segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Idade e imigração para os Estados Unidos (EUA): o que realmente importa no processo?

 O sistema de imigração dos EUA valoriza talentos de todas as idades, focando no impacto ebeneficios ao país, afirma Murtaz Navsariwala, advogado especializado em imigração legal e bacharel em Economia

 

 

A imigração para os Estados Unidos é um sonho para muitos, mas as dúvidas sobre os critérios de elegibilidade são frequentes. Entre essas questões, uma se destaca: a idade pode impactar o processo de visto ou Green Card?

 

Segundo Dr. Murtaz Navsariwala, advogado renomado com mais de 15 anos de experiência em imigração, a resposta é clara: “Não há limite de idade para imigrar para os EUA e esse fator não será um impedimento no processo de imigração”. No entanto, é fundamental entender como a idade se relaciona indiretamente com os critérios avaliados pelas autoridades americanas, como qualificação profissional e demanda do mercado.

 

Nos Estados Unidos, leis rigorosas como a Lei de Discriminação por Idade no Emprego (ADEA) protegem indivíduos com 40 anos ou mais contra intolerância, incluindo no contexto de trabalho. Isso significa que empresas e órgãos governamentais não podem rejeitar uma contratação ou uma aplicação de visto com base exclusivamente na idade. Nesse contexto, Dr. Murtaz enfatiza: “O sistema de imigração americano é estruturado para atrair talentos diversos, independentemente da idade. O que importa é o que o aplicante do visto pode oferecer ao mercado e os benefícios que pode trazer ao país”.

 

Mais importante do que a idade é a qualificação profissional. A economia dos EUA prioriza a entrada de profissionais que possam contribuir com habilidades específicas, seja um jovem recém-formado ou um veterano com décadas de experiência. De acordo com Dr. Murtaz: “A experiência é um ativo valioso. Profissionais com carreiras sólidas encontram oportunidades especialmente em setores em crescimento, mas jovens também são bem-vindos em áreas como tecnologia, saúde e engenharia.”

 

Ele destaca, ainda, que as trajetórias de profissionais experientes podem ser vistas como um diferencial, especialmente em mercados onde a expertise é indispensável. Por outro lado, áreas de alta demanda valorizam a energia e inovação que os recém-formados podem oferecer. No atual cenário, a diversidade é uma prioridade. Juventude e experiência são vistas como complementares.

 

Com o retorno de Donald Trump à presidência, o debate sobre imigração promete ser intensificado. Trump já manifestou interesse em restringir certas categorias de imigração, mas historicamente suas políticas têm focado mais em questões relacionadas à segurança de fronteiras e imigração em massa, não em vistos baseados em mérito.

 

Dr. Murtaz aponta que, mesmo sob administrações mais rigorosas, os vistos de trabalho e Green Cards baseados em habilidades mantiveram relevância. “O governo americano continua interessado em atrair talentos globais, independentemente da administração no poder. O segredo é demonstrar como o candidato ao Green Card agrega valor à economia do país.” Portanto, a idade para imigrar para os EUA não é um critério que determinará o sucesso ou fracasso do processo.

 

O foco recai sobre as habilidades profissionais; a demanda pelas qualificações no mercado americano e a capacidade de contribuir economicamente e socialmente para os EUA. “Idade não é um problema, mas a falta de preparo sim. Um processo bem planejado, com suporte jurídico qualificado, é essencial para garantir a aprovação do visto”, afirma o advogado. 

 

Murtaz Navsariwala - advogado especializado em imigração legal e bacharel em Economia



Nenhum comentário:

Postar um comentário