O Índice Nacional de Confiança
(INC), divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para mostrar o
grau de otimismo do consumidor brasileiro, recuou 2,9% na passagem de janeiro
para fevereiro, atingindo 99 pontos, patamar considerado negativo. Foi a
segunda queda mensal seguida.
O indicador varia de zero a 200
pontos, sendo que pontuações abaixo de 100 denotam pessimismo. O INC não
passava para o campo negativo desde junho de 2024. A sondagem foi realizada com
1.679 famílias residentes em capitais e cidades do interior.
Por regiões, segundo a ACSP,
houve queda generalizada no índice, assim como no recorte por classes sociais.
A entidade diz que em fevereiro houve deterioração da percepção das famílias em
relação à situação financeira atual e futura, além de redução na percepção de
segurança no emprego.
Para o economista Ulisses Ruiz
de Gamboa, da ACSP, “o desaquecimento da atividade econômica, que começa a
refletir na menor geração de empregos, além da aceleração da inflação, com
destaque para os aumentos de preços de produtos básicos, como alimentos e
bebidas, em um contexto de elevado grau de endividamento das famílias e juros
altos, tende a deixar o consumidor mais cauteloso na hora de comprar”.
Segundo a ACSP, a queda na
confiança do consumidor reflete negativamente na disposição para as compras de
itens de maior valor, como carro, casa e bens duráveis, como geladeira e fogão,
além de diminuir o ímpeto por investimentos.
Redação DC
https://www.dcomercio.com.br/publicacao/s/acsp-confianca-do-consumidor-cai-em-fevereiro-e-entra-no-campo-negativo
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