Cansaço,
insegurança e custos afastam foliões das ruas
Streaming e
delivery dominam a festa dentro de casa
O Carnaval de 2025 será menos agitado para a maioria dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa inédita da Hibou, instituto especializado em monitoramento e insights de consumo, com mais de 1600 pessoas, entre os dias 14 e 17 de fevereiro, 69% dos entrevistados afirmam que vão passar o feriado em casa, enquanto apenas 7% pretendem curtir os bloquinhos de rua. Apesar do alto número de brasileiros que optam por não sair, 30% ainda pretendem participar do Carnaval de alguma forma fora de casa, seja viajando ou indo a festas e desfiles. Entre os que vão para as ruas, as dificuldades são previsíveis: 79% reclamam da falta de banheiros públicos, 51% da superlotação e 50% da insegurança.
Carnaval no sofá: maratonas de
séries, comida por delivery e descanso
Se os bloquinhos perdem espaço, o entretenimento
dentro de casa ganha força. Dos 69% que pretendem curtir em casa, 51% afirmam
que vão maratonar filmes e séries no streaming, enquanto 33% dizem
que querem apenas relaxar sem compromisso e 28% pretendem aproveitar para
colocar a casa em ordem.
As plataformas de streaming serão as grandes
companhias da folia caseira: 69% dos entrevistados que vão ficar em casa,
citaram a Netflix como a principal escolha para o feriado,
seguida pelo YouTube (26%) e Amazon Prime Video (24%).
Filmes e séries e o delivery de comida também
acompanham o clima de descanso. 23% dos entrevistados afirmam que não vão mudar sua
rotina alimentar, enquanto os outros 77% apostam em opções mais práticas e
indulgentes. Os lanches aparecem como a escolha de 7,5%,
seguidos de churrasco (7,2%) e doces e guloseimas (6,9%).
No quesito bebidas no sofá, 64% afirmam
que a água será a principal escolha, mas o Carnaval ainda pede
algo a mais para alguns brasileiros: 27% vão consumir bebidas fermentadas, como cerveja
e vinho, e 16% vão optar por destilados, como vodca e uísque.
Bloquinhos: o que não pode
faltar na mochila dos foliões?
Para quem vai encarar a folia nas ruas, alguns
itens são indispensáveis. 73% dos entrevistados dizem que não podem sair sem
os amigos, 67% destacam a importância da hidratação, 65% não abrem mão de um
sapato confortável, já 53% afirmaram que precisa de música boa
e animada.
Protetor solar é essencial para 56% dos
foliões, enquanto 44% afirmam que uma cerveja gelada não pode faltar
na festa.
"O Carnaval de rua exige preparo. As pessoas querem conforto, segurança e
estrutura para curtir sem preocupações. Esse tipo de informação é essencial
para marcas e organizadores, pois mostra que ainda há muitos desafios a serem
resolvidos para melhorar a experiência dos foliões",
destaca Lígia Mello, CSO da Hibou.
Viagens: mais descanso, menos
festa
Entre os 12% dos brasileiros que pretendem viajar
no feriado, 77% estão em busca de descanso, enquanto apenas 23% querem um destino
carnavalesco.
O carro próprio será o meio de transporte mais
utilizado, escolhido por 72% dos viajantes, seguido pelo
avião (15%) e pelo ônibus (9%). Já no
quesito hospedagem, 26% dos entrevistados vão ficar na casa de
parentes, enquanto 14% optaram por hoteis e 26% escolheram o Airbnb ou casas de
temporada.
Pets são prioridade para a maioria dos viajantes:
metade das pessoas com pet que vai viajar no carnaval levará seu pet consigo.
Bolso sem folia
O orçamento também influencia os planos neste
carnaval: 44% dos brasileiros afirmam que não vão gastar nada além do habitual,
enquanto 30% pretendem desembolsar até R$250 a mais e 13% estimam gastos entre
R$250 e R$500.
“Esse ano vemos um aumento de pessoas que pretendem gastar acima de R$250
reais, indo de 14% em 2023 para 27,5% em 2025” explica Lígia.
Carnaval e redes sociais:
Instagram o folião queridinho
Seja para mostrar a fantasia, compartilhar momentos
ou acompanhar as festas, as redes sociais são presença garantida no Carnaval. O
Instagram será a plataforma mais usada por 45% dos entrevistados,
seguido pelo Facebook (19%) e pelo YouTube (18%).
O TikTok, apesar de seu crescimento, ainda aparece
atrás das demais redes, sendo a escolha de 8% dos brasileiros.
Quando o assunto é representatividade, 29% dos
brasileiros dizem que não conseguem identificar uma celebridade que seja
"a cara do Carnaval". Entre os nomes mais citados, Ivete
Sangalo lidera com 15,4%, seguida por Paolla Oliveira (9,9%) e Viviane Araújo
(8,8%).
"O Carnaval sempre foi impulsionado por grandes personalidades e
observamos que quase metade das citações se concentram em 9 nomes, as demais
estão pulverizadas muito em função das redes sociais que permitem que cada um
construa sua própria experiência da festa", explica Lígia Mello.
“O que não muda é o protagonismo dessa data na
cultura brasileira. Seja no sofá ou na rua, com glitter ou pijama, com cerveja
ou com água, o Carnaval segue como um dos momentos mais aguardados do ano.” conclui
Lígia.
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