quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Marcas apostam em produção de reality shows e webséries para fortalecimento da imagem

 A estratégia ganha força entre as empresas que apostam na modalidade para alcançar públicos diversificados

 

As marcas estão investindo cada vez mais em produções e patrocínios de reality shows, e webséries como estratégia para fortalecer sua imagem e se conectar com o público. Esse movimento, que tem ganhado espaço entre empresas de diversos setores, visa promover produtos e engajar o público com narrativas envolventes e autênticas. A Britânia, referência em eletrodomésticos no Brasil, será a patrocinadora principal do novo reality show culinário da Band, “Mestres da Air Fryer”, que estreia no próximo dia 23 de novembro. 

Ao adotar formatos que mesclam entretenimento e marketing, seja por meio de patrocínio ou criação de conteúdo original, as marcas alcançam audiências diversificadas e criam uma relação ainda mais próxima e duradoura com os clientes. Segundo uma pesquisa inédita realizada pelo Portal Terra, 81% dos espectadores de reality shows tendem a se interessar pelos produtos que aparecem nos programas. A pesquisa foi realizada de forma online, com base em respostas fornecidas por 118.992 mil pessoas. Esse dado demonstra o potencial desses programas em aumentar a visibilidade das marcas e gerar um impacto direto no comportamento de compra. 

O diretor de cena e sócio da Próspero Filmes, Neto Nass, destaca que investir em projetos como realities e séries institucionais transforma produtos e serviços em verdadeiras experiências de entretenimento. Ele acredita que marcas que compreendem essa dinâmica conseguem envelopar seus serviços e produtos em narrativas impactantes que criam conexões duradouras com o público. “Uma marca que investe num projeto como esse, entende que um produto deixou de ser um mero produto e passou a ser entretenimento”, afirma Nass. 

Ele destaca ainda que a produção de um reality show ou série envolve um planejamento detalhado e uma execução precisa nas etapas de pré-produção, produção e pós-produção. Entre as particularidades, Nass ressalta que as filmagens costumam ocorrer de forma intensa em um período mais curto, mas a pós-produção pode durar muitos meses e demandar equipes volumosas para garantir que o conteúdo final atenda às expectativas da marca e do público.
 

Conteúdo personalizado

A nova atração da Band, oferecida pela Britânia, leva as famosas Air Fryers da marca para a cozinha do programa, em um formato que promete valorizar ainda mais a popularidade desses equipamentos no Brasil. Além das fritadeiras, todos os eletrodomésticos presentes no cenário serão da Britânia, destacando sua qualidade e versatilidade em cada detalhe da produção. 

Com apresentação de Luiza Possi, o reality show contará com uma equipe de jurados fixos composta por Bruna Hermogenes, a Rainha das Air Fryers e Dalton Rangel, além de jurados convidados rotativos. Os participantes, 10 cozinheiros amadores, terão a chance de mostrar suas habilidades em desafios culinários criativos utilizando as Air Fryers da Britânia, modelo BFR50, com revestimento redstone. Ao final da competição, o vencedor receberá uma cozinha completa da marca no valor de R$ 30 mil e todos os demais participantes vão ganhar uma Air Fryer. 

Com “Mestres da Air Fryer”, a Britânia reforça seu posicionamento e promove sua linha de eletrodomésticos como itens essenciais na cozinha, oferecendo ao público um programa que combina entretenimento e inovação. Para Emanuelle Henche, gerente de marketing da Britânia, o objetivo é criar uma conexão autêntica entre a marca e o público. “Estar presente em um reality show como o Mestres da Air Fryer, é importante para a Britânia unir entretenimento e consumo, para fortalecer uma afinidade que vai além da publicidade tradicional, além de reforçar a qualidade e a facilidade que as nossas Air Fryers proporcionam no dia a dia”, afirma. 

O investimento no “Mestres da Air Fryer” não é a primeira incursão da Britânia no entretenimento. A marca já produziu conteúdos audiovisuais para conectar-se com o público em campanhas temáticas, como a série de podcasts “Cuidando de Quem Cuida”, em homenagem ao Dia das Mães, que abordou os desafios e as transformações na vida das mães. Além disso, em outubro, a empresa lançou a série de videocasts “Mais Tempo para o seu Cuidado”, em parceria com o IBCC Oncologia e como apoio à campanha Outubro Rosa, voltada à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Apresentada por Sabrina Parlatore, a série trouxe temas importantes de saúde para o público.
 

Outro exemplo é o reality Master Mechanic, da Massey Ferguson, produzido pela Próspero Filmes, que alcançou resultados expressivos ao envolver seu público em uma competição de alto nível técnico, que já acumulou mais de 3 milhões de visualizações no YouTube. O reality conta com 3 episódios em que mecânicos agrícolas mostraram as suas habilidades técnicas em automação de máquinas. A dupla vencedora, Anderson Rodrigues, de Vacaria (RS), e Darlon Mota, de Patos de Minas (MG), conquistou um troféu exclusivo, R$ 20 mil para cada integrante e uma viagem para Buenos Aires, com visita à fábrica da Massey Ferguson em General Rodriguez, na Argentina. 

Neto Nass descreve a experiência da produção, destacando o período de 8 meses de pré-produção, uma semana intensa de filmagens e dois meses de pós-produção para entregar o projeto em tempo recorde. A equipe contou com mais de 120 profissionais diretos e indiretos, evidenciando a complexidade e a dedicação necessária para uma produção desta magnitude. O trabalho da Próspero Filmes envolveu também o desenvolvimento de mais de 50 vídeos para as plataformas digitais, com o objetivo de engajar ainda mais o público antes, durante e após a exibição do reality. 

Segundo o diretor, o maior desafio enfrentado pela produção do reality foi a direção de arte, já que o estúdio de 1.200 metros, utilizado nas gravações, foi construído pela equipe de produção do zero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário