sábado, 29 de novembro de 2025

Fim do ano letivo intensifica ansiedade entre alunos e reforça importância do cuidado emocional nas escolas

No período de maior demanda do calendário escolar, o programa Viver com Saúde, apoia a atuação docente e já alcançou milhões de estudantes brasileiros

 

Com o fim do ano letivo, as semanas que antecedem as férias costumam trazer não apenas provas e revisões, mas também um aumento nos níveis de ansiedade entre os alunos. O fenômeno, relatado por professores e especialistas, reflete um quadro mais amplo: segundo dados do Jornal da USP, os atendimentos por transtornos de ansiedade no Sistema Único de Saúde (SUS) cresceram quase 2.500% entre crianças de 10 a 14 anos entre 2014 e 2024, com avanço expressivo também entre adolescentes de 15 a 19 anos.

Diante desse cenário, o ambiente escolar ganha um papel especial no cuidado emocional de jovens e crianças. É dentro das salas de aula que muitos sinais de sofrimento aparecem e onde o acolhimento pode se tornar um ponto de virada. Em meio a esse desafio, o programa Viver com Saúde: Saúde Mental nas Escolas, desenvolvido pela Fundación MAPFRE, tem se destacado ao oferecer formações e materiais didáticos voltados à promoção do bem-estar emocional e à valorização da vida nas escolas públicas.

O programa está presente em Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pará, Recife e Belo Horizonte, alcançando 2.059 municípios e 10.222 escolas. Desde sua criação, já formou mais de 200 mil professores e atingiu cerca de 4 milhões de estudantes. As capacitações abordam temas como autoconhecimento, empatia, estresse, ansiedade e escuta ativa, com o objetivo de ajudar educadores a identificar sinais de sofrimento emocional e fortalecer a cultura do acolhimento.

Para os educadores, a mudança também é visível. “É fato que a maneira que os alunos sentem e as dificuldades que enfrentam fora da escola interferem profundamente na aprendizagem. Eles carregam seus próprios problemas emocionais, seja pelo meio que vivem, seja pelas etapas naturais da adolescência. Por isso é fundamental tratemos além do conteúdo de aprendizagem, mas também a saúde mental e emocional dos nossos estudantes. O programa Viver com Saúde tem sido essencial nesse sentido ”, completa Bianca Gervasio, professora da E.E Professora Hermelina de Albuquerque Passarella e supervisora da Secretaria Municipal de Ensino de Mairiporã.

Mais do que oferecer materiais e oficinas, o Viver com Saúde incentiva um debate contínuo sobre saúde emocional dentro das escolas, estimulando o diálogo, o respeito às diferenças e a construção de vínculos genuínos entre alunos e educadores. “Queremos que as escolas sejam espaços de acolhimento, em que crianças e adolescentes se sintam seguras para se expressar. Quando falamos de saúde emocional, falamos também de pertencimento e prevenção”, afirma Fatima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.

Voltado especialmente a comunidades escolares em regiões mais vulneráveis, o programa integra a frente educacional da Fundación MAPFRE e mostra que, em tempos de alta nos índices de ansiedade, o papel do professor pode ir além dos conteúdos pedagógicos das aulas, assim, podendo se tornar alguém capaz de transformar o cotidiano escolar em um espaço de cuidado.


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