segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Novembro Azul: 3 livros para cuidar da saúde mental masculina

Confira sugestões de leitura para refletir sobre o bem-estar e a prevenção de doenças mentais entre homens


A saúde mental masculina tem ganhado cada vez mais atenção. Em um mundo marcado pela sobrecarga, estresse e pressões sociais, os desafios emocionais afetam o bem-estar, os relacionamentos e até a longevidade. Segundo dados da OMS, os homens representam cerca de 75% das mortes por suicídio no mundo, um reflexo de como, por medo ou receio, muitos ainda evitam pedir ajuda.

Reconhecer esses sinais e encontrar formas de prevenção e superação é essencial. Pensando nisso, selecionamos três livros que ajudam a entender, prevenir e enfrentar problemas como burnout, exaustão e crises emocionais. Confira!


Do Tarja Preta à São Silvestre - Uma trajetória de superação e autodesenvolvimento

Divulgação

Marcelo do Rego conta sua trajetória de superação da depressão e do colapso emocional. Entre a dependência de medicamentos, perdas pessoais e desafios profissionais, ele encontrou no esporte, na paternidade e no autoconhecimento caminhos para reencontrar propósito e alegria de viver. A corrida de São Silvestre se torna uma metáfora para resiliência, movimento e recomeço.

O livro apresenta a tríade da mudança (Hábitos, Projetos e Pessoas), e o "Fluxo da Mudança", com cinco etapas para pequenas alterações na rotina. Voltado especialmente para homens, ajuda a desmistificar tabus sobre vulnerabilidade emocional e incentiva a busca por apoio e acolhimento das próprias emoções.

Por que vale a leitura: inspira homens a reconhecer suas emoções, enfrentar tabus e buscar uma vida mais saudável, autêntica e equilibrada.

 

Burnout: do esgotamento ao autoconhecimento - O que a ciência e o corpo mostram, mas a mente tenta silenciar


Divulgação

Unindo ciência, filosofia, experiência pessoal e sabedoria ancestral, Rodolfo Barrueco apresenta uma nova compreensão sobre a Síndrome de Burnout. Mais do que um diagnóstico ligado ao excesso de trabalho, ele mostra como o esgotamento é resultado da desconexão entre mente, corpo e ritmos biológicos fundamentais.

Com quase 20 anos de experiência no mercado corporativo, o autor compartilha sinais de desequilíbrio que vivenciou pessoalmente e explica como o sofrimento psíquico se manifesta no corpo, perpetuando ciclos de estresse e desgaste. O livro também aborda pilares essenciais para reconstruir a vida após o Burnout, vínculo, sentido, pausa e consciência, e propõe reflexões sobre espiritualidade e longevidade consciente.

Por que vale a leitura: oferece uma abordagem humanista e prática para entender e superar o burnout, promovendo reconexão com o corpo, a mente e o sentido da vida.

 

 

Exaustos - Imaginando saídas para o cansaço diário


Divulgação

O psicólogo Lucas Freire, mostra como a exaustão virou parte da vida cotidiana de milhões de brasileiros. Em uma sociedade acelerada, onde multitarefa é celebrada e tempo livre se transforma em obrigação, o cansaço mental e emocional se torna quase inevitável.

A obra apresenta o conceito de Playfulness (o espírito lúdico) como uma ferramenta para recuperar leveza, criatividade e prazer no dia a dia. Com exercícios práticos, como auditoria de 24 horas, detox de notificações e plano de ação de 90 dias, o autor mostra caminhos para resgatar momentos de curiosidade, imaginação e bem-estar.

Por que vale a leitura: oferece estratégias práticas para enfrentar o cansaço mental e emocional, promovendo mais equilíbrio, liberdade e vitalidade no dia a dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário