terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Estação Engenheiro Goulart da CPTM recebe ação de saúde nesta quarta-feira (15)

Ação em homenagem ao Janeiro Roxo acontecerá entre 14h e 17h

 

A Estação Engenheiro Goulart da CPTM recebe, nesta quarta-feira (15/01), ação de saúde para prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e promove a conscientização sobre a hanseníase, em referência a campanha Janeiro Roxo. 

Em parceria com a SAE Fidelis Ribeiro, da Prefeitura de São Paulo, os agentes de saúde disponibilizarão, entre 14h e 17h, testagem rápida de HIV/Sífilis, com resultado em 15 minutos, e orientarão sobre o uso do autoteste para HIV. Caso haja resultado positivo, a pessoa será encaminhada ao serviço de saúde. Também serão distribuídos preservativos e gel lubrificante, além de orientação à saúde sexual. 

Além disso, os profissionais darão orientações sobre prevenção da hanseníase, doença infecciosa que afeta os nervos e a pele. O diagnóstico precoce é fundamental para a redução da transmissão e do risco de desenvolvimento de incapacidades físicas.

 

Janeiro Roxo

O Janeiro Roxo foi instituído em 2016, pelo Ministério da Saúde, para conscientizar a população sobre o combate à hanseníase, doença infecciosa que afeta os nervos e a pele, mas que tem controle e tratamento.

 

Sobre a hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica transmissível causada pela bactéria Mycobacterium leprae, de evolução insidiosa na maior parte dos casos, acomete a pele e os nervos periféricos. Se não tratada, pode resultar em incapacidades físicas. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, e a principal via de eliminação do bacilo são as vias aéreas superiores: nariz e boca. Os doentes multibacilares sem tratamento são as principais fontes de infecção da doença. 

Os principais sinais e sintomas da hanseníase são: áreas da pele com manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas que não coçam e não doem com diminuição de sensibilidade ao toque, à dor, ao calor e ao frio. Apresenta rarefação de pelos, anidrose (pele sem suor) e áreas de dormência. 

Com a menor sensibilidade da pele, o indivíduo corre o risco de se machucar ou queimar sem perceber a gravidade. Também pode apresentar áreas com formigamento, sensação de agulhadas e dor no trajeto dos nervos. O surgimento de incapacidades físicas é um dos aspectos mais importantes da doença.

 

Ações de Cidadania

Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção do bem-estar de seus passageiros.

 

Serviço

Ação de Prevenção e Tratamento ISTs / HIV e Janeiro Roxo (Hanseníase)
Local: Estação Engenheiro Goulart, que atende as Linhas 12-Safira e 13-Jade
Data: Quarta-feira (15/01)
Horário: 14h às 17h


Nenhum comentário:

Postar um comentário