Aulas optativas já estão disponíveis no primeiro semestre deste ano; serão disponibilizadas 16 mil vagas por ano
O Governo de São Paulo, por meio da articulação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), e em parceria com quatro universidades estaduais, vinculadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), anuncia a criação da "Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão". Iniciativa inédita no país foi concretizada durante reunião realizada na sede da SEDPcD, no fim de 2024. A disciplina terá 8 mil vagas por semestre, totalizando 16 mil vagas por ano.
Voltada à formação
de estudantes universitários de todos os cursos, a nova disciplina será
oferecida de forma optativa aos alunos da Universidade de São Paulo (USP),
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista
(Unesp) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e está
disponível a partir do primeiro semestre de 2025.
"Essa disciplina é mais uma parceria da SEDPcD com as universidades paulistas, reafirmando nosso compromisso com a inclusão e a acessibilidade. No ano passado, avançamos com a assinatura de editais de pesquisa de tecnologia assistiva, com 52 projetos, e o lançamento de três Centros de Ciência para o Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva. Agora, damos mais um passo importante ao integrar esses temas na formação de nossos futuros profissionais, promovendo uma sociedade mais acessível e equitativa", destaca o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
A matéria trará conteúdos essenciais para promover uma educação mais acessível e inclusiva. Entre os principais temas, estão a análise de barreiras físicas, atitudinais, tecnológicas e pedagógicas, além do estudo dos direitos das pessoas com deficiência e da importância da cultura inclusiva. Os estudantes também terão acesso a conceitos sobre tecnologia assistiva e desenho universal para a aprendizagem, práticas pedagógicas voltadas à diversidade, e discussões filosóficas e éticas sobre inclusão. A disciplina reforça a importância da acessibilidade, incentivando uma visão integrada e prática em diversos contextos sociais e educacionais.
A Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão tem como objetivo capacitar os estudantes universitários a compreenderem e promoverem a inclusão em diversos contextos sociais e educacionais. Por meio de uma abordagem ampla e interdisciplinar, a disciplina busca sensibilizar futuros profissionais para a importância de eliminar barreiras, garantir os direitos das pessoas com deficiência e fomentar uma cultura que valorize a diversidade humana. Além disso, visa preparar os alunos para aplicar conceitos de acessibilidade, tecnologia assistiva e desenho universal em suas áreas de atuação, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
“A acessibilidade e a inclusão não são privilégios. São direitos. E, com a Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão, damos um importante passo para garantir que esses direitos sejam plenamente respeitados e incorporados em todos os setores da nossa sociedade”, enfatiza Marcos da Costa.
O conteúdo estará disponível na plataforma digital da Univesp, oferecendo flexibilidade e acessibilidade aos estudantes das quatro universidades estaduais paulistas. A plataforma permitirá que os alunos acessem o curso de qualquer lugar, promovendo uma experiência de aprendizado inclusiva e alinhada aos princípios de equidade e universalidade. A carga horária abordará conteúdos amplos sobre o universo da inclusão e acessibilidade.
A ação surge como parte de iniciativas da pasta estadual em parceria com as universidades que visam incentivar a formação de profissionais preparados para atender as pessoas com deficiência, que só no estado de SP somam mais de 3.3 milhões de pessoas (dados do Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência).
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