sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Kantar: Mudanças climáticas e aumento de preço impactam o consumo de medicamentos isentos de prescrição médica (OTC) no Brasil

O inverno mais ameno no último ano e o repasse de preços ao consumidor final impactaram significativamente as vendas de OTC - medicamentos livres de prescrição médica, como antigripais, multivitamínicos e analgésicos, - no Brasil. Novos dados da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, já mostram os reflexos dessa baixa temporada de inverno no consumo de OTC nos últimos 12 meses terminados em junho deste ano. 

A intensidade de uso desses medicamentos está correlacionada a épocas mais frias ou mudanças de estações – especialmente para as categorias de analgésicos e antigripais. O novo levantamento mostra que houve uma retração de 1,2 milhão de compradores da cesta entre junho de 2023 e de 2024, na comparação com o ano móvel anterior.  Os consumidores foram menos vezes ao ponto de venda (-8,1%) e compraram menos unidades no ano (-6%). 

Outro fator que afetou diretamente o consumo foi o repasse de preço, com um aumento médio de 9,6%, nos últimos 12 meses terminados em junho em comparação ao mesmo intervalo anterior. 

Segundo a análise da divisão Worldpanel da Kantar, somente o mês de maio de 2024 conseguiu trazer uma boa performance desde junho de 2023, e ainda assim, inferior ao período do ano anterior, que apresentou um inverno mais intenso. Todas as categorias de OTC contribuíram para essa retração, mas a de analgésicos acabou sendo a principal responsável, com contribuição de -4,7% de unidades dos -9,4% da cesta total. 

Outro movimento importante registrado foi de aumento do uso de repelentes, em decorrência do avanço dos casos de dengue no País, o que levou consumidores a darem menor prioridade a analgésicos em detrimento dos repelentes nas farmácias – categoria que roubou 1,8% do volume de OTC. 

“O Brasil ainda tem espaços pouco explorados dentro da cesta de OTC, como vitaminas, pouco desenvolvidas por aqui, mas com consumidores leais.  As redes e laboratórios que conseguirem trabalhar o mix de categorias para reforçar a estratégia em períodos em que pico de doenças sazonais diminuem e provisionarem demanda conforme influências climáticas sairão na frente.”, comenta Roberta Forte, Gerente Sênior da divisão Worldpanel da Kantar. 

Os dados acima fazem parte do estudo de OTC Shopper Tracking do painel de consumo dentro de casa da divisão Worldpanel da Kantar, que reúne 11.300 domicílios de todas as regiões e classes sociais do Brasil, representando 60 milhões de lares. O período pesquisado foram os últimos 12 meses terminados em junho de 2024 na comparação com o mesmo intervalo anterior.

  

Kantar
www.kantar.com/brazil


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