A inteligência artificial (IA) está transformando a
forma como vivemos e a nossa relação com o mundo do trabalho, trazendo
eficiência e novos recursos. Analisando algoritmos e uma grande quantidade de
dados, a nova tecnologia aprende e realiza tarefas que antes exigiam
inteligência humana, otimiza processos e cria soluções inovadoras que podem ser
aplicadas em diversos setores como saúde, educação, transporte e segurança.
O uso da IA já está inserido em nosso cotidiano como nos diagnósticos médicos automatizados, redes sociais, compras online, assistentes virtuais (Alexa, Siri), segurança digital (reconhecimento facial), navegação e transportes (Waze, Google Maps e carros por aplicativos), cursos de educação à distância, personalização de conteúdo em plataformas de entretenimento e até na automação residencial.
Já no mundo do trabalho, o uso de inteligência artificial aumenta a produtividade, otimiza a gestão de tempo, personaliza as interações com os clientes e acelera a criação de conteúdo. Porém, a tecnologia tem potencial para substituir algumas tarefas humanas, principalmente em atividades operacionais e processos repetitivos que poderão ser facilmente automatizados.
“A Inteligência Artificial cria novas oportunidades e demanda habilidades em áreas como desenvolvimento, manutenção e aplicação dessas tecnologias. Muitas tarefas que envolvem criatividade, empatia, pensamento crítico e tomada de decisão complexa continuarão a depender de humanos”, diz André Luís De Vasconcelos, docente da área de Tecnologia da Informação do Senac São Paulo, que explica o uso das principais ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, Copilot, Gemini e Gamma.
ChatGPT: IA conversacional que entende e gera texto, ajudando em
interações e geração de conteúdo.
Microsoft Copilot:
integrado aos aplicativos do Microsoft 365 como o Word, Excel, PowerPoint e
Outlook, ajuda a aumentar a produtividade e eficiência no uso dessas
ferramentas. A IA realiza tarefas automatizadas e assistidas como gerar textos,
resumir informações, criar apresentações, analisar dados e até responder
e-mails com base no contexto.
Gemini: modelo
multimodal do Google que lida com texto e imagens, proporcionando respostas
contextuais e dinâmicas para uma variedade de aplicações.
Gamma: focado em
criar apresentações automaticamente, sugerindo layouts e designs, economizando
tempo na criação de conteúdo visual.
Inteligência Artificial... no mundo real
- Em assistentes virtuais como a Alexa, por exemplo, a IA
atua em responder perguntas, controlar dispositivos e definir lembretes;
- Nos streamings como Netflix e Spotify, a IA faz
recomendações de filmes, séries, músicas e vídeos;
- IA também está presente na navegação em aplicativos
como o Google Maps e Waze, auxiliando em rotas otimizadas;
- Nas redes sociais, a IA atua na priorização de
conteúdo, sugestão de amigos e até moderação de comentários;
- Em compras online, a IA faz sugestões personalizadas e
análise de preferências;
- Também tem IA no atendimento ao cliente com o uso da
ferramenta Chatbots, que possibilita respostas rápidas e automação de dúvidas
frequentes;
- Na educação, a IA auxilia em plataformas de ensino à
distância com aulas personalizadas, correção automática e adaptação de
conteúdo; e
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