quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Inclui Sampa nos Bairros contará com atendimento do Cate, no sábado (15)

O evento da Prefeitura de São Paulo oferece diversos serviços para as pessoas com deficiência, das 9h às 15h, no CEU Perus.

 

O Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, fará atendimentos no evento Inclui Sampa nos Bairros, desta vez em Perus, na região noroeste da Capital.  O evento ocorre no CEU Perus (Rua Bernardo José de Lorena, S/N - Vila Fanton), no dia 15 de fevereiro, das 9h às 15h, oferecendo diversos serviços gratuitos voltados para a inclusão e acessibilidade, liderados pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. 

Desde sua criação, o mutirão já beneficiou mais de 15 mil pessoas, com a realização de mais de 10 mil atendimentos. Nesta edição, os participantes terão acesso a serviços como a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além da captação de currículos de estudantes com deficiência para futuras oportunidades de emprego. Também haverá uma avaliação inicial, limpeza e pequenos reparos em cadeiras de rodas e outros equipamentos por meio da Paraoficina Móvel. 

Serão oferecidas mais de 100 vagas de emprego para pessoas com deficiência nas regiões norte e oeste de São Paulo. Os salários variam entre R$ 1416 e R$ 2100. Os cargos são diversos, como operador de telemarketing, auxiliar de limpeza, promotor de vendas, auxiliar de cozinha e outros. A maioria das empresas não exigem experiência prévia. 

A Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento estará presente com suporte ao MEI - Microempreendedor Individual, auxiliando na formalização, alterações cadastrais, parcelamento de débitos e esclarecimentos sobre programas como TEIA, Cred Sampa, Sampa Cast, COE e Gestão Sampa. 

Já a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social oferecerá atendimentos relacionados ao CadADÚnico), incluindo inclusão e atualização de dados, além de orientações sobre programas sociais como Bolsa Família e Renda Mínima. 

O Inclui Sampa nos Bairros Perus é uma iniciativa que reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo com a acessibilidade, autonomia e inclusão das pessoas com deficiência na cidade.

 

Confira os serviços que estarão disponíveis:

 

SMPED - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Serviço: Captação de Currículos de Estudantes com Deficiência

Descrição: Estamos realizando a captação de currículos de estudantes com deficiência para futuras oportunidades de estágio e aprendizagem.

Nosso compromisso é promover a inclusão e garantir que todos tenham acesso às mesmas chances de desenvolvimento profissional.

Se você é um Estudante com Deficiência (Ensino Médio ou Superior) e está em busca de uma experiência de aprendizado, convidamos você para o Inclui Sampa.

Acreditamos que a diversidade fortalece nossa equipe e buscamos oferecer um ambiente acessível e acolhedor para o crescimento de todos.

Serviço: Paraoficina Móvel

Descrição: Serviço gratuito de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. No local, será realizada avaliação inicial, limpeza e reparos simples caso haja material disponível. Para atendimento, o munícipe deve apresentar o cartão do SUS e RG ou outro documento com foto. Atendimento exclusivo para pessoas residentes na cidade de São Paulo.

 

Serviço: Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo

Descrição: O serviço tem o objetivo de auxiliar na identificação da pessoa diagnosticada com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e, assim, agilizar ou priorizar seu atendimento em serviços públicos e privados. A carteira é emitida em formato digital e pode ser impressa pelo munícipe. 


​​Documentos necessários em formato físico:

- RG/RNE e CPF da Pessoa com TEA;

- RG/RNE e CPF do Responsável Legal pela Pessoa com TEA;

- Foto 3x4 em formato de documento;

- Comprovante de endereço recente (dentro do prazo de até 90 dias de emissão);

- Laudo médico que ateste o diagnóstico de TEA com o número do CID, data, assinatura e número do registro profissional (CRM) do médico responsável.


Requisitos:

- Residir no município de São Paulo;

- Ter diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) comprovado por laudo médico com um dos seguintes CIDs:

I - CID 10:

a) F84 – Transtornos globais do desenvolvimento;

b) F84.0 - Autismo infantil;

c) F84.1 - Autismo atípico;

d) F84.2 - Síndrome de Rett;

e) F84.3 - Outro transtorno desintegrativo da infância;

f) F84.4 - Transtorno com hipercinesia associada a retardo mental e a 


movimentos estereotipados;

g) F84.5 - Síndrome de Asperger;

h) F84.8 - Outros transtornos globais do desenvolvimento;

i) F84.9 - Transtornos globais não especificados do desenvolvimento.

II - CID11:

a) 6A02.0 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e com leve ou nenhum comprometimento da linguagem funcional;

b) 6A02.1 – Transtorno do Espectro do Autismo com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e com leve ou nenhum comprometimento da linguagem funcional;

c) 6A02.2 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e com linguagem funcional prejudicada;

d) 6A02.3 – Transtorno do Espectro do Autismo com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e linguagem funcional prejudicada;

e) 6A02.4 – Transtorno do Espectro do Autismo sem Transtorno do Desenvolvimento Intelectual deficiência intelectual e com ausência de linguagem funcional;

f) 6A02.5 – Transtorno do Espectro do Autismo com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e ausência de linguagem funcional;

g) 6A02.Y – Outro Transtorno do Espectro do Autismo especificado;

h) 6A02.Z – Transtorno do Espectro do Autismo, não especificado.

​​​​CMPD - Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência 

Serviço e descrição: Presença da equipe administrativa (advogado e assistente social) e conselheiros para orientações sobre serviços públicos municipais e cadastro das pessoas com deficiência residentes na cidade. O Conselho é o órgão de representação das pessoas com deficiência perante a Prefeitura de São Paulo.

 

SMT - Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte|SPTrans

Serviço e descrição:

- Bilhete Único para pessoas com deficiência - orientação e recebimento de documentação;

- Atende+ - orientação e recebimento de documentação.

- Impressão do Bilhete Único Comum

 

CET – Companhia de Engenharia de Tráfego

Serviço: Recepção de documentos e orientação sobre autorização para credencial de idoso, cartão Defis e isenção de rodízio para pessoa com deficiência.

 

SME - Secretaria Municipal de Educação 

Serviço e descrição: Professores de Atendimento Educacional Especializado orientando os munícipes dos serviços disponíveis nas unidades educacionais. 

 

SMADS - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social 

Serviço e descrição: Atendimentos relacionados ao CADÚnico (inserção e atualização) e orientações sobre o Bolsa Família e Renda Mínima.

 

SMTUR - Secretaria Municipal de Turismo  

Serviço e descrição: CIT móvel para que os participantes do evento tenham acesso aos informativos sobre a cidade e possíveis locais de interesse de turismo desta, como: 

- Mapa da cidade; 

- Guia da cidade; 

- Possíveis roteiros temáticos e, inclusive, informações sobre o Turismo de Aventura, projeto totalmente inclusivo para pessoas com deficiência.

 

SMC – Secretaria Municipal de Economia e Cultura Criativa

Serviço: Malabarismo Possível - 10h

Descrição: A Cia. do Relativo apresenta uma proposta de instalações interativas: a vivência “Malabarismo Possível” oferece a crianças e adultos a possibilidade de experimentar jogos cooperativos criados a partir de conceitos do malabarismo. São disponibilizadas sete instalações nas quais os artistas da companhia atuam como mediadores, facilitando a exploração de diferentes dinâmicas com os participantes. A atividade abrange desde pessoas inexperientes nas técnicas de manipulação de objetos, a aquelas que, já possuindo conhecimentos anteriores, queiram experimentar novos estímulos criativos.

 

COHAB - Companhia Metropolitana de Habitação De São Paulo 

Serviço e descrição: Serviços e orientações relacionadas à COHAB.

 

ADE SAMPA – Agência São Paulo de Desenvolvimento – promove políticas de desenvolvimento que contribuem para a redução de desigualdades regionais, competitividade econômica, geração de emprego e renda, o empreendedorismo, economia solidária e inovação tecnológica. Além de atendimento e fomento aos microempreendedores. 

Serviços:

- Formalização do MEI; 

- Orientação sobre Notas Fiscais; 

- Consulta CCM, CCMEI e CNPJ; 

- Entrega da DASN-SIMEI; 

- Alteração de atividades ou endereço do MEI; 

- Emissão de boletos DAS-MEI;

- Cancelamento do CNPJ MEI; 

- Parcelamento de débitos do MEI; 

- Divulgação e orientação sobre programas como TEIA, Cred Sampa, Sampa Cast, COE e Gestão Sampa.

 

IMG - Instituto Mara Gabrilli

Serviço: CADÊ VOCÊ? 

Descrição: Acolhimento e escuta qualificada para avaliação de demandas da pessoa com deficiência e sua família/cuidador; Articulação da Rede com os serviços presentes; Cadastro do público para atendimento da equipe multiprofissional em posterior mutirão do Projeto Cadê Você; Orientações diversas sobre as Redes e cuidados em políticas públicas para pessoas com deficiência; Orientação Jurídica, em especial, sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI); Divulgação de cartilhas do Projeto que respondem a determinadas demandas, dentre as quais dúvidas a respeito da sexualidade, das discussões de gênero e de brincadeiras inclusivas e acessíveis. 

 

Instituto Fios de Ouro 

Serviço: Corte de cabelo feminino e masculino, designer de sobrancelha, tranças, esmaltação e massoterapia. 

Descrição: Atendimento por distribuição de senhas limitadas.

 

Polícia Civil do Estado de São Paulo - IIRGD - INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO RICARDO GUMBLETON DAUNT 

Serviço: Solicitação e emissão da primeira via e segunda do RG a menores de idade e renovação (somente RG emitido no Estado de São Paulo) para pessoas com deficiência. Atendimento não extensível aos acompanhantes. 

Descrição 

Documentos obrigatórios: 

- 1ª via a menores de 15 anos; 

- Certidão de nascimento original e cópia; 

- Atestado médico ou laudo (com data de expedição de até 2 anos), com nome do(a) médico(a), citação expressa do diagnóstico e da CID correspondente;

- Presença do pai ou mãe, portando documento oficial de identidade (RG, Habilitação ou Passaporte) para assinatura da autorização; 

- Responsável legal portando documento oficial de identidade e GUARDA OU TUTELA ORIGINAIS emitida e assinada pelo juiz(a) do Tribunal de Justiça. 

1ª via de menores entre 16 e 17 anos: 

- Todos os documentos citados para menores de até 15, porém, sem a obrigação da presença de pai ou mãe (exceto para os casos que o menor necessite de apoio). 

 2ª via de RG para qualquer idade: 

- As mesmas regras para a 1ª via aos menores de idade se aplicam aos menores que requeiram 2ª via; 

- RG anterior original e cópia;

- Atestado médico ou laudo (com data de expedição de até 2 anos), com nome do(a) médico(a), citação expressa do diagnóstico e da CID correspondente;

- Em caso de mudança de estado civil, certidão de casamento ou certidão de casamento com averbação de novo casamento, divórcio ou viuvez.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário