sábado, 22 de fevereiro de 2025

Cinco dicas para estimular o engajamento dos alunos dentro e fora da sala de aula

edutainment e a tecnologia podem apoiar o processo de aprendizagem das crianças e adolescentes
 


Muitos pais enfrentam o desafio de engajar os jovens na educação, com a atenção dentro da sala de aula e em casa, quando vai desempenhar as tarefas. Neste cenário, a integração entre tecnologia e edutainment – a união de educação e entretenimento – é uma ferramenta poderosa para não só revolucionar as instituições de ensino e apoiar o aprendizado em casa, como também manter o estímulo das crianças e adolescentes pelo conhecimento fora do obrigatório do currículo escolar.

Virginia Garcia, Vice-Presidente da International School, explica que essa abordagem transforma o aprendizado em experiências interativas, despertando o interesse e a criatividade de crianças e adolescentes.

“As novas gerações nasceram no meio da tecnologia, redes sociais e informações na palma da mão. Por isso, esses nativos da internet estão acostumados ao imediatismo, dinamismo e interação. Para impactar essas crianças, pais e professores precisam trazer a informação por meio de discussões interativas e atividades dinâmicas, e permear temas importantes como finanças e saúde mental, por exemplo” elabora a especialista.

Virginia compartilha cinco dicas essenciais para educadores e pais que desejam potencializar o engajamento dos alunos e facilitar o processo de aprendizagem:


Estimule o engajamento com experiências interativas:

Utilize jogos, vídeos, simulações e narrativas imersivas para tornar o aprendizado mais dinâmico e prazeroso, capturando a curiosidade natural dos estudantes. Desta forma, é desenvolvida a criatividade, o raciocínio lógico e, para os menores, habilidades motoras.
 

Conecte o conteúdo ao mundo real:

Relacione os temas estudados com situações práticas do dia a dia, para que os alunos compreendam a relevância do conhecimento e desenvolvam habilidades de resolução de problemas. Com esta estratégia, os jovens aplicam aprendizados sobre economia, política, educação financeira e resolução de problemas.
 

Desenvolva soft skills essenciais:

Promova atividades colaborativas que incentivem a empatia, a comunicação e o trabalho em equipe, preparando os alunos para os desafios pessoais e profissionais do futuro. A educação socioemocional, bem como oratória, influência e relacionamento interpessoal, são cada vez mais relevantes dentro e fora do mercado de trabalho.
 

Apoie a diversidade de estilos de aprendizagem:

Adote diferentes formatos e metodologias – desde recursos visuais até experiências auditivas e práticas – para atender às necessidades individuais e garantir que todos os estudantes se beneficiem do processo educativo. Ao expandir os formatos de ensino, os alunos conhecem diversas formas de chegar à mesma solução, e aprendem a lidar com pessoas de diferentes perfis, ampliando o desenvolvimento social e preparo para liderança.
 

Use a tecnologia de forma consciente:

Para complementar o que foi trabalhado em sala de aula, os pais podem integrar ferramentas modernas, como plataformas interativas, realidade virtual e apps educacionais, sempre orientando seu uso para fomentar a autonomia e a curiosidade das crianças de maneira segura e produtiva. A tecnologia está cada vez mais integrada ao nosso cotidiano, e aproveitar o interesse natural destas gerações ajuda a prepará-las para viver e até criar o futuro na internet das coisas. 

“Ao combinarmos tecnologia e edutainment, criamos um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, dinâmico e alinhado com as necessidades do mundo contemporâneo. Essa sinergia não só aumenta o engajamento, mas também estimula os alunos a se tornarem aprendizes ativos e críticos”, destaca Virginia Garcia. 

A International School reforça que investir em métodos inovadores e na integração de tecnologias ao processo educativo é fundamental para preparar as novas gerações para os desafios do século XXI, transformando a volta às aulas em uma experiência rica e inspiradora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário