terça-feira, 26 de novembro de 2024

Novembro Azul: Câncer de próstata pode afetar a fertilidade do homem?

Freepik


A campanha no mês de novembro foi criada com o objetivo de mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a doença é responsável por 13,5% de todas as mortes dos homens brasileiros provocadas por câncer. A estimativa do ministério é de que mais de 71 mil brasileiros sejam diagnosticados neste ano. 

De acordo com o Dr. João Paladino, urologista da Clínica Nilo Frantz, localizada em São Paulo, o mais importante de tudo é sempre realizar os exames preventivos a partir dos 45 anos uma vez por ano, e no caso de homens com antecedente familiar de câncer de próstata, a partir dos 40 anos. E os exames recomendados são o PSA Sérico, antígeno prostático específico, associado ao exame digital do reto, mais conhecido como o exame de toque da próstata. 

“O principal tipo de câncer de próstata é o adenocarcinoma, no qual representa 95% dos casos. Então realizando os exames preventivos com regularidade é possível detectar cedo e realizar o tratamento", diz o médico. 

E, segundo o dr. Paladino, as consequências de um tratamento no órgão, pode afetar especificamente a ereção, a perda da capacidade de ejaculação e a continência urinária. E por isso, o quanto antes detectado melhor. 

Já no quesito fertilidade, “Todos os cânceres podem afetar a fertilidade, em maior ou menor grau, devido a produção de citocinas, substâncias que interagem com a produção dos espermatozoides. Além disso, o tratamento quimioterápico e os tratamentos com privação de hormônios, no caso do câncer de próstata, podem gerar a diminuição da contagem seminal, chegando a zero", explica o médico. 

Além disso, a cirurgia de câncer de próstata, a prostatectomia radical, também pode ocasionar a anejaculação, que é a ausência de saída de líquido seminal. Porém, esta não interfere na produção, em si, ainda sendo possível recuperar espermatozóides diretos do testiculo e epidídimos. E outra alternativa também é sempre realizar o congelamento seminal antes destas fases de tratamento do câncer. 

Assim sendo, no mês do Dia Mundial Contra o Câncer de Próstata, a importância da conscientização e realização dos exames preventivos são fundamentais, assim como também o conhecimento dos possíveis efeitos do tratamento. Por isso, é importante lembrar que os exames, e uma vida saudável, sem tabagismo, o consumo de maconha e outras drogas ilícitas, redução do consumo de álcool também e atividade física regular, dieta alimentar saudável e controle das comorbidades como, por exemplo, obesidade, pressão alta, diabetes são recomendadas para se ter uma qualidade de vida, saúde, e também uma fertilidade saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário