segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

De IA a transparência: cinco tendências no Marketing de Influência para 2026

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Especialistas do HypeAuditor, plataforma de análise e otimização de campanhas, apontam caminhos que marcas e criadores de conteúdo devem seguir no próximo ano


O que as movimentações verificadas no marketing de influência projetam para o futuro próximo? O HypeAuditor, referência global em análise e otimização de campanhas de influência, identificou cinco tendências decisivas desse mercado em 2026, com base em análises de milhões de influenciadores e de campanhas em todo o mundo.

Veja abaixo quais são essas tendências e por que marcas e influenciadores precisam ficar de olho em cada uma delas para maximização dos resultados de suas campanhas e para a própria relevância no mercado:

  • Confiança vira a nova moeda da influência
    Com os feeds se tornando cada vez mais personalizados por temas, a trustfluence — influência baseada em conexão humana e transparência — passa a ser o principal motor de performance. Ou seja, o foco deixa de ser o tamanho do público e passa a ser o nível de confiança que o criador constrói com essa base de seguidores - e potenciais consumidores da marca divulgada pelo influenciador.
  • Micro e nano-influenciadores viram a principal força da performance
    Segundo o HypeAuditor, 60% dos posts no Instagram com a hashtag #ad foram publicados por criadores com menos de 50 mil seguidores. Com comunidades menores, mas extremamente leais, esses criadores oferecem conteúdo mais próximo, espontâneo e confiável, alinhado ao que o público espera. A expectativa para 2026 é que a ascensão dos micro e nano creators continue e que se consolidem como o grupo mais eficiente quanto a engajamento e conversão
  • IA como parceira dos criadores de conteúdo
    Também de acordo com o HypeAuditor, 83% dos influenciadores do Instagram utilizaram ferramentas de IA para criar conteúdo neste ano. E a projeção é de que esse índice alcance 100% já em 2026. No entanto, o público continua valorizando aquilo que apenas humanos são capazes de entregar: autenticidade, sensibilidade e storytelling com elementos emocionais.
  • Transparência não é mais opcional, virou regra
    Reguladores e consumidores esperam que marcas e criadores deixem claro quando um conteúdo é patrocinado e evitem comunicação enganosa. Por outro lado, apenas 6% dos posts patrocinados no Brasil incluem hashtags adequadas de promoção, de acordo com o HypeAuditor. Para 2026 a expectativa é que esse cenário mude e tais números subam, com novas regulamentações e plataformas apertando as regras.
  • Vídeo curto como “rei”
    O vídeo curto segue sendo o formato mais poderoso no Instagram, TikTok e YouTube Shorts. Dinâmico, rápido e fácil de consumir, o vídeo curto impulsiona compartilhamentos, memorização e conversão — e os criadores já ajustaram seus fluxos de produção para isso. De acordo com o HypeAuditor, 54% de todo o conteúdo produzido por influenciadores no Brasil em 2025 foi nesse formato, popularizado por TikTok, Instagram e YouTube Shorts.

Ética, tecnologia e humanização

Para a gerente de marketing da América Latina no HypeAuditor, Maria Marques, essas tendências mostram que o mercado de marketing de influência caminha para um patamar mais estratégico, autêntico e transparente.

“Nesse cenário, a confiança passa a valer mais do que o simples alcance, enquanto a transparência assume o lugar antes ocupado pela ambiguidade nas relações entre marcas, criadores e público.”

Ainda segundo a executiva, esses parâmetros éticos se tornam ainda mais importantes diante do uso massivo de IA na criação de conteúdos: “As marcas que compreenderem e adotarem esses movimentos estarão mais preparadas para conquistar resultados consistentes, construir relações mais sólidas com criadores e gerar impacto duradouro na creator economy”.

Algumas dessas tendências para o mercado de marketing de influência já se apresentavam em outro levantamento recente do HypeAuditor, que mapeou o desempenho de campanhas com criadores de conteúdo no âmbito da Black Friday. Os nano e microinfluenciadores concentraram a maior parte das campanhas, com mais de 80 mil publicações relacionadas à data, tendo o vídeo curto como o formato mais adotado. 



HypeAuditor
www.hypeauditor.com


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