quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Quem tem diabetes também pode cair na folia

Para um Carnaval sem sustos, Sociedade Brasileira de Diabetes dá dicas para foliões se divertirem com segurança

 

O Carnaval está chegando e muita gente já está se preparando para cair na folia nos blocos. Ter o diagnóstico de diabetes não é empecilho para quem quer aproveitar a festa, mas a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) lembra que alguns cuidados são muito importantes. 

Veja, abaixo, dicas preparadas pelo Departamento de Nutrição da SBD para que pessoas com diabetes possam aproveitar a festa com segurança:

 

1- Ter sempre o cartão de identificação em mãos é muito importante, ele é útil em situações inesperadas, como nos casos de acidentes e hipoglicemias, em que a perda da consciência pode ocorrer em locais públicos. Hipoglicemia ou hiperglicemia podem ser confundidas com embriaguez. Aqui é possível pegar a versão digital ou impressa: Link


2- Em casa ou viajando é muito importante cuidar da alimentação. Dê preferência a alimentos saudáveis e mantenha os horários habituais das refeições. Alimentar-se antes de sair de casa evita que você caia na armadilha dos lanches na rua. Evite frituras e alimentos muito gordurosos pois a digestão desses alimentos é mais lenta e pode prejudicar a diversão; na rua, evite lanches cheios de molhos porque não se tem como saber a procedência dos ingredientes e nem o tempo que esses alimentos ficaram expostos ao calor.


3- Com as altas temperaturas e aglomerações, a hidratação é essencial. Beba preferencialmente água ao longo do dia. Caso vá ingerir sucos, o melhor é dilui-los em água e contabilizar as frutas na sua cota diária, conforme orientação da nutricionista.


4- Caso vá ingerir bebida alcoólica, consuma pequena quantidade e jamais em jejum. E fique atento, pois o álcool aumenta o risco de hipoglicemia, por isso, faça a monitoração da glicemia constantemente.


5- Use roupas leves e confortáveis, de preferência de algodão, calce sapatos confortáveis e que protejam os pés. Nunca ande descalço.


6- A monitorização da glicemia é muito importante, não se descuide dela. Também não se esqueça de ter uma fonte de açúcar em mãos caso necessite corrigir uma hipoglicemia. Açúcar líquido ou sachê de açúcar são uma opção.


7- Verifique se seus medicamentos estão na quantidade certa para todo o período de folia.


8- Proteja-se do sol. Use protetor solar, chapéus, bonés e óculos escuros.


9 – Use repelente para se proteger contra doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue.


Seguir estas dicas é garantia de um Carnaval saudável!


Nenhum comentário:

Postar um comentário