"Florence",
plataforma web utilizada pela Organização Social de Saúde (OSS), chega para
transformar o tradicional modelo de monitoramento em unidades do SUS
Com o avanço das tecnologias digitais e o aumento
exponencial do volume de dados disponíveis na saúde pública do Brasil, organizar
e compartilhar todas essas informações é um desafio para gestores, entidades
técnico-científicas e a sociedade civil.
O CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João
Amorim”, que administra mais de 110 unidades e serviços de saúde em São Paulo e
Rio de Janeiro em parceria com o poder público, adotou como modelo assistencial
a regionalização, por linhas de cuidado integrais de casa a casa, como
estratégia.
Nesse cenário, a área de Gestão da Informação em
Saúde da OSS investiu em uma abordagem inovadora para apoiar a implementação do
modelo institucional, com a criação de uma plataforma web chamada Florence. A
ferramenta oferece um sistema de monitoramento e dashboards de Business Intelligence (BI)
com uma visualização segura e estruturada de dados.
“Historicamente, a saúde pública é formada por
diferentes níveis de atenção, o que pode gerar fragmentação no fluxo de
informações dos pacientes e impactar na qualidade do atendimento. Essa é uma
transformação do tradicional modelo fragmentado de monitoramento, integrando os
diferentes níveis da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e colocando o paciente no
centro da jornada de cuidados”, afirma João Romano, gerente executivo da
instituição.
Extraindo informação de diversas fontes de dados
como prontuários eletrônicos, bases oficiais (DATASUS, TABNET) e, até mesmo
planilhas eletrônicas, a plataforma possibilita a análise das condições dos
indivíduos acompanhados pelas linhas de cuidados integrais, auxiliando na
identificação de riscos e prevenindo futuros problemas de saúde.
"Podemos monitorar a prevalência de casos e
doenças, e, com base nesses dados, nossa equipe mantém um acompanhamento
constante dos pacientes. Realizamos visitas, agendamos consultas, exames, e
verificamos se eles realmente compareceram à unidade, tudo isso para prevenir
possíveis complicações”, explica.
Mas os benefícios da ferramenta vão além. Ela ajuda
na tomada de decisão das equipes assistenciais quanto ao encaminhamento mais
adequado para cada pessoa e contribui para um acolhimento mais
eficaz.
Além disso, permite entender se há um aumento no
número de atendimentos ou diagnósticos de um determinado quadro clínico, quais são
os CIDs mais e menos comuns em cada unidade/região, entre outros aspectos. “A
plataforma nos proporciona um conhecimento mais profundo sobre o território e a
população atendida, permitindo um serviço mais eficiente e regionalizado”,
ressalta João.
Os bairros Capão Redondo e Jardim Ângela, na zona
sul de São Paulo, por exemplo, são inteiramente monitorados, por conta da forte
presença da OSS na região.
"Não monitoramos apenas os pacientes que vão à
unidade, mas também o bairro como um todo. Em todos os lugares onde o CEJAM se
estabelece, o cuidado vai além do interior da unidade”, conta.
A Florence permite ainda, a tomada de decisões em
relação às capacitações e treinamentos necessários às equipes de saúde, pois
possibilita também o acompanhamento do cumprimento de protocolos institucionais
assistenciais e detecta pontos de melhorias.
Hoje, são cerca de 400 gestores que a utilizam no
gerenciamento e melhorias de suas unidades e serviços. A partir de
relatórios personalizados e notificações diárias, é possível direcionar os
times de forma mais assertiva.
"Se uma paciente gestante não compareceu a uma
consulta ou não realizou um exame necessário, ou se um paciente apresenta risco
cardiovascular, mas não fez o acompanhamento adequado, tudo isso é notificado
para a gerência da unidade. Em casos de suspeita de violência ou lesão, como em
mulheres e idosos, se ela não for ao atendimento, a gerência também é
notificada e o time pode atuar ativamente para atender essas pessoas da melhor
forma ", reforça o executivo.
A inovação facilita, ainda, o acompanhamento de
indicadores essenciais para a Rede de Atenção à Saúde, como o monitoramento
integral de pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, obesidade,
entre outros) e de usuários frequentes de serviços de urgência e
emergência.
“À medida que avançamos nesta jornada de
transformação, o CEJAM reafirma seu compromisso em fornecer cuidados mais
acessíveis e de qualidade, contribuindo cada vez mais para o fortalecimento do
SUS (Sistema Único de Saúde) e promovendo uma saúde pública mais inclusiva e
equitativa para todos os brasileiros”, finaliza o gerente executivo.
CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”
@cejamoficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário