A especialista Pamela Scheurer, CEO da Nubimetrics indica que com a maioria das empresas ainda distante do uso estratégico da IA, a data se torna uma oportunidade para quem aposta na ferramenta como diferencial competitivos
O e-commerce brasileiro deve alcançar
um faturamento de R$ 26,82 bilhões no Natal de 2025, de acordo com projeção da
Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (ABIACOM). O
montante indica um crescimento de 14,95% frente ao mesmo período de 2024,
quando o setor registrou R$ 23,33 bilhões em vendas. A previsão leva em conta
as transações realizadas entre a semana da Black Friday e o dia 25 de dezembro
do ano passado.
Para Pamela Scheurer, CEO da Nubimetrics, empresa especialista em inteligência de dados para
e-commerce, a IA se tornou um diferencial competitivo essencial. Visto isso, a
especialista reúne 4 insights sobre como a Inteligência Artificial pode
auxiliar marcas a faturarem mais no e-commerce durante o Natal. Entre eles:
1. Análise de tendências
A inteligência artificial é capaz de
cruzar dados de buscas, cliques e histórico de compras para identificar quais
produtos, categorias e palavras-chave estão ganhando relevância entre os
consumidores.
Com o apoio de ferramentas de
monitoramento, é possível detectar oportunidades que ainda não estão saturadas,
ampliando o alcance das ofertas e aumentando as chances de conversão.
“A ferramenta oferece leitura preditiva
do comportamento do consumidor, permitindo que as marcas saibam o que vai estar
em alta antes mesmo que a demanda exploda”, explica Pamela.
2. Antecipação de cenários
Baseada em dados históricos e em
informações em tempo real, a IA ajuda a prever o interesse dos consumidores e o
ritmo de crescimento da procura em cada categoria. Esses insights possibilitam
um planejamento mais eficiente de estoque e logística, evitando excessos que
imobilizam capital ou rupturas que comprometem o faturamento.
Com previsões mais precisas, as marcas
podem ajustar sua produção e reposição de forma dinâmica, além de adaptar
estratégias regionais — ponto essencial em marketplaces com grande
abrangência geográfica.
“Durante o fim do ano, quem entende o timing
da demanda consegue estar um passo à frente. A IA traz essa vantagem
competitiva”, afirma a executiva.
3. Otimização de posicionamento
Em plataformas como a Nubimetrics, além
da inteligência artificial analisar métricas de desempenho e comportamento dos
consumidores dentro dos marketplaces, ela também oferece
recomendações sobre como e onde os produtos devem ser posicionados.
A tecnologia identifica os espaços mais
estratégicos, sugere ajustes em títulos, descrições e categorias, e até indica
variações de palavras-chave com maior potencial de conversão.
“Esse é um dos fatores que mais
influenciam o desempenho dentro dos comércios digitais. A IA permite fazer isso
de forma analítica, eliminando o achismo”, ressalta a especialista.
4. Ajuste inteligente de preços
Com algoritmos que monitoram a
concorrência em tempo real e avaliam a elasticidade de preço, a IA permite
ajustar valores automaticamente, garantindo que as marcas permaneçam
competitivas sem comprometer sua margem de lucro.
Além disso, a tecnologia identifica
padrões de variação de demanda — como picos de busca ou quedas de interesse — e
orienta mudanças dinâmicas de preço para potencializar o faturamento e
maximizar o retorno sobre cada item.
“A ferramenta coloca as marcas em um
novo patamar de eficiência, onde cada decisão de preço é estratégica e baseada
em dados reais”, complementa Pamela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário