Total foi de mais de 1,2 milhões de ocorrências, com golpistas agindo a cada 2,2 segundos no país. A maioria das diligências foi identificada pela camada de proteção de verificação cadastral (49,4%)
O Brasil iniciou
2025 com o maior volume já registrado de ocorrências de golpes desde o início
da série histórica do Indicador de Tentativas de Fraude da
Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Os dados indicam que, no
período, foram evitadas 1.242.093 diligências, superando o mês de março de 2024
(1.129.356). O volume representa um crescimento de 41,6% em relação a janeiro
do ano anterior e equivale a uma tentativa de fraude a cada 2,2 segundos.
Confira, no gráfico abaixo, os dados mensais dos últimos 12 meses:
“O volume
recorde registrado em janeiro evidencia o avanço das fraudes e a necessidade de
tecnologias de prevenção cada vez mais robustas. O compromisso das empresas
deve ser o de identificar e prevenir essas ações antes que gerem prejuízos para
consumidores e para os próprios negócios. A estratégia de autenticação em
camadas, combinada com inteligência de dados, tem sido essencial para antecipar
riscos e fortalecer a segurança das jornadas digitais”, afirma o Diretor de
Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Na análise por modalidade, quase metade das tentativas de fraude (49,4%) foi detectada por meio de inconsistências na verificação cadastral, como divergências em dados pessoais ou endereços. Já as tecnologias de autenticação biométrica e análise documental foram responsáveis por identificar 44% dos casos. A verificação de dispositivos, que avalia comportamentos suspeitos em aparelhos e navegadores, respondeu por 6,5% das ocorrências.
O setor de “Bancos e Cartões” seguiu como o principal alvo dos golpistas, com 52,5% das diligências. Na sequência, apareceram os segmentos de “Serviços” (33,6%), “Financeiras” (6,4%), “Telefonia” (5,9%) e “Varejo” (1,5%). Veja, no gráfico a seguir, o detalhamento setorial e a comparação com o mesmo mês de 2024:
As tentativas de
fraude continuaram mirando, principalmente, a população economicamente ativa.
Em janeiro, pessoas entre 36 e 50 anos foram as mais visadas, concentrando
32,9% das ocorrências. Na sequência, apareceram as faixas de 26 a 35 anos
(26,7%), até 25 anos (15,5%), 51 a 60 anos (13,3%) e acima de 60 anos (11,6%).
Visão
regional: Sudeste concentra maior volume, mas Norte e Nordeste lideram em
crescimento das fraudes
Em janeiro de
2025, São Paulo liderou o número de tentativas de fraude evitadas, somando
338.006 casos. Em seguida, vieram Rio de Janeiro (115.547) e Minas Gerais
(108.018), consolidando a região Sudeste como a mais impactada. Os estados do
Paraná (80.503) e Rio Grande do Sul (71.326) completam o grupo dos cinco com
maior volume. Já entre os menores registros ficaram Roraima (2.613), Amapá
(3.582) e Acre (3.954).
O crescimento
das tentativas de fraude foi generalizado em janeiro de 2025, com todas as 27
Unidades Federativas registrando alta em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Os maiores avanços ocorreram nos estados do Norte e Nordeste, como Amazonas
(59,9%), Pará (59,5%), Roraima (55,2%) e Maranhão (54,4%), evidenciando a
expansão dos golpes para regiões antes menos visadas. Em contrapartida, Santa
Catarina (33,5%), Distrito Federal (34,1%), Paraná (36,7%) e Rio Grande do Sul
(38,6%), embora ainda com volumes elevados, apresentaram as menores variações
percentuais.
Confira, no
gráfico e na tabela abaixo, o detalhamento de quantidades e variação anual por
Unidade Federativa (UF):

Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
• Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
• Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
• Atenção com
links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles
podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os
dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
• Cadastre suas
chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário,
Internet Banking ou agências;
• Não forneça
senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
• Não faça
transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou
pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da
pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
• Inclua suas
informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata
de um ambiente seguro;
• Monitore o seu
CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Empresas:
• Invista em
tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das
operações da sua empresa.
• Em um ambiente
de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e
se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa
prática, mas uma necessidade estratégica;
• Garanta a
qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir
de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das
fraudes;
• Entenda
profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos
de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem
comprometer a segurança.
• Utilize a prevenção
à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração
inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma
experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente.
Metodologia
O Indicador
Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento
de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1)
total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2)
estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos
probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian,
baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em
outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor
é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1)
pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de tentativas
de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos,
biometria facial e verificação cadastral.
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