quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Fique tranquilo e esqueça a expectativa de vida de 76,4 anos do IBGE


Se você está lendo este texto, a expectativa de vida em 2023 de 76,4 anos divulgada pelo IBGE já não lhe diz respeito. O motivo é bem simples: ela é válida apenas para quem nasceu em 2023. O cálculo da expectativa de vida considera que de todas as crianças que nasceram em 2023, muitas delas infelizmente não chegarão à vida adulta mais avançada.

Por este fato que Martin Henkel, CEO da SeniorLab e que estuda o mercado de consumo 60+ e é autor do livro SHOPPER60+ que apresenta os caminhos para construir relações com este consumidor. Martin chama a atenção para um dado que ameniza a preocupação que quem já tem 76 anos e aponta que devemos olhar para a expectativa de sobrevida também gerada pelo IBGE. 

Nela se considera quanto tempo em média uma pessoa viverá a partir de uma determinada idade. A tabela observa ambos os sexos, homens e mulheres.

· Quem tinha 60 anos em 2023 tem uma expectativa de vida de 82,6 anos. Se for mulher, 84,2 anos e se for homem 80,8 anos.

· Quem tinha 70 anos em 2023 tem uma expectativa de vida de 85,2 anos. Se for mulher, 86,3 anos e se for homem, 84 anos.

· Quem tinha 80 anos em 2023 precisa se preparar para uma expectativa de vida de 89 anos. Se for mulher, 89,5 e se for homem, 88,3 anos. 

São estes dados que devem compor a estratégia de marcas, produtos e serviços que querem se aproximar e vender ao consumidor 60+, adverte Henkel. São 6,2 anos a mais entre a expectativa de vida ao nascer e a expectativa de vida para quem tem hoje 61 anos. Isso demonstra em números o quanto vale focar neste consumidor que de cara, é muito diferente dos 60+ de 20 anos atrás. Os seniores de hoje integram o grupo que quando era adolescente viu o nascimento do rock´n´roll no mundo e foi o grande transgressor comportamental mudando códigos, convenções e regras de estilo de vida, completa Henkel.

 


Martin Henkel - especialista em marketing e consumo para o público 60+, pioneiro no mercado da longevidade no Brasil. Fundador da SeniorLab Mercado e Consumo 60+ e professor convidado na Fundação Getúlio Vargas, ele criou o conceito Aging in Market, ajudando empresas a entenderem melhor o mercado prateado. Autor de A Trilha da Longevidade Brasileira e SHOPPER60+, ele também cocriou o Terra da Longevidade Produtos. Henkel atua como consultor de grandes empresas e é cofundador de eventos focados em negócios e inovações na economia prateada, como o Senior Living Meeting.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário