Realidade enfatiza necessidade de incentivos entre instituições educacionais e empresas
Dos brasileiros, 57% acreditam que os jovens que
concluem o ensino médio estão mal preparados para o ensino superior e o mercado
de trabalho, segundo um estudo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
(Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). No que diz respeito ao mercado
de trabalho, apenas 14% dos entrevistados consideram que os estudantes estão
prontos para atuar profissionalmente.
Nesse contexto, é crucial a colaboração entre
instituições educacionais e empresas. Um exemplo de solução é a parceria
implementada no segundo semestre de 2024 entre o programa De Criança
Para Criança (DCPC) e a Ânima Educação, uma organização
composta por criadores que buscam formar uma rede nacional de instituições de
ensino meritocráticas, focadas em qualidade, inovação e avaliação, integradas à
cultura regional. A proposta, chamada Programa Dual Criando Juntos, desenvolve
Unidades Curriculares Duais, desenvolvidas com a colaboração de mais de 120
estudantes de Pedagogia e Letras e 30 de Design de universidades distribuídas
por São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Minas Gerais. O objetivo é aplicar a
Metodologia Criando Juntos, na qual os alunos de escolas criam histórias que
são transformadas em desenhos animados por esses universitários por meio do
Studio DCPC.
Vitor Azambuja, sócio do DCPC, explica que essa parceria oferece aos universitários a oportunidade de
vivenciar a alfabetização e o letramento de crianças por meio de linguagens e
mídias digitais. No projeto, os alunos de Pedagogia e Letras orientam os
estudantes das escolas na criação de histórias e personagens, enquanto os de
Design animam esses conteúdos. O resultado é uma série de vídeos, que poderão
ser utilizados como recursos pedagógicos, assim como uma forma de trabalho. “É
algo inédito. Quando um conteúdo gerado na sala de aula oferece oportunidades
de trabalho para outros estudantes ou profissionais fora desse ambiente? Para
uma metodologia ativa, isso é realmente inovador e em grande escala”, ressalta.
Diferentes impactos
O projeto não apenas aprimora a alfabetização das
crianças, aumentando o engajamento e a retenção de conteúdo através das
histórias e desenhos animados que elas criam, mas também promove a prática em
criação audiovisual, desenvolvendo competências técnicas e criativas para os
estudantes da área de Design. Enquanto isso, os alunos de Pedagogia e Letras
aplicam conceitos teóricos de alfabetização em um ambiente escolar real. Os
professores, por sua vez, têm a oportunidade de se manter atualizados sobre as
práticas mais recentes do mercado e das tecnologias educacionais.
“Conseguimos movimentar a criatividade da sala de
aula para a faculdade. É o primeiro contato que os alunos têm com seu próprio
trabalho criativo no ambiente universitário, e eles ainda podem ganhar dinheiro
trabalhando com o Studio DCPC. As crianças aprendem em sala de aula, e o
material produzido por elas é levado para a universidade, onde se transforma em
conteúdo para o consumidor final, que são os próprios alunos que criaram. Além
disso, é o primeiro contato que os estudantes de Design de Animação têm com o
mercado de trabalho”, comenta Azambuja.
Ele destaca que essa abordagem tem ganhado destaque
internacional, chegando a uma universidade na Finlândia, e enfatiza que, ao
desenvolverem habilidades em um contexto real, os estudantes se tornam mais
preparados para enfrentar os desafios de suas carreiras e contribuir para o
avanço da educação.
“Nosso foco sempre foi a criatividade. Quando as crianças aprendem dessa maneira em sala de aula, produzindo desenhos, histórias e narrações, esse material é levado ao estúdio do DCPC. Lá, alunos universitários têm a oportunidade de criar seu próprio conteúdo, em colaboração com estudantes de animação. Isso é, sem dúvida, maravilhoso, porque aprender criando é algo que não esquece mais”, afirma, reforçando que, quanto mais conteúdo, como histórias, desenhos e narrações, for criado em sala de aula, mais oportunidades de trabalho o DCPC poderá oferecer aos profissionais de animação.
Vitor Azambuja - Especialista em criação, diretor de arte e artista plástico. Formado em publicidade e piano clássico, trabalhou em diversas agências de propaganda, criando filmes e anúncios para grandes anunciantes. Um dos criadores do programa De Criança Para Criança, é sócio e diretor criativo da empresa. Foi premiado em festivais de propaganda no Brasil e no exterior. Realizou exposições de pinturas em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Miami e Paris. Seu propósito é fazer com que as crianças do mundo inteiro aprendam desenvolvendo a sua criatividade.
De Criança para Criança (DCPC)
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