sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Projeções em prédios de São Paulo expõem a dimensão do abandono de pets no país

No Dezembro Verde, intervenções urbanas destacam a vulnerabilidade de 4,8 milhões de cães e gatos e reforçaram a urgência da conscientização

 

Em plena Rua Augusta e no Largo do Batata, pontos icônicos de São Paulo, fachadas inteiras de prédios ganharam na quarta-feira e quinta-feira (03 e 04) mensagens como: “Se todos os pets abandonados do Brasil morassem nesse prédio, ele teria 200 mil andares” ou “A fila com todos os pets abandonados iria daqui até Fortaleza”. A ação, criada pela Guabi Natural, marca de alimentos Super Premium Natural da BRF Pet, fez parte da campanha de Dezembro Verde, movimento nacional de conscientização sobre o abandono de animais. 

A ideia foi usar o impacto visual das projeções urbanas para dar dimensão a um problema que ainda é invisível para muitos: mais de 4,8 milhões de cães e gatos vivem em situação de vulnerabilidade no Brasil, segundo a Abempet (Associação Brasileira das Empresas do Setor de Animais de Estimação). As projeções, que ocorreram entre 19h e 22h, tiveram como objetivo reforçar a gravidade do problema. Nos locais das projeções, circulam mais de 230 mil pessoas por dia. 

“O número de pets em situação de vulnerabilidade é alarmante e tende a crescer no fim do ano, período em que as festas e as viagens aumentam os casos de pets deixados para trás. O abandono é um problema antigo, mas, muitas vezes, naturalizado. Queremos ajudar a romper essa indiferença, mostrando que cada número representa uma vida. O Dezembro Verde é uma oportunidade para promovemos empatia e reflexão, reforçando que o abandono é crime e que a adoção responsável é o caminho para mudar essa realidade”, explicou Stanley Andrade, diretor da BRF Pet. 

No Brasil, dos 4,8 milhões de pets em situação de vulnerabilidade, 60% são cães e 40% gatos. Além disso, cerca de 201 mil animais (92% cães, 8% gatos) estão sob a tutela de ONGs ou grupos de protetores independentes no país, ainda segundo a Abempet. 

Para além das projeções, a campanha de Guabi Natural conectou diferentes frentes de engajamento. Ao longo de dezembro, a marca expandiu o debate sobre o tema com um desafio no TikTok, uma editoria especial no Instagram da marca (@guabinaturalbr) e a criação de conteúdo por um time de 20 influenciadores de diversas regiões, que traduziram os dados de abandono para a realidade de suas cidades. 

A campanha ainda contou com a parceria da ONG GAVAA, que produziu materiais informativos especialmente para o Instagram da marca sobre adoção responsável, combate ao abandono e histórias reais de resgate.Guabi Natural é parceira da instituição há cinco anos, o que possibilitou doar 111 toneladas de alimentos para cães e gatos resgatados, sendo mais de 1 milhão de refeições fornecidas, além de apoiar a adoção de 1.800 pets. 

“Dezembro é a época em que muitas famílias viajam e acabam deixando seus animais, ou quando os pets se assustam com os fogos e fogem de casa. Todos os anos registramos um aumento nos resgates nesse período. E com a chegada do Natal, vale reforçar: pet não é presente, não é um objeto. É um ser vivo que exige cuidado, responsabilidade e amor. Por isso, ações de conscientização como essa são tão importantes”, destacou Juliana Valverde, responsável pela ONG GAVAA, que hoje abriga cerca de 300 animais e trabalha no resgate e encaminhamento para adoção. 

A Guabi Natural manteve ainda a plataforma “Um Pet é pra Sempre” (guabinatural.com.br/umpeteprasempre), que reúne um quiz interativo sobre adoção responsável, um e-book gratuito e um guia com ONGs e canais de denúncia de maus-tratos e abandono. 

“Nosso propósito é contribuir para uma vida melhor para todos os pets — inclusive aqueles que ainda não têm um lar definitivo. Acreditamos que informação e empatia são fundamentais para transformar essa realidade”, reforçou Stanley Andrade, diretor da BRF Pet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário