"Digitalização do embarque, filas mais curtas e inteligência artificial estão transformando a experiência do consumidor nos terminais aéreos e o Brasil está acima da média global em aceitação dessas soluções"
Na era da digitalização, a experiência em
aeroportos vem se transformando rapidamente. Um novo estudo global conduzido
pela Collinson, empresa responsável pelo programa de fidelidade Priority Pass,
revela como os viajantes estão respondendo à crescente adoção de tecnologias em
terminais ao redor do mundo e o Brasil aparece como destaque entre os mercados
mais receptivos à inovação.
Segundo o relatório Tomorrow’s Journey: Smarter,
Faster, Connected, 86% dos brasileiros apontam o fast track (via
rápida em filas de segurança) e os cartões de embarque digitais como os
principais avanços tecnológicos que melhoram a jornada em aeroportos,
porcentagem superior à média global de 73%.
Além disso, 78% dos viajantes brasileiros
valorizam sistemas de embarque automatizado, como e-gates e biometria,
indicando uma ampla aceitação de recursos que aumentam a agilidade e reduzem o
contato humano. Em comparação, a média global para esse item é de 68%.
Outro dado relevante mostra que 82% dos
brasileiros acreditam que os aeroportos estão adotando tecnologia no ritmo
certo, reforçando uma percepção positiva frente às mudanças. A média global
para essa afirmação é de 68%.
Menos estresse, mais tempo
livre
A digitalização impacta diretamente o nível de
estresse dos passageiros. De acordo com o estudo, o uso de tecnologia em
aeroportos proporciona uma experiência mais tranquila e personalizada. Entre os
entrevistados brasileiros, a principal associação com o uso de tecnologia foi a
sensação de economia de tempo e a maior previsibilidade da jornada, o que abre
espaço para novas oportunidades de engajamento com marcas, varejo e serviços
dentro dos aeroportos.
“As experiências em terminais aéreos evoluíram
muito além do embarque e desembarque. O tempo de espera agora é percebido como
um espaço de valor, onde conforto, conveniência e personalização se tornam
diferenciais competitivos”, afirma Christopher Evans, CEO da Collinson
International, responsável pelo Priority Pass.
Um consumidor mais exigente e
mais aberto a inovações
O perfil do viajante brasileiro se mostra cada vez
mais conectado e exigente. O estudo indica que soluções como salas VIP, acesso
antecipado a portões, e apps com alertas em tempo real são não apenas
bem-vindos, mas esperados por um público que já experimenta essas facilidades
em outros aspectos da vida cotidiana, como o varejo digital e os aplicativos
bancários.
Essa mentalidade abre espaço para novas
experiências de marca nos aeroportos. Seja por meio de ativações,
personalização de serviços ou parcerias estratégicas, as marcas que operam
nesse ecossistema têm uma audiência altamente receptiva à inovação e à
conveniência, especialmente em mercados como o brasileiro.

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