sexta-feira, 14 de março de 2025

Dia Mundial do Consumidor: baixa qualidade dos produtos e serviços é a principal insatisfação

Baixa qualidade de produtos e serviços lidera as queixas dos consumidores; ISO 9001 é uma solução indicada para elevar padrões e fortalecer a confiança

 

O Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março, chega este ano com uma reclamação principal, apontada por 26% dos pesquisados, sobre a baixa qualidade de produtos e serviços, de acordo com a pesquisa CX Trends 2025, da Octadesk. Além disso, atrasos na entrega (24%), propaganda enganosa (24%), problemas no atendimento (20%) e falta de retorno sobre reclamações (18%) também figuram entre os principais motivos de insatisfação. 

Para enfrentar esse desafio, a norma ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade – se apresenta como uma solução eficaz para garantir a qualidade dos produtos e serviços. O regramento internacional é focado na satisfação do cliente e é uma ferramenta para que as empresas implementem processos estruturados e promovam a melhoria contínua. Além de poupar custos permitirá levar ao consumidor um serviço ou produto de mais qualidade. 

A ISO 9001, que também é certificável, foi a primeira norma de Sistema de Gestão criada e é a mais adotada em todo o mundo. O processo de certificação envolve a implantação, auditorias internas e acompanhamento contínuo para garantir que as diretrizes da norma sejam corretamente aplicadas.

Segundo José Joaquim do Amaral Ferreira, vice-presidente de Sistemas e Pessoas da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), a certificação representa um diferencial competitivo para as empresas. “A certificação da ISO 9001 numa empresa não apenas implica numa melhoria da qualidade dos produtos e serviços, mas também fortalece a relação de confiança entre empresas e consumidores. Quando uma empresa obtém essa certificação, demonstra um compromisso real com a satisfação do cliente, refletindo-se em processos mais eficientes e na redução de problemas recorrentes”, destaca. 

A norma permite a otimização da eficiência operacional, acessar novos mercados e evoluir a partir de resultados já positivos. “Com a melhoria na organização dos processos, a implantação e certificação acreditada da ISO 9001 traz uma base sólida dentro da organização para a adoção de práticas ESG (Environmental, Social, and Governance, em português, ambiental, social e governança)”, conclui José Joaquim do Amaral Ferreira.

 

Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade - Abrac


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