Criar senhas fortes e confirmar se o pagamento foi realizado
no app são ações que ajudam a proteger o bolso e as informações pessoais 
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Apesar de os serviços de delivery trazerem mais praticidade para o dia a dia, golpes e vazamentos de dados têm deixado os usuários apreensivos. Chamam a atenção relatos de brechas de segurança nos aplicativos, pagamentos duplicados e links falsos de rastreamento; mas nada disso significa que se deve abandonar os pedidos. Desde que as devidas precauções sejam tomadas, é possível aproveitar esse conforto com tranquilidade.
“Conhecer os principais riscos é indispensável para manter uma postura ativa. Então, cumprir medidas simples, como evitar conversas com o estabelecimento fora dos canais oficiais e atualizar periodicamente as informações de pagamento, pode fazer toda a diferença para evitar prejuízos”, comenta Vinícius Valle, coordenador de Marketing da Gaudium, empresa especialista em tecnologia para mobilidade e entrega.
Pensando nisso,
Valle compartilha algumas informações para se proteger de golpes, seja nos
aplicativos mais populares ou nos pedidos diretos a restaurantes. Confira:
Vazamento
de dados
Aplicativos de delivery armazenam informações sensíveis, como endereço, número de telefone e dados de pagamento, que os tornam alvos frequentes de ataques cibernéticos. Por isso, os usuários devem adotar medidas de segurança, sendo a principal delas a criação de senhas fortes e exclusivas para cada serviço.
Além disso, evitar
o armazenamento de informações sensíveis diretamente nos aplicativos e optar
por métodos de pagamento mais seguros, como cartões virtuais ou sistemas com
autenticação multifatorial, reduz os riscos de exposição e roubo de dados.
Links
falsos para rastreamento
Golpistas podem
enviar mensagens fraudulentas em conversas paralelas por SMS ou WhatsApp para
enganar usuários e direcioná-los a sites maliciosos, com o objetivo de roubar
dados pessoais. Essas mensagens, muitas vezes simulando notificações de pedidos
ou ofertas, contêm links que levam a páginas falsas, onde os criminosos tentam
obter senhas e dados bancários.
Vinícius alerta
que aplicativos de delivery não costumam enviar links por mensagem. “Para
garantir a segurança, é recomendado que os consumidores façam o rastreamento de
seus pedidos exclusivamente pelos aplicativos oficiais ou pelos sites das
empresas, evitando acessar links recebidos por mensagens não solicitadas”, diz.
Cobranças
indevidas
Outro golpe
frequente envolve a cobrança indevida de valores extras. Nesse caso,
entregadores mal-intencionados solicitam pagamentos adicionais sob diferentes
justificativas, como taxas inesperadas, ajustes no pedido ou problemas com o
pagamento pelo aplicativo.
Para evitar
fraudes, os usuários nunca devem realizar transferências ou pagamentos extras
sem antes confirmar a legitimidade da solicitação diretamente com o suporte da
plataforma. “Essa verificação pode ser feita por meio dos canais oficiais do
aplicativo, como chat, telefone ou e-mail, garantindo que qualquer valor
cobrado esteja correto e autorizado. Aplicar essa medida de segurança assegura
uma experiência mais confiável ao utilizar o serviço”, conclui Vinícius Valle.
Gaudium
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