Segundo dados da Kantar, domicílios apostam em equação de menos produtos e mais categorias
No terceiro trimestre de 2024, o consumo dentro dos lares brasileiros apresentou uma desaceleração de unidades por viagem (-0,7%), com retomada na frequência de compra (+0,3%), na comparação com o terceiro trimestre do ano anterior. Essa movimentação ocorreu em especial por causa das classes D e E. Para equilibrar os gastos esses lares apostaram em uma equação de menos produtos e mais categorias.
O relatório Consumer Insights Q3 2024, elaborado pela divisão Worldpanel da Kantar, aponta que, usando essa estratégia, as classes D e E foram as únicas a conseguir aumentar o número de categorias compradas no curto prazo: passaram de 38 categorias no segundo trimestre para 39 no terceiro. Também apresentaram carrinhos mais diversos. Foram seis cestas ou mais em 50% das ocasiões de compra, contra 42% das classes A e B e 46% da classe C.
Ainda é válido destacar que se trata da classe que mais incrementou as ocasiões de consumo de café da manhã, com a retomada do café da manhã em casa, que cresceu 26,1%. Neste contexto, a refeição foi composta por itens mais básicos, a exemplo de pães artesanais (+25%) e café (+18%), mas também houve crescimento nas categorias de maior valor agregado, como manteiga (+10%) e ovos (+9%).
O Consumer Insights
acompanha de forma contínua o comportamento de consumo de bens não duráveis,
fornecendo uma visão detalhada do mercado brasileiro, com destaque para
alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. Para o
estudo do terceiro trimestre de 2024, foram consultadas seis regiões
metropolitanas dentro do lar: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio
de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Kantar
www.kantar.com/brazil
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