As plataformas facilitam a organização e o aumento da produtividade, mesmo à distância
Dados da Pesquisa de Amostra de Domicílios Contínua (PNDA Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que a proporção de pessoas trabalhando em casa mais que dobrou nos últimos 10 anos. Em 2023, cerca de 8,3% dos empregados no Brasil atuavam de casa, enquanto em 2012, este número era de 3,6%, demonstrando que a tendência continua mesmo após a retomada de atividades presenciais em solo brasileiro. Para aqueles que trabalham do seu lar, o diretor nacional da Microlins, Rafael Cunha, dá dicas de ferramentas que são indispensáveis para organização da rotina do trabalho.
Segundo o executivo, investir em determinados recursos garante eficiência, organização e segurança no trabalho remoto. “De forma estruturada, é possível aumentar a produtividade e qualidade de vida. Além disso, a mudança do perfil corporativo com mais vagas destinadas ao trabalho remoto intensifica a procura por profissionais que tenham conhecimento dessas plataformas, com objetivo de otimizar a carga de trabalho, principalmente de atividades mais operacionais, proporcionando mais tempo para ações estratégicas”, revela.
Gerenciamento de tarefas:
em um trabalho que permite ser desenvolvimento de casa, se manter organizado é
essencial para evitar a queda de produtividade e a conexão com as atividades
corporativas. Para isso, ferramentas como Trello são fundamentais para criar
checklists, definir prioridades e acompanhar o desenvolvimento dos projetos,
definindo-os como urgentes, em andamento ou stand-by. Além disso, estas
plataformas também auxiliam no planejamento de demandas pessoais,
proporcionando mais tempo livre para lazer, por exemplo.
Comunicação e colaboração: segundo
um estudo da Harvard Business Review, cerca de 72% dos profissionais consideram
a comunicação como crucial para o desempenho de equipes que trabalham
remotamente. Dessa forma, é importante ter como aliado plataformas como Microsoft
Teams e Slack, que permitem a troca de informações e ideias, além de mensagens
instantâneas, facilitando o diálogo mesmo à distância.
Organização de documentos: atuando
de casa, a troca de documentos e arquivos tende a aumentar. Para que isso não
sobrecarregue a caixa de entrada e de saída dos e-mails, uma solução prática é
utilizar plataformas de nuvem, que permitem armazenar e compartilhar arquivos
de forma segura. As ferramentas Dropbox, Google Drive e One Drive atendem a
este propósito, proporcionando o acesso aos documentos de qualquer dispositivo,
possibilitando a edição de conteúdos em tempo real e o compartilhamento com a
equipe, deixando o fluxo de trabalho mais organizado e fluído.
Controle de tempo e produtividade: falta de foco e procrastinação são considerados os
maiores desafios de quem trabalha de casa. Porém, existem no mercado
aplicativos que permitem monitorar o dia de trabalho e o tempo gasto em cada
tarefa, como o RescueTime e o Toggl. Dessa forma, é possível aumentar a
produtividade sem abrir mão de pausas essenciais, como a técnica Pomodoro, que
ensina a alternar 25 minutos de atividades corporativas com cinco minutos de
descanso durante o expediente. Além disso, as ferramentas também auxiliam no
tempo dedicado às redes sociais e até mesmo aos estudos.
Segurança de dados: em um ambiente digitalizado, proteger os dados é fundamental. Ferramentas para gerenciar senhas e o uso de VPNs garantem segurança extra para quem trabalha 100% home office ou em formato híbrido. As plataformas preservam a conexão, evitando acesso indevido aos dados pessoais e da empresa.
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