terça-feira, 30 de setembro de 2025

Amanhã, 01/10, às 9h Cortejo reúne Movimentos Sociais em defesa dos Direitos dos

 Mais de 30 Movimentos Sociais estarão presentes no Cortejo em defesa dos Direitos dos Idosos

 Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, Organizações, Coletivos e Movimentos Sociais, farão um Cortejo Cultural até a Câmara Municipal. A concentração está marcada para quarta-feira, 01/10, às 9h na Praça Dom José Gaspar, ao lado da Biblioteca Municipal Mário de Andrade. A saída será às 10h para o Viaduto Jacareí com ação final na frente do prédio da Câmara Municipal. O objetivo é entregar e protocolar uma Carta Aberta constituída para garantir a efetivação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, conforme prescreve o Estatuto da Pessoa Idosa – Lei 10.741/2003. 

A população idosa na cidade de São Paulo já representa 17,7% do total, ou seja, mais de 2,17 milhões de pessoas (fonte: IBGE, Censo 2022). A projeção para 2030 é de 2,3 milhões de pessoas idosas. O envelhecimento da população traz desafios urgentes para a sociedade civil e o poder público, tornando essencial a adaptação da cidade para atender às demandas específicas dessa parcela da população bem como combater o idadismo e outras formas de discriminação. 

A Carta Aberta, composta por mais de 20 reivindicações, está focada em chamar a atenção das autoridades e órgãos competentes, para as necessidades da população idosa, propondo ações e políticas públicas que vão desde constituir Vila dos Idosos em cada região, implementar programas e ações voltados para pessoas idosas que moram sozinhas, ampliar ou consolidar serviços existentes, até projetos culturais, em especial nos territórios de maiores índices populacionais e com maiores vulnerabilidades sociais 

O objetivo é inserir estas ações no orçamento da cidade e no Plano Plurianual (PPA), que orientará a destinação dos recursos municipais no período 2026-2029.

O Dia Internacional da Pessoa Idosa é uma celebração anual realizada em 1º de outubro desde 1991, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1990. Mais de 30 entidades assinam a carta, que está aberta a novas adesões.

 

“Porque envelhecer é um direito. Toda pessoa merece viver com dignidade, respeito e igualdade”. (Estatuto da Pessoa Idosa)


"O modo como tratamos nossos idosos é um termômetro ético da sociedade."

- Dom Hélder Câmara


Dia Internacional da Pessoa Idosa - 01 de Outubro

CORTEJO - Movimentos Sociais farão Ato nesta quarta-feira, a partir das 9h.

Objetivo: Entregar uma Carta Aberta com reivindicações voltadas para o Direito dos Idosos

Local: Concentração na Praça Dom José Gaspar - ao lado da Biblioteca Municipal
Saída - 10h em direção à Câmara Municipal de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário