sexta-feira, 7 de março de 2025

Exposição Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará inspira atividades do programa CCBB Educativo – Arte e Cultura

Em março, programação traz como destaques ação cênico-musical, Sensorial Estúdio, oficinas, mediação de leitura, contação de histórias, dentre outras atividades 

 

A programação do CCBB Educativo – Arte e Cultura para o mês de março reunirá uma série de atividades gratuitas, com o objetivo de proporcionar, sobretudo para as crianças e suas famílias, opções lúdicas e divertidas. Ao longo do mês, as ações terão como base a exposição “Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará”, que fica em cartaz até 05/05.

Dentre os destaques das atividades inspiradas na mostra, está a Ação Cênico-Musical Som em Cena: “Encantarias Paraenses”, performance com canções autorais que transitam pelos diversos ambientes de tempo e espaço no Pará, em ritmos que vão do boi ao brega, passando pelo carimbó.

A programação também traz o Sensorial Estúdio: “Tá bem na foto!”, espaço que mostra como funciona o princípio da fotografia, por meio de uma câmara escura imersiva. Já para os pequenos, a programação traz brincadeiras tradicionais e cantos de acalanto nos ritmos do retumbão, carimbó e xote marajoara. Os visitantes também poderão participar de oficinas de fotografia para crianças, com o uso de espelhos, negativos, relicários e códigos de fonte para a criação de figuras com folhas e tinta.

Haverá ainda uma oficina para a produção de amuletos de proteção, feitos com cascas de árvores e sementes amazônicas, materiais sustentáveis de longa durabilidade, e fitas coloridas. Para as famílias que apreciam contações de histórias, o projeto Conto um Conto reunirá obras vindas do Norte do país. Já o projeto Que Livro é Esse? fará a mediação de leitura de livros inspirados na cultura amazônica e fotografia.

E como no mês de março celebra-se o Dia internacional da Mulher, o CCBB Educativo – Arte e Cultura convida a mestra em arte/educação Giselda Perê e a musicista, contadora de histórias e educadora Mariana Per para contar histórias que nos chamam a partilhar um olhar sobre o feminino, a natureza e a sabedoria.

A programação terá também o Encontro com Professores “A vivência por meio do carimbó: uma proposta pedagógica”, comandado por Alexandre Taiki. E, por fim, para o público que tiver o interesse de uma visita mediada pelos espaços expositivos ou prédio histórico do CCBB – SP, haverá diversas opções de dias e horários, incluindo visitas especiais em libras.

 

CCBB EDUCATIVO – ARTE E CULTURA – PROGRAMAÇÃO DE MARÇO

 

AÇÃO CÊNICO-MUSICAL


Som em Cena – “Encantarias Paraenses”

Som em Cena é uma ação cênico musical que medeia valores e assuntos da exposição em cartaz no CCBB. Para a mostra "Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará", as composições transitam pelos diversos ambientes de tempo e espaço no Pará. Do boi ao brega, passando pelo carimbó, a estética da música paraense será ofertada pela equipe do CCBB Educativo - Arte e Cultura. Com performance em Libras e canções autorais, “Encantarias Amazônidas” fala sobre a floresta, a cidade, a fotografia e o feminino, com suas lutas, conquistas, celebrações, sua diversidade, sua riqueza e sua arte. 

Dias: 08 a 31/03. Segunda, quinta, sexta, sábado, domingo, exceto feriados.

Horário: 13h30

Duração: 30 min

Local: Mezanino

Capacidade: 200 pessoas

Classificação indicativa: Livre.

Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

                           

Som em Cena


 

ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA E OBJETOS RELACIONAIS


Sensorial Estúdio - “Tá bem na foto!”

A expressão paraense “tá bem na foto!” indica pompa e prestígio. E quem está sendo aplaudido é o Pará! Nesse Sensorial Estúdio, o CCBB Educativo - Arte e Cultura apresenta como funciona o princípio da fotografia com uma câmara escura imersiva. Deslocando a visão para outras sensações, são trazidos os retratos de Dona Onete e Dona Coló de forma tridimensional e tátil, com o contexto olfativo e sonoro do Ver-O-Peso: banhos de cheiros e os ruídos do mercado. 

Dias: 08 a 31/03. Exceto terças-feiras.

Horário: 10h às 13h e das 14h às 18h

Local: 1º andar

Capacidade: 5 pessoas por vez

Classificação indicativa: Livre.

Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

 

 

PRIMEIRO BRINCAR


Brincadeiras e Acalantos do Pará

A exposição “Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará” apresenta o olhar de mulheres para as crianças e suas infâncias. Desta maneira, a atividade Primeiro Brincar traz brincadeiras tradicionais e cantos de acalanto nos ritmos do retumbão, carimbo e xote marajoara. 

Dias: 08 a 31/03. Sábados e domingos.

Horário: 15h

Duração: 1h

Local: Mezanino

Capacidade: 15 pessoas

Classificação indicativa: Livre. Crianças e famílias. Especialmente recomendado para crianças entre 0 a 3 anos.

Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB


OFICININHA


Folheando a Imaginação

A fotografia paraense é apresentada em diferentes suportes como espelhos, negativos, relicários, códigos de fonte. Para o Oficininha, trazemos essa característica da fotografia expandida em uma atividade de criação de figuras com folhas e tinta. O Pará é inspiração para a imaginação. 

Dias: 08 a 31/03. Sábados e domingos.

Horário: 16h

Duração: 1h

Local: Mezanino

Classificação indicativa: Livre. Crianças e famílias. Especialmente recomendado para crianças entre 4 e 7 anos.

Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

 

Oficininha – Folheando a Imaginação

 

OFICINA INTEGRADA


Ofícios de Erveiras

É para atrair o amor, é para prosperidade, é para amparar a família, espantar o mau-olhado e trazer saúde, acabar com a saudade. É para pedir viagem. “Ofícios de Erveiras” é um espaço idealizado para uma experimentação a partir da exposição “Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará”. Materializando uma vontade para encaminhar desejos, serão produzidos amuletos de pedidos e proteção, inspirados nos ofícios das erveiras do Mercado Ver-O-Peso. 

Com cascas de árvores e sementes amazônicas, materiais sustentáveis de longa durabilidade, é possível criar um talismã com utilidade e leveza. O arremate se faz com fitas coloridas como as usadas com alegria e coletividade na tradicional festa Arraial do Pavulagem. 

Dias: 08 a 31/03. Sexta, sábado, domingo e segunda-feira.

Horário: Quartas às Segundas, das 10h às 18h.

Duração: 1h

Local: 1º andar

Capacidade: 10 pessoas por horário

Classificação indicativa: a partir de 5 anos.

Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


Conto um Conto: Arreda pra cá

O Conto um Conto deste mês está recheado de histórias vindas do Norte de nosso país. “Arreda pra cá” é expressão paraense que chama pra chegar mais perto. O Pará traz uma rica cultura da tradição oral, onde figuras incríveis vão nortear o imaginário de crianças e adultos no CCBB São Paulo. Durante a exposição “Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará” O CCBB Educativo - Arte e Cultura preparou as seguintes histórias para receber os visitantes:

 

História da Matita Pereira - Se você ouvir um assobio no telhado no meio da noite, nunca responda! Todo desejo vem com um preço, e esta bruxa sabe muito bem como cobrar os seus trabalhos. Matita Pereira, parece uma velhinha indefesa durante o dia, mas é durante a noite que ela revela seu poder e sua magia.

 

O amuleto das Icamiabas, as mulheres amazonas - Conta-se de um lugar, onde as mulheres encontram os homens uma vez por ano. Ao darem à luz a seus filhos homens, os criam até os sete anos. Depois disto, seus pais voltam à ilha para buscar o menino e levam com ele um amuleto em formato de sapo, um muiraquitã. Esta história é sobre o reino das Icamiabas, que para cumprirem sua missão, deixam os homens vivendo do outro lado do rio.

 

Os filhos da cobra grande - Certa vez, uma mulher engravidou de uma das espécies de cobra grande existente na região amazônica e teve um casal de gêmeos, Honorato e Maria. Como os filhos tinham o aspecto de cobras, a mãe lançou as crianças ao rio. Mas o que ela não sabia, era que cada um deles carregava a bondade e maldade dentro de si. Como será que esta história vai continuar?

 

Jaci e a Lua - Alguém já ouviu falar na Vitória Régia? Essa linda flor nasceu do amor de duas apaixonadas, Jaci e a Lua. Esta narrativa sensível conta sobre a pitada de sonho e a grande determinação que se precisa ter para viver um grande amor.

 

Contos de Visagem - Partindo da coletânea de histórias “Visagentas” de Iaci Gomes e Renata Segtowick, selecionamos alguns contos feministas arrepiantes.

 

Dias: 08 a 31/03. Segunda, Sexta, Sábado e Domingo, às 14h.

Duração: 1h

Local: Mezanino

Capacidade: 200 pessoas por horário

Classificação indicativa: Livre.

Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

 

MEDIAÇÃO DE LEITURA


Que Livro é Esse? – Te abicora

Com base na exposição “Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará”, o CCBB Educativo - Arte e Cultura fará mediação de leitura de livros inspirados na cultura amazônica e fotografia. A partir de uma curadoria literária, a roda de mediação vivifica as palavras e as ilustrações para engajamento do público na leitura compartilhada. Dentre os livros deste mês, a programação traz como destaque:

 

Tuiupé e o maracá mágico de Auritha Tabajara, de Paola Tôrres e Tai - Uma narrativa em versos que celebra o poder da infância e dos povos originários -- e tudo que pode acontecer quando nos permitimos sonhar.

 

Sou indígena, de Cláudia A. Flor de Maria - Um poema-manifesto ricamente ilustrado para exaltar a importância e a maravilha de ser e se reconhecer indígena.

 

A festa no céu - um conto do nosso folclore, de Angela Lago - O urubu-rei resolve fazer uma grande festa, onde todos que possuem asas foram convidados. Mas a Dona. Tartaruga, imaginem, resolve ir até lá.

 

Vó, para de fotografar!, de Ilan Brenman e Guilherme Karsten - As manias de nossos mais-velhos tem muito a nos ensinar sobre o tempo. Com humor e delicadeza, essa história é de uma senhora que fotografa tudo o que causa estranheza na sua neta.

 

Fotografias de Miguel, de Eraldo Miranda e Fernanda Rodrigues - Houve um tempo em que as fotografias eram tiradas com uma máquina de fotografar. Era assim que Miguel registrava suas vistas, mas a máquina iria pifar. Como ele poderia guardar suas imagens?

 

Dias: 08 a 31/03. Sábados e domingos.

Horário: 11h

Duração: 1h

Local: Mezanino

Capacidade: 50 pessoas

Classificação indicativa: Livre.

Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

 

Que Livro é Esse?


DATA COMEMORATIVA


Mulheres Contadoras de Histórias com Giselda Perê e Mariana Per

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o programa CCBB Educativo - Arte e Cultura convida Giselda Perê e Mariana Per para contar histórias que nos chamam a partilhar um olhar sobre o feminino, a natureza e a sabedoria.  

Mariana Per é musicista, contadora de histórias e educadora. Gerente de Educação e Especialista em Educação e Diversidade no Instituto Tomie Ohtake. 

Giselda Perê é mestra em arte/educação pelo Instituto de Artes da Unesp, artista e educadora há mais de 20 anos. Dedica-se à criação artística que valorize as sabedorias, as estéticas e a oralidade presente em nossas ancestralidades africanas e afro-brasileiras. Na educação já atuou em sala de aula por mais de 10 anos, e há 14 anos fundou a Agbalá Conta e com ela, dedica-se à criação na arte da narrativa, à formação de artistas e professores que buscam descolonizar o pensamento, e investigar novas epistemologias fundadas nas culturas tradicionais pretas africanas e brasileiras. É atriz no Clã do Jabuti, e diretora artística na Cia Quatro Ventos. Foi coordenadora da equipe educativa da exposição Lélia em nós: festas populares e a americanidade, no Sesc Vila Mariana.

 

Dia: 16/03. Domingo.

Horário: 15h

Duração: 2h

Local: Cinema

Capacidade: 60 pessoas

Classificação indicativa: Livre.

Entrada gratuita, mediante agendamento prévio. Retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB.

 

ENCONTRO COM PROFESSORES


A vivência por meio do carimbó: uma proposta pedagógica com Alexandre Taiki

A história do carimbó aporta diferentes referências ancestrais e temáticas paraenses que serão abordadas nessa roda de conversa. As propriedades do som serão trabalhadas com o corpo como instrumento. Após a vivência do ritmo do carimbó, será realizada a roda com o auxílio dos instrumentos como maracas, curimbó e banjo. 

Alexandre Taiki é graduado em Licenciatura em Música (FPA - 2016) com curso de capacitação para professor de musicalização (EMESP - 2018). Participou da Associação Nipo Brasileira da Amazônia - Percussão Japonesa - Taiko (2002-2009) pela qual fez intercâmbio do Grupo Kotaru - Yguazu (Paraguai - 2009). Trabalhou como professor de musicalização infantil (2015-2021) e como educador e assistente de coordenação no CCBB Educativo SP - AKA (2023-2025/2015-2016). Participou de diversos festivais artísticos em Belém do Pará e São Paulo.

 

Dia: 22/03. Sábado.

Horário: 10h

Duração: 2h

Local: Cinema

Capacidade: 60 pessoas

Classificação indicativa: Livre.

Entrada gratuita, mediante agendamento prévio. Retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB.


VISITA EDUCATIVA AGENDADA

Visitas mediadas aos espaços expositivos ou prédio histórico do CCBB SP, elaboradas pela equipe educativa, para diálogo com o público e aprofundamento sobre a programação. As visitas visam contribuir com a experiência de estar com arte, ampliando e conhecendo novos repertórios, por meio de uma conversa cheia de trocas de saberes. A atividade atende a grupos de estudantes, professores, organizações sociais, instituições culturais e museológicas.

 

Às sextas-feiras (às 17h) e aos domingos (às 12h) também são realizadas visitas educativas em libras, com capacidade de até 15 pessoas.

 

Dias: 08 a 31/03. Segundas, quartas, quintas e sextas, exceto feriados

Horário: 9h30 e 15h

Duração: 1h

Local: Espaços expositivos do Prédio Histórico do CCBB.

Capacidade: Até 45 pessoas.

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita, mediante agendamento prévio

 

VISITA EDUCATIVA ESPONTÂNEA


Dias: 08 a 31/03. Todos os dias, exceto terças

Horário: Segundas, quartas e quintas: 12h e 17h. Sextas: 12h. Sábados e domingos: 17h

Duração: 1h

Local: Espaços expositivos do CCBB (prédio histórico e prédio anexo)

Capacidade: 15 pessoas

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

 

 

Serviço:

Site para mais detalhes: https://programaccbbeducativo.com.br/

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP 

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.

Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta há uma parada no metrô República e ponto final no estacionamento. Das 12h até o fim das atividades no CCBB, sob demanda.

 

bb.com.br/cultura

twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp |instagram.com/ccbbsp

ccbbsp@bb.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário