sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Anticoncepcional injetável é ou não uma bomba de hormônios?

Ginecologista desmistifica as principais informações ao redor desse método contraceptivo

 

Com a crescente preocupação sobre os métodos contraceptivos, é comum que mitos e preconceitos rondem opções disponíveis no mercado. Entre eles, o anticoncepcional injetável é frequentemente questionado e até apelidado de “bomba de hormônios”, mas é o segundo método mais procurado pelas mulheres no Brasil, de acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mas, afinal, qual é a verdade sobre o anticoncepcional injetável?

Inicialmente, vale destacar que existem 2 grupos de anticoncepcionais injetáveis, um aplicado a cada 90 dias com dosagem de 150mg de acetato de medroxiprogesterona e outros aplicados a cada 30 dias disponíveis em diferentes formulações associadas entre um componente de estrogênio e um progestagênio.

Reconhecido por sua praticidade e eficácia, o anticoncepcional injetável mensal se destaca por ser administrado apenas 1 vez ao mês, o que reduz significativamente os riscos de esquecimento comum aos métodos orais diários. Além disso, muitas opções disponíveis no mercado já apresentam fórmulas com baixas dosagens hormonais e com estrogênio similar natural (estradiol) , diminuindo os riscos de efeitos colaterais graves.

“Hoje, esse método é formulado para oferecer máxima eficácia com mínimos eventos adversos. Isso significa mais segurança e conforto para as usuárias. Além disso, ele é uma alternativa excelente para quem busca praticidade sem abrir mão de um controle eficaz de sangramento regular”, afirma a ginecologista Milena Bastos Brito, médica parceira da DKT South America, organização referência em planejamento familiar e responsável por marcas como Prudence, Sutra, Andalan e AMIU.

Outro benefício importante é o impacto positivo na regularização do sangramento mensal. De acordo com Milena, “a menor concentração de hormônios utilizada atualmente nas injeções mensais contribui para um controle mais equilibrado do ciclo, reduzindo sintomas como cólicas e fluxo intenso, comuns para algumas mulheres.”

Além dos avanços tecnológicos que tornam o método mais seguro, o anticoncepcional injetável é uma solução inclusiva, que atende tanto mulheres com dificuldade em lembrar de tomar a pílula diariamente quanto aquelas que preferem não lidar com a logística dos DIUs ou implantes.

“Por isso é importante oferecer todas opções contraceptivas possíveis para cada pessoa com útero, respeitando a saúde e a autonomia das pessoas, desmistificando ideias ultrapassadas sobre contracepção e promovendo acesso a informações claras e confiáveis”, conclui.

Seja pela segurança hormonal, pela conveniência ou pelo impacto positivo na rotina, o anticoncepcional injetável mensal reafirma sua posição como uma forma valiosa no planejamento reprodutivo.




DKT South America
DKT Salú, DKT Academy e Use Prudence


Nenhum comentário:

Postar um comentário