quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Apenas cansaço pós-folia ou problema vascular?


O inchaço nas pernas pode ser causado pela permanência prolongada em pé, calor excessivo e até mesmo pela ingestão de bebidas alcoólicas, que favorecem a retenção de líquidos. Esses sinais bem comuns em época de calor e Carnaval, em alguns casos, ele pode indicar um problema mais grave. "Se o inchaço for persistente, acompanhado de dor intensa, sensação de peso, pele avermelhada ou endurecida, pode ser sinal de trombose venosa profunda, um problema sério que exige atendimento médico imediato", alerta Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular e Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. 

Outros sinais também podem indicar um problema circulatório como um inchaço assimétrico (uma perna mais inchada que a outra), sensação de calor na região afetada ou dor que piora ao ficar em pé ou ao caminhar. “Se esses sintomas surgirem, é preciso buscar ajuda médica”, alerta. 

O tipo de calçado usado durante o Carnaval também pode ser um grande vilão para a circulação. "Sandálias rasteiras e chinelos, apesar de confortáveis, não oferecem suporte adequado para os pés, o que pode aumentar o inchaço e o cansaço nas pernas. Por outro lado, sapatos muito apertados, saltos altos ou tênis sem amortecimento podem dificultar o retorno venoso", explica Dr. Caio que indica o uso de tênis confortáveis com amortecimento adequado ou sandálias anatômicas que oferecem suporte para o arco do pé e ainda, para quem já tem problemas circulatórios, a dica do médico e usar as meias de compressão graduada. 

Um outro alerta importante, é em relação as altas temperaturas comuns durante o Carnaval, que podem dilatar os vasos sanguíneos, causando sensação de peso nas pernas, inchaço e dores. Por isso, segundo o cirurgião vascular é preciso cuidar com o consumo de água adequado nestes dias já que a desidratação pode dificultar o fluxo sanguíneo, aumentando o risco de trombose além de descansar com as pernas elevadas depois de um dia intenso de Carnaval para ajudar a melhorar a circulação. 



FONTE: Dr. Caio Focássio - Cirurgião vascular formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Pós graduado em Cirurgia Endovascular pelo Hospiten – Tenrife (Espanha). Médico assistente da Cirurgia Vascular da Santa Casa de São Paulo.
Instagram: @drcaiofocassiovascular
Link


Nenhum comentário:

Postar um comentário