quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Os 7 erros cruciais para identificar e evitar semaglutida falsa


A Novo Nordisk, empresa líder global em saúde, informa que o princípio ativo semaglutida não foi desenvolvido, em nenhum lugar do mundo, para uso em formato injetável em frascos, em cápsulas orais, pellets absorvíveis, fitas ou chip, conforme tem sido divulgado e associado erroneamente aos medicamentos da Novo Nordisk. 

Para ilustrar as distorções comuns e os perigos envolvidos no consumo de apresentações irregulares, não aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a empresa compara esses erros ao popular "Jogo dos 7 erros", onde cada falha representa um risco para a saúde e bem-estar dos pacientes.
 

1. Forma de apresentação incorreta 
Um dos primeiros "erros" é a confusão sobre a forma de apresentação dos produtos. A semaglutida não foi desenvolvida para ser comercializada em formatos como frascos, cápsulas, fitas ou chips, como tem sido erroneamente divulgado. Produtos falsificados podem ser oferecidos nesses formatos, colocando em risco a segurança dos pacientes.
 

2. Origem desconhecida das matérias-primas  
Outro erro envolve a origem desconhecida das matérias-primas utilizadas em produtos falsificados. A Novo Nordisk não fornece nem autoriza o fornecimento de semaglutida a farmácias de manipulação ou outros fabricantes não licenciados, garantindo que apenas medicamentos autorizados pela Anvisa sejam disponibilizados ao público. A companhia é detentora da proteção patentária do princípio ativo semaglutida, de forma exclusiva, até pelo menos o ano de 2026 no Brasil. Assim, não fornece ou autoriza o fornecimento de semaglutida a nenhuma farmácia de manipulação ou outra fabricante.
 

3. Produtos falsificados ou de origem ilícita 
A Novo Nordisk reforça que não tem qualquer envolvimento na fabricação de produtos falsificados. A empresa realiza ações de monitoramento e investigação para combater o roubo e a falsificação de seus medicamentos, com ações em nível global e local. A comercialização de produtos ilegais coloca em risco a saúde dos pacientes.
 

4. Embalagens alteradas e informações erradas 
A falsificação também se reflete e pode ser identificada em embalagens alteradas, muitas vezes com informações incorretas e até em outros idiomas diferentes da língua portuguesa falada no Brasil. Os pacientes devem desconfiar de produtos cujas embalagens apresentem características estranhas ou divergentes das originais.
 

5. Preços abaixo do valor regulamentado 

Preços muito abaixo do estabelecido pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) também são um indicativo de erro. A Novo Nordisk segue rigorosamente a tabela de preços aprovada pelo governo e qualquer valor abaixo do praticado pode ser sinal de que o produto não é legítimo.
 

6. Canais não licenciados 
A venda de medicamentos em sites e canais não licenciados pela Anvisa é outro indicativo de que produto em questão pode ser de alto risco para a segurança do paciente. A Novo Nordisk alerta que os consumidores devem sempre buscar medicamentos em farmácias devidamente licenciadas, que cumpram os requisitos estabelecidos pelos órgãos regulatórios.
 

7. Cores e dosagens das canetas 

Uma das formas de identificar medicamentos irregulares, especialmente no caso de canetas injetoras, é observar atentamente as cores e dosagens do produto. A caneta de Ozempic, que é usada para o tratamento de diabetes, apresenta uma cor azul clara e o botão injetor é de um cinza claro, disponível nas dosagens de 0,25 mg, 0,5 mg e 1 mg. Já a caneta de Wegovy, embora também tenha o botão injetor cinza claro, é de cor branca e vem nas doses de 0,25 mg, 0,5 mg, 1 mg, 1,7 mg e 2,4 mg. Essas características de cor e dosagem são essenciais para distinguir produtos originais de falsificações e garantir a segurança dos pacientes.
 

Uso adequado da semaglutida precisa ter segurança, qualidade e farmacovigilância 

Os medicamentos da Novo Nordisk que têm como princípio ativo a semaglutida foram estudados, devidamente testados e aprovados para o tratamento seguro de populações e patologias específicas. Portanto, sua segurança está garantida apenas quando as moléculas registradas junto à Anvisa são utilizadas conforme as indicações de uso apresentadas em bula.

Adicionalmente, a Novo Nordisk conta com processos definidos para captura de notificações de roubo de produto e suspeita de falsificação (incluindo suspeita de locais com venda ilegal do produto). Todos os casos recebidos são analisados e investigados para devida tratativa, inclusive em nível global.

Em caso de dúvidas sobre os produtos da Novo Nordisk, profissionais de saúde e pacientes podem obter informações (inclusive sobre como reconhecer se o produto é legítimo) no site www.novonordisk.com.br, bem como entrar em contato através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (0800 014 44 88 ou sac.br@novonordisk.com).




Novo Nordisk
www.novonordisk.com.br
Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário