A imersão digital foi um movimento natural do mercado com o avanço da conectividade global, levando uma série de empresas e pessoas a sentirem a necessidade de estarem presentes nesse espaço para se relacionarem com os outros. Porém, assim como toda moeda tem seus dois lados, essa inserção acabou gerando um crescente número de casos de ansiedade e sua relação com a utilização da internet por várias horas durante o dia – o que vem gerando um debate acerca de como a presença offline pode voltar a ser um ponto de extrema importância para a manutenção do relacionamento da marca com seus clientes.
Para o marketing, a chegada dos avanços
tecnológicos foi algo extremamente benéfico visando o maior alcance das
campanhas e aumento das vendas no digital. Afinal, existem uma série de
plataformas e recursos capazes de rastrear e metrificar quase qualquer tipo de
informação sobre o comportamento do usuário ao ser atingido por campanhas
publicitárias, facilitando a realização de ajustes em estratégias e a geração
de resultados esperados.
Contudo, em uma recente pesquisa realizada pela
Accenture, em seu relatório “Accenture Life Trends 2025”, 42% das pessoas
entrevistadas disseram que seus momentos mais prazerosos, nesse sentido,
aconteceram fora do ambiente digital. Em um primeiro momento, pode parecer
contraditório uma grande quantidade de pessoas ter passado por experiências
marcantes no offline diante de tantas oportunidades que o online proporciona,
mas, o cenário que estamos presenciando hoje já não é mais tão unilateral nesse
sentido.
Dos 36,9% brasileiros que passaram três horas ou
mais por dia nas redes sociais, 43,5% possuem diagnóstico de ansiedade,
conforme o que apontou o relatório “Panorama da Saúde Mental”, do Instituto
Cactus e da AtlasIntel. Na visão do estudo, este uso excessivo pode desencadear
uma série de doenças mentais, o que vem fazendo com que muitos optem por se
desconectar, mesmo que temporariamente, para evitar esses riscos.
Esse movimento foi identificado por outra pesquisa
da Faculdade de Saúde da Universidade de York, no Reino Unido, a qual mostrou
que mulheres que fazem uma pausa no uso das redes sociais têm uma melhora
significativa na autoestima e imagem corporal. Todos esses comportamentos
passaram a chamar a atenção do mercado como um todo, prestando maior atenção ao
fato de que a presença online, hoje, pode não ser mais suficiente para alcançar
seu público-alvo.
Apesar de ser de conhecimento geral que a
mensuração de dados e comportamentos das pessoas no “mundo real” é mais
complexa, é necessário compreender que o cansaço das redes apresenta uma
oportunidade muito grande para empresas que buscam criar um vínculo mais forte
com seus consumidores, e não apenas a realização de vendas. Uma única conexão
criada com um indivíduo pode levá-lo a ser um fã e eterno brand
advocate, público que defende, apoia e tenta convidar pessoas de
dentro de seu círculo de conhecidos a experienciar o que a marca tem a
oferecer.
Existem diversas ações que podem ser realizadas
pelas marcas nesse sentido, as quais irão depender do nível de criatividade de
cada empresa e equipe de marketing – as quais podem incluir ações de guerrilha,
que fazem uma intervenção física em um local específico de modo a impactar
pessoas que passam por ali; realização de eventos, os quais podem ser
utilizados não só para fortalecer a relação da marca com seus consumidores, mas
também atrair pessoas que passam pelo local e, até mesmo, conseguir aumentar
ainda mais seu market share, visando a conquista de novos consumidores através
de incentivos para que os atuais brand advocates convidem seus
conhecidos para acompanhá-los aos locais; e a criação de locais temáticos que
tenham ligação com a história ou crenças da marca.
Diante deste cansaço da internet, um possível “êxodo” do digital para manter a sanidade mental, a criação de conexões, brand advocates e experiências que podem eternizar uma marca dentro da mente de alguns clientes, reavaliar a importância de espaços físicos é de extrema importância para alguns tipos de nichos de mercado e empresas, sendo, possivelmente, uma oportunidade para uma grande expansão de seus negócios.
Renan Cardarello - CEO da iOBEE - Assessoria de Marketing Digital e Tecnologia.
iOBEE
https://iobee.com.br/
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