sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Geração floco de neve: querem ou não empreender?

Diferente dos que muitos pensam, a Geração floco de neve é uma geração muito mais aberta e apta ao empreendedorismo 

 

O termo Geração floco de neve, ou snowflake no inglês, se refere a jovens que nasceram a partir dos anos 2000. É uma expressão usada, muitas vezes, de forma equivocada para caracterizar esses jovens como sendo mais propensos a se ofenderem, menos resistente do que as gerações anteriores e mais emocionalmente vulneráveis.

 

O termo surgiu a partir da influência de diversos fatores: a palavra “floco de neve” foi escolhida pela sua originalidade, já que os flocos de neve são únicos em sua forma. A geração floco de neve é, segundo algumas fontes, uma geração que vem de uma infância superprotetora. Outro termo frequentemente utilizado de forma pejorativa para caracterizar esses jovens é a “geração nem-nem”, ou seja, jovens que nem estudam e nem trabalham, mas será mesmo que essa geração é tão sem interesse assim?

 

Geração floco de neve e o empreendedorismo

 

Engana-se quem acredita que todos os jovens não possuem interesse em trabalhar. Pelo contrário, segundo uma pesquisa realizada pela ZenBusiness, dois mil jovens com a idade entre 18 e 25 anos que foram entrevistados, 93% adotaram medidas para criar o próprio negócio e 82% revelaram que se sentem mais adequados para empreender do que seguir uma carreira tradicional.

 

A pesquisa ainda revela que 80% dos entrevistados consideram a sua geração mais adequada ao empreendedorismo do que a de seus pais, devido às mídias digitais e à tecnologia.

 

No Brasil, uma pesquisa realizada pelo Monitor Global de Empreendedorismo mostra que, em 2022, jovens com a idade de 18 a 24 anos estavam à frente de 20,4% dos empreendimentos novos, enquanto a geração de 25 a 34 anos representam 22,9% desses negócios.

 

Henrique Mol, especialista em franchising e presidente da holding Encontre Sua Franquia, afirma que a Geração floco de neve não é uma geração desinteressada, mas sim que preza pela flexibilidade e qualidade de vida.

 

“Por serem uma geração mais atualizada e antenada, eles encontram certas dificuldades para se adequar ao modelo de trabalho em empresas tradicionais, por isso, o empreendedorismo dá a eles uma liberdade de conseguirem maior flexibilidade”, explica.

 

Geração floco de neve e as franquias

 

Uma pesquisa realizada pela 300 franchising revelou que houve um aumento de 10% na aquisição de franquias por menores de 24 anos, incluindo aquelas que contam com o apoio dos pais.

 

Um levantamento feito pelo Sebrae mostrou que um em cada três empresários brasileiros já pensam em empreender antes mesmo de completar 18 anos. As franquias, nesse caso, são uma alternativa para colocar essa ideia em prática. "O franchising é a melhor porta de entrada para quem quer empreender com menos risco", afirma Henrique Mol.

 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Monitor Global do Empreendedorismo, dos 47,7 milhões de empreendedores potenciais, 21,5% têm entre 18 e 24 anos e 28,6% têm entre 25 e 34 anos, sendo esta a maior porcentagem, evidenciado o crescimento da geração z (ou floco de neve) pelo empreendedorismo.

 

Entre as motivações para abrir o próprio negócio, 76% escolheram o empreendedorismo para fazer a diferença no mundo.

 

Pensando assim, a escolha para o investimento em franquias se dá pela uma das principais vantagens é a segurança de estar adquirindo um modelo de negócio já testado e validado. Isso significa que o franqueado não precisa começar do zero ou enfrentar incertezas típicas de começar um negócio do zero. Ideal para jovens que estão entrando na vida adulta e não possuem tanta experiência no mercado de trabalho.

 

"Quando você investe em uma franquia, você está optando por uma estrutura que já funciona. É como seguir uma receita que já foi aprovada", destaca Henrique Mol. Esse fator reduz drasticamente os riscos, visto que o modelo já passou por adaptações e aperfeiçoamentos no mercado.

 

Motivos para investir em uma franquia

 

Dentre vários motivos para investir em uma franquia, um dos benefícios é o suporte contínuo da franqueadora. Isso envolve desde treinamentos iniciais até orientações para a gestão diária do negócio. Para Henrique, este acompanhamento é essencial para o sucesso do franqueado. "Ao adquirir uma franquia, você não está sozinho. Você recebe todo o treinamento necessário e tem o suporte da franqueadora para superar os desafios", explica.



Desta forma, pessoas sem experiência prévia no ramo do empreendedorismo podem prosperar no sistema de franquias, contando com uma rede de apoio e orientação. Além disso, o franqueado não precisa se preocupar com questões estratégicas como desenvolvimento de novos produtos ou marketing, pois a franqueadora cuida destes aspectos, permitindo ao empreendedor focar na gestão. 

“Os jovens são mais abertos a terem experiências de vida, entre elas, conquistar a independência financeira sem perder a liberdade da flexibilidade. Diante desse dinamismo todo, que é natural da juventude, é um grande aliado no empreendedorismo, por isso, investir em uma franquia é uma ótima solução para esses jovens”, finaliza o especialista.

 

Henrique Mol - natural de Belo Horizonte/MG, é presidente da holding Encontre Sua Franquia, detentora das marcas Entre Sua Viagem, SUAV, Zaplus Car, Acquazero, Quisto Corretora de Seguros e Only Mule, que juntas somam mais de 1 mil franqueados no Brasil e exterior e teve faturamento anual de R$ 220 milhões em 2023. O empresário também conta com seu próprio canal sobre franquias no Youtube (www.youtube.com/@HenriqueMol1). Ele utiliza o espaço para falar sobre diversas oportunidades de negócios em diferentes segmentos. Hoje o canal soma 84 mil inscritos, 1.448 vídeos e mais de 4 milhões de visualizações, o que o deixa no 3º lugar como o maior youtuber referência no franchising.


Nenhum comentário:

Postar um comentário