domingo, 20 de abril de 2025

Como plantar couve no vaso (ou na jardineira)?

 Uma das verduras mais populares da culinária mineira pode ser plantada em recipientes, que devem ser colocados onde bate sol

 

Quem não gosta de uma couve picada fininha, crua ou refogada no susto, com alho e óleo? Se você quer ter essa verdura sempre à mão, saiba que plantar couve em vaso – ou, mais precisamente, em uma jardineira (de 30 cm X 30 cm) é uma ótima maneira de cultivar essa hortaliça, mesmo em espaços pequenos. 

De acordo com o professor do curso de Agronomia da Faculdade Una Lafaiete, Emerson Chaves Ferreira Gomes, os processos são semelhantes para o plantio em recipientes ou no chão. "A diferença é que em um vaso, a pessoa precisará de promover os cuidados com mais atenção, especialmente para proporcionar um local com boa luminosidade natural", frisa. A Una Lafaiete integra o Ecossistema Ânima de Ensino, em MG. 

Aqui está o passo a passo para plantar couve no vaso ou em jardineira:

 

1 - Escolha do vaso

Tamanho: o vaso deve ser grande o suficiente para acomodar o sistema radicular da couve, com pelo menos 30 cm de profundidade e 30 cm de diâmetro.

Drenagem: certifique-se de que o vaso tenha furos de drenagem para evitar o acúmulo de água e o apodrecimento das raízes.

 

2 - Preparação do solo

Preparo: use um solo leve e bem drenado. Pode misturar terra comum com composto orgânico ou húmus de minhoca para enriquecer o solo.

Cuidado: a couve prefere um solo rico em nutrientes, com pH entre 5,8 e 6,4.

 

3 - Plantio das sementes ou mudas

Sementes: se for semear, coloque as sementes a uma profundidade de cerca de 1 cm e cubra com uma leve camada de terra. Regue bem.

Mudas: se for plantar mudas, faça um buraco do tamanho da raiz da muda na horizontal e deite os caules das mudas no vaso, cobrindo as raízes com terra. O vaso terá que ser horizontalizado como uma jardineira.

 

4 - Cuidados com a irrigação

Sem sede: a couve precisa de solo úmido, mas não encharcado. Regue regularmente, mas sempre verificando se a água está drenando bem.

Outro cuidado: evite molhar as folhas diretamente, pois isso pode propiciar o aparecimento de fungos.

 

5 - Exposição

Luz: a couve precisa de bastante luz para crescer bem. (Mas, em dias quentes demais, como em períodos das “ondas de calor”, tome cuidado para que a planta não seque).

Local: coloque o vaso em um local que receba pelo menos 4 a 6 horas de luz solar direta por dia.

 

6 - Fertilização

Período: a cada 15 a 20 dias, aplique um fertilizante equilibrado.

Orgânica: você também pode colocar um fertilizante orgânico (como composto ou esterco de galinha) para fornecer os nutrientes necessários ao crescimento saudável.

 

7 - Poda e colheita

Hora boa: Quando as folhas da couve estiverem grandes o suficiente (cerca de 30 a 40 cm de altura), você pode começar a colher as folhas externas, permitindo que as internas continuem a crescer.

Cuidado aqui também: evite cortar mais de um terço da planta de uma vez, para não estressar a couve.

 

8 - Controle de pragas

Orgânico é mais saudável: fique atento a pragas comuns da couve, como pulgões e lagartas. Pode-se usar métodos orgânicos, como sabonete inseticida ou solução de água e vinagre, para controlar essas pragas.

Longa amizade: com esses cuidados, você poderá colher folhas frescas de couve diretamente do vaso por um bom tempo.

Receitinha para finalizar

Além da famosa e simples couve fininha refogada no alho, sal e óleo, a professora do curso de Nutrição do Centro Universitário IBMR, no Rio de Janeiro, Patrícia Santos, dá outra dica fácil, saborosa - nutritiva - e diferente para quem ama couve. Vai uma farofinha aí? Lembrando que, para a turma vegana, pode colocar azeite na receita sem problemas.
 

Farofa de Couve da Pat

- 4 folhas de couve com os talos
- 1 colher de sopa de manteiga ou azeite
- 1 dente de alho amassado e sal a gosto
- 1 xícara de chá de farinha de milho ou farinha de mandioca
 
Modo de preparo:

Pique a couve em tiras finas e os talos, em pequenos pedaços. Reserve.

Refogue o alho e o sal na manteiga ou no azeite e acrescente a couve picada.

Deixe secar a própria água que sai dela.

Assim que a folha estiver macia, acrescente a farinha e misture. Sirva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário