quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Conquiste o emprego dos sonhos através do design: estudo do Canva revela como IA e conteúdos visuais transformaram a procura por empreg


Insights de 10 mil gerentes de recrutamento e candidatos a empregos estão no relatório “New Year, New Job” de 2025, do Canva, incluindo dados locais do Brasil e novas dicas para se destacar nas seleções 

 

- 92% dos gerentes de recrutamento no Brasil dizem que a IA facilita o processo de integração, enquanto 91% dos candidatos usam as redes sociais para trabalhar a marca pessoal e procurar um novo emprego

 

- 68% dos candidatos brasileiros acham que habilidades de design são muito importantes para se destacarem em suas novas funções

 

- 67% dos gerentes de recrutamento no Brasil acreditam que os currículos baseados em texto se tornarão obsoletos

 

No mercado de trabalho de 2025, obter destaque é mais importante e desafiador do que nunca. O Canva, a única plataforma de comunicação visual completa do mundo, apresentou a segunda edição de seu relatório anual New Year, New Job (“Ano Novo, Emprego Novo”, em português), oferecendo um olhar abrangente sobre como a inteligência artificial, redes sociais e ferramentas acessíveis de design estão impactando o processo de contratação. O veredito? Aqueles que adotam ferramentas e mídias visuais em crescimento e criam uma marca profissional forte têm mais chances de se destacar.

 

Redes sociais são essenciais para a marca pessoal -- ou para encontrar seu próximo emprego

 

No Brasil, país que lidera o uso de redes sociais para avançar em carreiras e procurar empregos, 91% dos candidatos fizeram posts sobre suas trajetórias profissionais para se estabelecerem como especialistas do setor em que atuam, superando a média global (87%). Além disso, 91% utilizam plataformas como Facebook e Instagram para procurar oportunidades de emprego, também acima da média global (80%), refletindo uma tendência impulsionada por profissionais da Geração Z.

 

O relatório do Canva também mostra que mais da metade (53%) dos candidatos no Brasil utilizam as redes sociais para promover seu emprego atual, enquanto 54% debatem tendências de negócios de forma ativa. Isso coloca os profissionais brasileiros à frente na criação de conteúdo relacionado à carreira em comparação com outros países pesquisados. Refletindo esse comportamento, 91% dos gerentes de recrutamento no país analisam os perfis dos candidatos nas redes sociais ao menos algumas vezes, enquanto 64% fazem isso na maior parte do tempo. Também chama a atenção que 83% dos gerentes de contratação brasileiros verificam perfis no LinkedIn, deixando claro o papel fundamental dessa rede social na avaliação dos candidatos.

 

Em apenas um ano, de 2023 a 2024, os brasileiros criaram mais de 300 milhões de apresentações no Canva, enquanto o modelo de stories do Instagram foi o produto mais utilizado, ultrapassando a marca de 319 milhões de usos. O Brasil também está entre os três principais países em uso de documentos, apresentações, vídeos e sites do Canva.

 

Esses candidatos colocam suas habilidades em ação, o que inclui o uso da IA, também com currículos e portfólios interativos, o que vem sendo notado pelos gerentes de contratação. No Brasil, 62% dos candidatos usaram a IA para atualizar seus currículos, bem acima de outros países (41% na Espanha, 50% na França, 54% na Alemanha e 49% no México).

 

Em um nível global, em que 68% dos gerentes de contratação analisam os perfis dos candidatos nas redes sociais na maioria das vezes, os candidatos estão agora usando isso a seu favor. No Brasil, 65% dos candidatos e 54% dos gerentes de recrutamento concordam fortemente que uma marca profissional digital é algo que influencia no processo de contratação.

 

“Enquanto os processos de candidatura online podem, às vezes, parecer um labirinto sem saída, adotar mídias visuais e ferramentas como a IA representam uma nova oportunidade, permitindo que as pessoas demonstrem suas habilidades de maneiras não tradicionais. Cada vez mais essas ferramentas se tornam aliadas que ajudam a melhorar sua procura por emprego, receber mais convites para entrevistas e fazer com que sua candidatura tenha destaque”, disse Lorraine Dooley, Talent Acquisition Lead no Canva.

 

Mais de 390 milhões de designs de currículo foram publicados com o Canva em 2024, à medida que profissionais do mundo todo buscam inserir mais criatividade em suas candidaturas a empregos. A pesquisa New Year, New Job do Canva, realizada com 4.200 gerentes de contratação e 6.000 candidatos a emprego, mostra como as tendências de criatividade impactam milhões de pessoas que hoje atuam no mercado de trabalho. A pesquisa foi realizada pela Sago no Brasil, EUA, Reino Unido, Austrália, Índia, Alemanha, Espanha, França, México e Japão.

 

A IA veio para ficar -- para quem procura emprego e para os que contratam

 

A IA encontrou seu lugar na busca por empregos e seus usuários têm bons motivos para se sentirem confiantes: no Brasil, 98% dos candidatos que usaram IA para otimizar suas candidaturas receberam convites para entrevistas, sendo que para 48% desse grupo isso aconteceu para todos os cargos aos quais se candidataram. Indo além da criação de conteúdo, a IA também está agregando mais velocidade e inspiração em todo o processo seletivo, já que 57% dos candidatos a emprego em todo o mundo usaram a IA para criar seu currículo — um aumento de 12% em relação ao ano passado. No Canva, o Texto Mágico foi usado 13,7 milhões de vezes em designs de currículos em 2024. 

 

No Brasil, 77% dos gerentes de contratação acreditam que os candidatos devem informar o uso da IA generativa nos materiais de candidatura, destacando o forte compromisso do país com a importância da transparência. 

 

Também em nível global, a IA é usada por 38% dos candidatos a emprego para procurar vagas, 37% para encontrar recursos visuais para currículos e 37% para se preparar para entrevistas e pesquisar empresas. Entre os gerentes de contratação, 90% usam a IA em alguma parte do processo seletivo, 37% para resumir currículos e 35% para elaborar descrições de vagas.

 

Do "sem graça" ao brilhante: os gerentes de contratação querem ver candidaturas coloridas e interativas

 

Em uma força de trabalho impulsionada por interações virtuais e por uma geração Z apegada ao visual, as regras de candidatura a empregos estão seguindo essa mesma tendência: 65% dos gerentes de contratação preferem currículos com recursos interativos, um aumento de 10% em relação a 2023. No Brasil, essa porcentagem é semelhante (64%), indicando uma forte mudança em direção a materiais de candidatura mais dinâmicos. 

 

Todos os gerentes de contratação pesquisados que estão “muito satisfeitos” com os currículos que veem os descrevem como modernos (55%) e interessantes (47%), enquanto 62% preferem cores em vez de preto e branco. Além disso, 72% desses recrutadores preferem candidatos que apresentem um portfólio mostrando seu trabalho (por meio de um site ou apresentação), mas apenas 35% dos candidatos a emprego usam esses materiais, indicando que muitos podem estar perdendo uma oportunidade de se destacar. Além disso, 50% dos gerentes de contratação são a favor de cartas de apresentação em vídeo. 

 

A ênfase na criação de materiais atraentes parece aumentar quando se inicia o trabalho em uma nova função, já que 68% dos candidatos a emprego no Brasil consideram as habilidades de design muito importantes para se destacar.

 

O processo de integração ganha nova forma na era da IA

 

À medida que a IA continua a transformar o local de trabalho, as equipes de RH e os gerentes de contratação estão encontrando maneiras de agilizar o processo de integração, enquanto os novos contratados a utilizam para se apresentar com vigor no primeiro dia. No Brasil, 92% dos gerentes de contratação acreditam que a IA facilita a integração, e a mesma porcentagem (contra 91% globalmente) concorda que os materiais visuais melhoram essa experiência. Além disso, 84% (acima da média global de 77%) usam a IA para criar materiais visuais que ajudam na integração de novos contratados.

 

O Kit de Criação Visual do Canva simplifica para 220 milhões de pessoas em todo o mundo a realização de suas metas criativas e profissionais, com tecnologia de IA. Com milhares de modelos de currículos, cartas de apresentação, redes sociais e portfólios, um produto de documentos visuais e ferramentas de IA generativas como Texto Mágico e Edição Mágica, centenas de milhões de pessoas recorreram ao Canva no último ano para dar um brilho a suas candidaturas a empregos.

 

Para ajudar os candidatos a emprego a dar o pontapé inicial em suas metas de carreira, o Canva selecionou recursos essenciais para os candidatos em um só lugar na página New Year, New Job. Para obter mais informações e explorar esses recursos, acesse canva.me/new-year-new-job-2025.

 

Sobre o Canva

Lançado em 2013, o Canva é uma plataforma de colaboração e comunicação visual online gratuita, com a missão de colocar o design ao alcance de todo mundo. Qualquer pessoa pode ter uma ideia e criar algo incrível com a interface intuitiva de arrastar e soltar, a vasta gama de modelos para apresentações, documentos, sites, posts para redes sociais, cartazes e recursos para vídeos, além da enorme biblioteca de fontes, fotos, ilustrações, vídeos e faixas de áudio.

 

Metodologias

 

Pesquisa com funcionários: Uma pesquisa online foi conduzida de 22 de novembro de 2024 a 3 de dezembro de 2024, e os participantes foram recrutados pela empresa de pesquisa Sago. A pesquisa foi concluída por um total de 6.000 participantes, todos profissionais especializados e em tempo integral, trabalhando em empresas com 50 ou mais funcionários. Além disso, esse grupo estava, nos últimos 6 meses, em busca de um emprego ou ainda está procurando um novo emprego. Dez países foram representados, com 1.000 respostas dos Estados Unidos e do Reino Unido e 500 respostas de cada um dos seguintes países: Índia, França, Espanha, Alemanha, Brasil, México, Austrália e Japão. Todos os participantes foram convidados a participar da pesquisa por e-mail. Os participantes do painel foram incentivados a participar por meio do programa de pontos estabelecido pelo painel, independentemente de feedback positivo ou negativo.

 

Pesquisa com gerentes de contratação: Uma pesquisa online foi conduzida de 22 de novembro de 2024 a 4 de dezembro de 2024, e os participantes foram recrutados pela empresa de pesquisa Sago. A pesquisa foi concluída por um total de 4.200 participantes, todos empregados em tempo integral em empresas com 50 ou mais funcionários. Além disso, esses profissionais gerenciam pelo menos uma pessoa e estão envolvidos na revisão de currículos. Dez países foram representados, com 500 respostas dos Estados Unidos e do Reino Unido e 400 respostas de cada um dos seguintes países: Índia, França, Espanha, Alemanha, Brasil, México, Austrália e Japão. Todos os participantes foram convidados a participar da pesquisa por e-mail. Os participantes do painel foram incentivados a participar por meio do programa de pontos estabelecido pelo painel, independentemente de feedback positivo ou negativo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário