Experiências
reais, propósito e incentivos que conectam são opções que atraem e retém
talentos
A Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) chegou ao
mercado de trabalho com uma nova visão de mundo; mais conectada, exigente e em
busca de autenticidade. Ao contrário das gerações anteriores, esses jovens
profissionais não se contentam com recompensas tradicionais ou modelos de
gestão rígidos. Eles querem viver experiências reais, que façam sentido
emocional e social. Para conquistar esse público, as empresas precisam ir além
do salário e oferecer algo que realmente ressoe com seus valores.
O consultor de carreira e negócios da ESIC
Internacional, Alexandre Weiler reforça a importância dessa mudança de
perspectiva no ambiente corporativo. “Para a Geração Z, não basta apenas
crescer profissionalmente, é preciso que o ambiente de trabalho também acolha
suas emoções, seus sonhos e seus valores. Empresas que entendem isso e oferecem
experiências com significado real contribuem, não só para o desempenho, mas
para a formação integral desses jovens como seres humanos. E isso, no fim das
contas, é o que os mantém engajados e conectados de verdade”, afirma Weiler.
Segundo a diretora da Invento Incentivo, empresa
especializada em turismo de premiação, Cintia Michele da Silva, a chave está em
criar campanhas que ofereçam vivências significativas. “A Gen Z não quer mais
do mesmo. Eles buscam experiências autênticas, imediatas e com significado
real. Sendo assim, as campanhas de incentivo devem ser uma resposta direta a
isso, uma premiação que valoriza o agora, o inusitado e o que pode ser
compartilhado, não só nas redes, mas na memória”, afirma.
A Geração Z não quer mais seguir os mesmos padrões
de vida das gerações anteriores, eles buscam algo além do convencional. “O que
essa geração deseja são experiências que realmente valorizem a vida, que façam
com que sintam que estão aproveitando cada momento. O crescimento pessoal vai
além do desenvolvimento profissional: é sobre se transformar como ser humano.
Por isso, é fundamental que o ambiente de trabalho ofereça suporte não só
técnico, mas também emocional”, explica.
Como alcançar a Geração Z com eficiência
Cintia explica que as campanhas de incentivo
desenhadas para esse público devem ter foco em experiências únicas, criativas e
fora do comum. “O objetivo é sair da rotina e criar memórias marcantes, que não
apenas mereçam um post nas redes, mas que deixem uma marca duradoura na vida
dos participantes.”
Para alcançar esse público com eficiência, as
campanhas devem ter mecânica adaptada ao perfil dos jovens, com criação de
metas curtas, mensais ou quinzenais, e desafios extras que envolvem engajamento
nas redes sociais ou boas práticas internas. Cintia elenca algumas
possibilidades de viagens de incentivo com foco na Geração Z:
- Desconecte-se para viver – Uma viagem sem
sinal de celular, mas cheia de trilhas, cachoeiras, rodas de conversa e
fogueira. Um detox digital de verdade.
- Caçadores de experiências – Uma viagem em
que cada participante recebe “missões” de vivência (como gravar um vídeo com um
morador local contando um segredo da cidade ou cozinhar com uma avó do
interior). Tudo gamificado.
- Um rolê que vale post – Viagem com foco em
arte urbana, música independente, oficinas criativas, grafite, moda circular e
gastronomia local com creators e artistas reais.
Além das campanhas de incentivo, é essencial que as
empresas compreendam e incorporem valores que realmente fazem sentido para a
Geração Z. “Eles buscam um propósito claro no que fazem, querem saber como seu
trabalho impacta o mundo e desejam crescer pessoal e profissionalmente em
ambientes flexíveis, inclusivos e que favoreçam o bem-estar emocional”,
finaliza Cintia.
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