terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Ceia de fim de ano: dicas de alimentação para curtir o momento

Nutrólogo dá dicas para o fim do ano e sugere três receitas para as festas

 

A ceia de fim de ano é um momento especial para reunir a família e os amigos, compartilhar histórias e criar memórias que durarão a vida toda. Com a chegada do Natal e do Ano Novo, a ceia é um dos momentos mais esperados e preparados por muitos.

Daniel Magnoni, nutrólogo da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, especializado em cardiologia, clínica médica e nutrologia pelo Conselho Federal de Medicina/AMB e Presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMeN), explica como  aproveitar bem as refeições nesse período. 

Segundo ele, o mais importante é tentar incluir uma variedade de alimentos para atender às necessidades dietéticas diferentes dos convidados, promovendo uma sensação de inclusão e cuidado. Pratos frescos, saladas coloridas e opções integrais são excelentes como entrada para a ceia de fim de ano. Abaixo, o especialista responde as principais dúvidas sobre como aproveitar esse período especial do ano. 

 

Adianta no dia seguinte fazer dieta muito restritiva para compensar?

R: Ao nos depararmos com os efeitos daqueles momentos em que ultrapassamos os limites na alimentação – seja em festas ou celebrações especiais –, é natural que busquemos formas de equilibrar novamente nosso corpo. Porém, não é recomendado adotar uma dieta extremamente restritiva no dia seguinte ao exagero alimentar.

Nosso corpo necessita de uma variedade de nutrientes para funcionar adequadamente, e uma privação intensa pode trazer mais malefícios do que benefícios. Em vez disso, é mais saudável focar em uma alimentação equilibrada, rica em vegetais, proteínas magras e carboidratos complexos. Esses passos ajudam a restabelecer a harmonia do organismo sem causar estresse adicional.

 

Adianta exagerar nos exercícios físicos?

R: De maneira similar, fazer exercícios físicos de forma exagerada não é a melhor abordagem. A prática de atividades deve ser feita com moderação e de maneira regular, respeitando os limites do corpo. Um exercício físico moderado, associado a uma hidratação adequada, pode ajudar a estimular o metabolismo e a sensação de bem-estar, sem causar desgaste físico desnecessário.

 

O que de fato funciona nessa compensação?

R: Nesse caso, o que vai fazer com que esse exagero não seja prejudicial é principalmente o estilo de vida de cada indivíduo, ou seja, adotar práticas saudáveis que sejam constantes a longo prazo. Uma das principais recomendações é a hidratação adequada, afinal, beber bastante água é fundamental para ajudar o corpo a eliminar toxinas naturalmente.

A alimentação balanceada também é importante e, com a presença de alimentos ricos em fibras, como frutas e legumes, pode favorecer o sistema digestivo. O descanso adequado também desempenha um papel importante na eliminação de toxinas e este descanso inclui tanto o sono de qualidade quanto momentos de relaxamento ao longo do dia.

Além disso, a forma como se encara esses períodos também pode impactar. O final do ano é um período atípico para todos e ter uma postura de entendimento em relação ao próprio corpo, evitando sentimentos de culpa ao consumir determinados alimentos, é benéfico tanto para retomar a alimentação balanceada quanto para curtir as festas com mais tranquilidade.

 

Existe mesmo o desintoxicar o organismo?

R: O corpo humano possui o seu próprio sistema eficaz de desintoxicação, composto pelo fígado, rins, intestinos, etc., os quais naturalmente eliminam resíduos e toxinas. Não existe uma dieta ou prática que magicamente “desintoxica” o corpo, mas sim hábitos saudáveis e consistentes que apoiam a capacidade natural de desintoxicação do organismo.

 

3 receitas para aproveitar na ceia de fim de ano

Magnoni reforça também que é importante manter-se hidratado, o que pode ser feito por meio de bebidas não alcoólicas criativas, como sucos refrescantes e águas saborizadas com frutas. O especialista da Rede São Camilo também separou três receitas para curtir o final de ano.

 

Receita de Pernil de Natal com Abacaxi

Ingredientes:

  • 1 pernil de porco (cerca de 2 kg)
  • 1 xícara de suco de abacaxi
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de mostarda
  • 1 colher de sopa de mel
  • Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo: Preaqueça o forno a 180°C. Coloque o pernil em uma assadeira e faça alguns furos com um garfo. Misture o suco de abacaxi, o açúcar, a mostarda e o mel em uma tigela. Despeje a mistura sobre o pernil e cubra com papel alumínio. Leve ao forno por cerca de 2 horas, ou até que o pernil esteja cozido e caramelizado.

 

Receita de Salada de Frutas com Queijo Fresco

Ingredientes:

  • 1 xícara de queijo fresco picado
  • 1 xícara de frutas frescas (morango, kiwi, mirtilo, amora, etc.)
  • 1/4 xícara de mel
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo: Misture o queijo fresco e as frutas em uma tigela. Adicione o mel e o suco de limão e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva fresco.

 

Receita de Bolo de Chocolate com Nozes

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de cacau em pó
  • 1/2 xícara de manteiga derretida
  • 4 ovos
  • 1 xícara de nozes picadas
  • Sal a gosto

 

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Misture a farinha, o açúcar e o cacau em pó em uma tigela. Adicione a manteiga derretida e os ovos e misture bem. Adicione as nozes e misture novamente. Coloque a mistura em uma forma de bolo e leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que o bolo esteja cozido e firme.

"Outra dica para o fim de ano é transformar a preparação da ceia em uma atividade em que todos possam participar, reforçando o senso de comunidade e pertencimento. Cada pessoa pode contribuir com um prato ou ajudar nos preparativos", finaliza Magnoni.

 

Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário