metrô República e ponto final no estacionamento. Das 12h até o fim das atividades no CCBB, sob demanda.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário